Marvel’s Avengers – Análise

Lutando como um herói!

O aguardado Marvel’s Avengers desenvolvida pela Crystal Dynamics e Eidos Monstreal finalmente foi lançado, o título de ação e aventura apresenta uma experiência intrigante com alguns dos heróis mais famosos do mundo, fique por dentro de todos os detalhes ao decorrer desta análise completa e sem spoilers.

Este jogo foi publicado pela Square Enix e chegou ao mercado oficialmente em 4 de setembro de 2020 para as plataformas Xbox One, PlayStation 4, Google Stadia e Computador (PC).

O MUNDO DE GRANDES HERÓIS

A nossa jornada em Marvel’s Avengers começa no Dia-A, um dia comemorativo para os Vingadores e que trouxe grandes problemas devido a eventos catastróficos envolvendo uma nova fonte de energia experimental, cinco anos após estes acontecimentos os nossos heróis se encontram separados e precisam se unir uma vez mais para salvar o mundo contra um poderoso inimigo conhecido como MODOK, para evitar spoilers significativos para a experiência do jogador não vamos nos aprofundar muito na história.

Ao longo da sua aventura na campanha que dura cerca de 10 horas, você vai controlar não somente a protagonista Kamala Kahn (Ms. Marvel) como também os personagens Capitão America, Homem de Ferro (Iron Man), Viúva Negra (Black Widow), Thor, Hulk, cada um deles com habilidades únicas, falaremos mais sobre isso mais a frente. Infelizmente a nossa dublagem em português ainda fala o nome dos heróis em inglês, o que acaba tornando a experiência um tanto menos empolgante.

O título possui um visual belo e rico em detalhes, seja na aparência dos personagens, áreas espaçosas ou dentro de construções é possível notar texturas bem trabalhadas e efeitos ambientes que criam uma atmosfera imersiva ao jogador.

Um detalhe interessante sobre o game é que ele pode ser jogado sozinho e também realizar missões cooperativas online ao lado dos seus amigos.

LUTANDO COM SUPERPODERES

Cada um dos personagens possuem habilidades únicas em Marvel’s Avengers, com a Kamala Kahn podemos ter um combate com golpes ‘elásticos’ poderosos, mas não somente isso como ela também possui uma habilidade de regeneração e um tipo de habilidade ‘suprema’ que torna a personagem gigante e muito mais poderosa durante um período de tempo, além disso também podemos desbloquear novos golpes ao evoluir o personagem, adicionando ataques leves, pesados, a distância e também habilidade intrínseca.

Como mencionamos anteriormente cada um dos personagens possui seu próprio conjunto de habilidades, um exemplo é o Hulk que possui golpes mais pesados e que pode causar altas quantidades de dano, o Homem de Ferro tem a liberdade de utilizar os mais diversos poderes da sua armadura e até mesmo ativar a armadura ‘Hulk-Buster’, tudo isso torna o sistema de lutas muito gratificante para o jogador.

Sempre que estamos em uma luta podemos ver uma barra de energia intrínseca que é gasta sempre que utilizamos algumas ações com o nosso personagem, esta energia pode ser recarregada com o tempo ou durante as lutas.

Quando se deparar com uma missão difícil, você pode utilizar equipamentos de estimulo de poder que aumentam a força do seu herói, ou você também pode diminuir a dificuldade no menu de opções do jogo.

MELHORANDO SUA FORÇA

Sempre que realizamos uma nova missão em Marvel’s Avengers podemos notar que o nosso personagem coleta itens e recursos pelo caminho, estes itens ficam armazenados no seu inventario e podem ser obtidos ao derrotar inimigos e em áreas escondidas pelo mapa, por isso sempre vale apena checar cada cantinho do mapa em busca de materiais raros.

Alguns destes recursos coletados podem ser utilizados para melhorar nossos equipamentos, pois cada um dos personagens podem ser aprimorados de forma independente, ou seja, será necessário muitos recursos para se tornar poderoso com cada um dos heróis.

O jogador tem um inventario relativamente pequeno, contudo tem a possibilidade de utilizar um armazenamento de itens disponível na sua base, neste local você tem a capacidade de guardar até 300 itens.

Vale notar que os itens adquiridos possuem diversos tipos de raridade, tornando a sua busca por poder ainda mais interessante ao decorrer da sua experiência. Também é possível utilizar uma maquina de fabricação em determinados momentos e assim desbloquear novos trajes cosméticos para o seu personagem.

Cada personagem também pode desbloquear diversas recompensas cosméticas, embora isso aumente a quantidade de tempo que você pode gastar no jogo, ele também acaba tornando o processo demorado e algumas vezes entediante, pois existem muitos itens cosméticos que mudam apenas a cor da roupa.

AINDA MAIS TAREFAS

A partir de um determinado ponto é possível desbloquear os desafios da sala Harm, um tipo de sala de treino onde você pode realizar desafios e treinar suas habilidades. Além disso também existem tarefas de facção, realizar este tipo de atividade secundaria concede ao jogador boas recompensas em experiência e recursos, assim como também pode desbloquear o acesso a itens ainda mais poderosos nos NPC’s conhecidos como ‘fornecedores de facção’.

Outro detalhe interessante que vale apena mencionar é que também existem NPC’s fornecedores de equipamentos, nestes locais podemos adquirir novos itens em troca de fragmentos e módulos de melhoria obtidos ao decorrer da sua aventura, ampliando ainda mais as possibilidades de aprimoramentos.

E o conteúdo não para por ai, o jogo também oferece uma cadeia de missões emblemática especifica para cada herói, concluir estas missões concedem equipamentos exclusivos e também um traje emblemático do personagem em questão.

MAIS CONTEÚDOS

Como um jogo como serviço o título deve contar com atualizações regulares que trazem conteúdos novos, como personagens, missões e desafios em busca de equipamentos ainda melhores. Os personagens que serão lançados no futuro como o ‘Gavião Arqueiro’, serão gratuitos e poderão ser desbloqueados por qualquer jogador de Marvel’s Avengers.

Vale notar que a versão do PlayStation 4 vai receber o herói Spider-Man, este personagem não vai estar disponível nas versões do Xbox ou PC e deve ser o único personagem que não poderá ser desbloqueado em outras plataformas.

Outro ponto que não podemos deixar de mencionar é que o jogo possui muitos objetivos “repetitivos”, você pode se ver por muitos momentos eliminando os mesmos tipos de inimigos e até mesmo sobre as mesmas condições, como protegendo um local especifico contra hordas de inimigos.

CONCLUSÃO

Em Marvel’s Avengers tivemos uma experiência mista durante a campanha, por um lado o jogo traz uma jogabilidade agradável, um belo visual e dublagem em nosso idioma, mas por outro lado você encontra uma dublagem que decidiu manter o nome dos personagens em inglês, o que acaba quebrando um pouco a imersão do jogador e fã dos filmes da Marvel aqui no Brasil, tudo isso sem contar com objetivos repetitivos e um sistema de progressão que se mostra cansativo. Contudo, o jogo ainda se mostra como uma experiência que pode ser muito promissora ao longo dos próximos anos, afinal este é um jogo como serviço, e como tal deve receber novos heróis, missões e conteúdos mais profundos.


Jucélio “Lenda” Verissimo
Computador (PC)

Marvel’s Avengers foi gentilmente cedido pela Square Enix para a realização desta análise.

Esta review representa a nossa opinião diante de tudo o que vimos e experimentamos, sabemos que cada pessoa possui opiniões diferentes em alguns aspectos, por isso sempre encorajamos que todos experimentem e tirem as suas próprias conclusões.

PONTOS POSITIVOS:

◆ Possibilidade de jogar com diversos heróis ao decorrer da aventura;
◆ A campanha do jogo é muito interessante e repleta de desafios;
◆ Possui dublagem e legendas em Português do Brasil;
◆ Jogabilidade fluida e agradável durante as lutas;

PONTOS NEGATIVOS:

◆ Mesmo com a dublagem em PT-BR os personagens falam o nome dos heróis em inglês;
◆ Boa parte da interface é confusa e cheia de textos por todo lado;
◆ Alguns objetivos de missão se mostraram repetitivos;
◆ Alguns problemas de desempenho/performance;
◆ O sistema de progressão não é muito agradável;
Jogabilidade
8.7
Aspecto Visual
9
Aspecto Sonoro
8.4
Dificuldade
7.2
História
8
Diversão
7

Sobre o autor

Jucélio Verissimo
Jucélio Verissimo
Fundador da Lenda Games, Editor-Chefe e Criador de Conteúdo em texto e streaming. Considero os melhores jogos de todos os tempos como Grim Fandango, Twinsen's Odyssey, Final Fantasy VIII e Diablo 2.

PUBLICIDADE

-Advertisement-

RELACIONADOS

COMENTÁRIOS

PUBLICIDADE

-Advertisement-

PUBLICIDADE

-Advertisment-

LANÇAMENTOS

PUBLICIDADE

-Advertisment-

PUBLICIDADE

-Advertisment-

PLATAFORMAS

<b>PONTOS POSITIVOS: </b><BR> <BR>◆ Possibilidade de jogar com diversos heróis ao decorrer da aventura; <BR>◆ A campanha do jogo é muito interessante e repleta de desafios; <BR>◆ Possui dublagem e legendas em Português do Brasil; <BR>◆ Jogabilidade fluida e agradável durante as lutas; <br><br> <b>PONTOS NEGATIVOS: </b><BR> <BR>◆ Mesmo com a dublagem em PT-BR os personagens falam o nome dos heróis em inglês; <BR>◆ Boa parte da interface é confusa e cheia de textos por todo lado; <BR>◆ Alguns objetivos de missão se mostraram repetitivos; <BR>◆ Alguns problemas de desempenho/performance; <BR>◆ O sistema de progressão não é muito agradável;Marvel's Avengers - Análise