Será que Abandoned é mesmo um novo Silent Hill?

Teorias recentes indicam se tratar de um novo capítulo da franquia!

Um novo anúncio inesperado da Sony acabou gerando diversos debates e teorias sobre a volta da franquia Silent Hill, mas a empresa responsável por Abandoned negou os rumores. Porém, a empresa continua chamando a atenção com dicas sugestivas. Tudo pode se tratar de uma jogada de marketing para a empresa divulgar seu projeto, como também podem haver alguns segredos a serem revelados.

A desenvolvedora Blue Box Game Studios promete trazer informações sobre o game no dia 22 de junho, e garante que a revelação valerá a pena.

Sobre o game

No dia 7 de abril de 2021, a Sony anunciou um novo exclusivo de PS5 chamado de Abandoned. O game recebeu um trailer de anúncio bastante misterioso com algumas cenas de gameplay e um post no blog oficial da Playstation dando mais detalhes, porém, tudo ainda é bastante estranho.

Segundo a postagem, Abandoned é um jogo de Survival Horror Shooter em primeira pessoa, que conta com elementos de mundo aberto e promete ser cinemático e de sobrevivência.

A história focará em Jason Longfield, personagem que acorda em uma floresta completamente abandonado e descobre que foi sequestrado para fins obscuros, e seu principal objetivo é escapar deste lugar.

O texto também reforça que o game usará o poder gráfico e as funções do Dualsense do PS5 para tornar a experiência ainda mais única e está previsto para chegar no 3º trimestre de 2021, o que é estranho para um jogo que estava em estágios iniciais de desenvolvimento em abril.

As teorias

Após o misterioso anúncio do game, muitas pessoas começaram a desconfiar de que Abandoned talvez se tratasse de um marketing viral para outro jogo já conhecido, Silent Hill. Isso já aconteceu há alguns anos atrás quando Hideo Kojima lançou um teaser jogável (o P.T.) que no final, revelava ser na verdade um novo game da franquia Silent Hill, porém, o game foi cancelado e a franquia ficou abandonada pela Konami. O nome do protagonista, Jason Longfield, também acaba lembrando um pouco o nome do protagonista de Silent Hill 2, James Sunderland, porém, pode ser apenas uma coincidência ou inspiração.

Hideo Kojima é famoso por ser bastante criativo em seus anúncios e trailers. Para quem não sabe, quando Metal Gear Solid V foi anunciado, Kojima inventou uma desenvolvedora falsa, chamada de Moby Dick Studios, para anunciar o misterioso game The Phantom Pain. O CEO da empresa se chamava Joakim Mogren, porém, mais tarde foi revelado que era um anagrama para Kojima, e assim, ele pegou os fãs completamente de surpresa com um novo capítulo da saga Metal Gear.

Com isso em mente, as pessoas desconfiam que o game possa ser algo relacionado com Silent Hill e Kojima, já que a franquia está praticamente morta e o estúdio de Abandoned, Blue Box Game Studios, surgiu absolutamente do nada ao lado de uma gigante que é a Sony, além de ser misterioso e praticamente não ter informações sobre a empresa ou seus funcionários.

Outra teoria é que a empresa possui um logo preto e branco, muito semelhante ao da Playstation Studios, só que com as cores invertidas, o que é estranho, já que o nome da empresa é Blue Box (caixa azul), o que pode indicar nome provisório.

Por fim, Geoff Keighley, que é amigo do Kojima e foi quem anunciou o projeto da empresa falsa Moby Dick Studios, é o único perfil verificado que segue a empresa no Instagram, o que pode não significar absolutamente nada, ou será que pode?

A empresa

A Blue Box Game Studios foi criada em 2015, mesmo ano em que Kojima saiu da Konami após uma polêmica envolvendo os funcionários. Desde então, Kojima fundou a Kojima Productions e lançou Death Stranding, exclusivo temporário de PS4.
Um canal com o nome da empresa foi encontrado no Youtube com um fundo bastante sugestivo, é possível notar que além da logo oficial, a foto de fundo apresenta colinas (Hills em inglês) e uma névoa, o que faz forte referência à Silent Hill. Mas vale destacar que não é possível confirmar se o canal é oficial da empresa.

Também no Twitter, a empresa postou que o nome verdadeiro de Abandoned começa com a letra S e termina com L, dando mais indícios que possa ser um novo Silent Hill, porém no mesmo dia, eles se desculparam e falaram que não possuem ligação com a Konami ou com o Kojima, mas não apagaram o Tweet. Algum tempo antes, a empresa havia publicado uma nota oficial em seu site desmentindo os rumores e negando qualquer envolvimento com a franquia.

Além disso, o diretor do game Hasan Kahraman, não possui praticamente nenhuma rede social, apenas um perfil no LinkedIn foi encontrado, porém, sem foto e sem maiores detalhes. Além disso, algumas pessoas afirmam que suas iniciais H e K, pode fazer referência direta ao próprio Hideo Kojima.

Ainda sobre o nome do diretor, traduzinho Kahraman do turco para o japonês, o resultado é “Hideo”, e Hasan do turco para o japonês e depois para o inglês, fica algo como “I’m Waiting”, o que reforça ainda mais os rumores.

Essas informações deixam tudo ainda mais misterioso, já que se trata de um exclusivo de PS5, aparentemente indie e com lançamento previsto para o final do ano.

Segundo eles, um APP para PS5 será lançado para que as pessoas possam rodar o trailer em tempo real, algo bastante inusitado na indústria, ainda mais para uma empresa tão pequena quanto a Blue Box.

Ainda segundo um tweet da empresa, cerca de 7 estúdios estão ajudando os desenvolvedores de Abandoned a terminar o game.

Considerações finais

Pouco se sabe sobre o game, a empresa e até mesmo os envolvidos no projeto. De fato é um projeto misterioso e com algumas coisas bastante estranhas. Muitos indícios apontam que o game pode ter alguma ligação com a franquia Silent Hill, porém, por outro lado também existem fortes indícios que desmentem essa teoria.

Com isso em mente, vale reforçar que até o momento, o projeto se trata de uma nova IP, feito por uma empresa pequena em parceria com a Sony e que será um exclusivo de PS5. Tudo além disso deve ser tratado como rumor e com cautela.

Só nos resta aguardar por mais informações e manter as expectativas baixas.

O que achou da teoria? Comenta aqui!

Sobre o autor

Bruno Rebello
Bruno Rebello
Amante dos games, cultura Geek e tecnologia. Também sou jornalista, skatista, rockeiro, caçador de troféus e conquistas e nas horas vagas, eu participo do Conselho da Ordem Jedi.

PUBLICIDADE

-Advertisement-

RELACIONADOS

COMENTÁRIOS

PUBLICIDADE

-Advertisement-

PUBLICIDADE

-Advertisment-

LANÇAMENTOS

PUBLICIDADE

-Advertisment-

PUBLICIDADE

-Advertisment-

PLATAFORMAS