Prince of Persia: The Lost Crown – Análise

O novo Prince of Persia: The Lost Crown finalmente chegou ao mercado, o título apresenta uma visão um tanto diferente dos seus antecessores, agora apostando alto em um gameplay de plataforma, vamos conferir todos os detalhes do game ao decorrer desta nossa análise sem spoilers.

O jogo foi desenvolvido pela Ubisoft Montpellier e lançado oficialmente em 18 de janeiro de 2024 para as plataformas do Xbox One, Xbox Series X/S, PlayStation 4, PlayStation 5, Nintendo Switch e Computador (PC).

Bem vindo a Pérsia

Prince of Persia: The Lost Crown (Lenda Games/Imagem de Reprodução)

O jogo marca um novo olhar sobre uma das franquias que fizeram um sucesso estrondoso nos anos 2000, desta vez apostando em um estilo de gameplay de plataforma 2.5D, uma escolha audaciosa e refrescante.

A narrativa introduz Sargon, um guerreiro envolvente, membro dos Imortais, enfrentando desafios em uma Pérsia assolada por desastres naturais e invasões. A trama se desenrola com uma traição e o sequestro do príncipe, levando Sargon e seus aliados ao intrigante Monte Qaf, onde enfrentam não apenas inimigos físicos, mas também desafios temporais.

Prince of Persia: The Lost Crown (Lenda Games/Imagem de Reprodução)

A decisão de não ser uma sequência direta ou um reboot é intrigante, mostrando a disposição da Ubisoft em explorar novos caminhos sem apagar a rica história da franquia. “The Lost Crown” é mais uma ramificação do universo Prince of Persia, prometendo um terreno fértil para futuras explorações.

Gameplay repleto de habilidade

Prince of Persia: The Lost Crown (Lenda Games/Imagem de Reprodução)

Prince of Persia: The Lost Crown destaca-se pela excelência na integração de habilidades no gameplay, proporcionando uma experiência cativante e desafiadora. A variedade de habilidades apresentadas, como o dash no ar, pulo duplo, distorções no tempo e brechas dimensionais, não apenas enriquecem a exploração, mas também oferecem inúmeras possibilidades estratégicas no combate.

A implementação das distorções no tempo é particularmente notável, adicionando uma camada de complexidade aos puzzles e desafios, enquanto se alinha harmoniosamente com a narrativa.

A capacidade de combinar várias habilidades em momentos críticos para superar obstáculos intensifica a dinâmica do jogo, revelando a maestria na concepção do design.

Prince of Persia: The Lost Crown (Lenda Games/Imagem de Reprodução)

O equilíbrio entre as mecânicas de combate e exploração é notável, proporcionando uma experiência envolvente em ambos os aspectos. A estratégia se torna essencial no combate, exigindo que os jogadores estejam atentos aos padrões e características de cada inimigo.

A inteligência na distribuição das habilidades ao longo da jornada, com destaque para a retenção das mais úteis para o final, contribui para manter o desafio e a sensação de progresso.

Prince of Persia: The Lost Crown (Lenda Games/Imagem de Reprodução)

A fluidez dos controles e a resposta precisa durante o gameplay são elogiáveis, tornando a aprendizagem contínua uma experiência gratificante. A decisão de deixar habilidades mais poderosas para o final evita a monotonia e preserva a sensação de crescimento do personagem.

Um novo estilo visual

Prince of Persia: The Lost Crown (Lenda Games/Imagem de Reprodução)

Prince of Persia: The Lost Crown se destaca por sua beleza visual e pela habilidade de mesclar o estilo cartunesco com elementos clássicos da cultura persa, proporcionando uma experiência visualmente rica e envolvente.

O trabalho de level design e direção de arte é notável, não apenas pela criação de desafios complexos, mas também pela utilização inteligente da mitologia persa para infundir grandiosidade na jornada do herói.

A arquitetura da Antiguidade e a exploração dos mitos e imaginário persas enriquecem a experiência, revelando uma atenção cuidadosa aos detalhes que eleva o jogo a um patamar visual e narrativo impressionante.

Prince of Persia: The Lost Crown (Lenda Games/Imagem de Reprodução)

A riqueza visual e a imersão cultural proporcionam uma jornada envolvente, explorando não apenas o gameplay, mas também a história de uma cultura muitas vezes sub-representada no cenário pop.

O jogo é uma celebração da rica herança persa, trazendo à tona elementos há muito esquecidos e pouco explorados.

Conclusão

Apesar do longo hiato da franquia, The Lost Crown emerge como um resgate competente do legado de Prince of Persia. Embora não seja o retorno esperado por alguns, o jogo se revela exatamente o que a franquia precisava para se reinventar e se restabelecer. A harmonia entre a estética, mitologia persa e a jogabilidade contribuem para uma experiência que transcende as expectativas, revitalizando a série de maneira notável.

Embora a trama seja competente, é inegável que o grande destaque reside no gameplay envolvente, onde a Ubisoft demonstra maestria na criação de um título cativante. O combate, embora acessível, revela nuances estratégicas que agregam profundidade à experiência, enquanto a progressão gradual de habilidades mantém a jornada estimulante até o desfecho.

Prince of Persia: The Lost Crown se destaca como um exemplar de qualidade no gênero, conquistando não apenas pelos elementos narrativos, mas pela engenhosidade na execução das mecânicas de jogo.

A Ubisoft demonstra coragem ao revitalizar Prince of Persia de maneira tão inovadora, e o resultado é uma experiência envolvente que honra o passado enquanto abraça o futuro.


Jucélio “Lenda” Verissimo
Computador (PC)

Prince of Persia: The Lost Crown foi gentilmente cedido pela Ubisoft para a realização desta análise.

Esta review representa a nossa opinião diante de tudo o que vimos e experimentamos, sabemos que cada pessoa possui opiniões diferentes em alguns aspectos, por isso sempre encorajamos que todos experimentem e tirem as suas próprias conclusões.

PONTOS POSITIVOS:

◆ Batalhas desafiadoras contra os inimigos;
◆ Boa diversidade de habilidades e ataques;
◆ Um novo estilo visual para a franquia;
◆ Exploração recompensadora;

PONTOS NEGATIVOS:

◆ Embora conte com legendas em nosso idioma, ele não acompanha dublagem (áudio) em Português do Brasil;
◆ Alguns aspectos da mitologia do jogo não são bem explorados;
Jogabilidade
9.0
Aspecto Visual
8.0
Aspecto Sonoro
8.5
Otimização
10.0
História
8.2
Diversão
9.4

Sobre o autor

Jucélio Verissimo
Jucélio Verissimo
Fundador da Lenda Games, Editor-Chefe e Criador de Conteúdo em texto e streaming. Considero os melhores jogos de todos os tempos como Grim Fandango, Twinsen's Odyssey, Final Fantasy VIII e Diablo 2.

PUBLICIDADE

-Advertisement-

RELACIONADOS

COMENTÁRIOS

PUBLICIDADE

-Advertisement-

PUBLICIDADE

-Advertisment-

LANÇAMENTOS

PUBLICIDADE

-Advertisment-

PUBLICIDADE

-Advertisment-

PLATAFORMAS

<b>PONTOS POSITIVOS: </b><BR> <BR>◆ Batalhas desafiadoras contra os inimigos; <BR>◆ Boa diversidade de habilidades e ataques; <BR>◆ Um novo estilo visual para a franquia; <BR>◆ Exploração recompensadora; <br><br> <b>PONTOS NEGATIVOS: </b><BR> <BR>◆ Embora conte com legendas em nosso idioma, ele não acompanha dublagem (áudio) em Português do Brasil; <BR>◆ Alguns aspectos da mitologia do jogo não são bem explorados;Prince of Persia: The Lost Crown - Análise