Tekken 8 – Análise

A Bandai Namco lançou o mais novo título de uma das franquias de jogos de luta que marcaram uma geração, Tekken 8 apresenta um gameplay renovado e com novas mecânicas que prometem atrair a atenção dos jogadores, agora vamos conferir a análise completa e sem spoilers desta nova batalha.

O game foi desenvolvido em parceria com o estúdio Arika e chegou ao mercado oficialmente em 26 de janeiro de 2024 para as plataformas do Xbox Series X/S, PlayStation 5 e Computador (PC).

O Despertar

Análise: Tekken 8 - Lenda Games

Após quase uma década desde o lançamento de seu antecessor, Tekken 8 chega para revolucionar a renomada franquia de luta da Bandai Namco. Com uma série de evoluções e melhorias, este título não apenas impressiona visualmente, mas também pela sua narrativa e jogabilidade.

O modo história, denominado “O Despertar das Trevas”, marca uma mudança significativa em relação a Tekken 7. Aqui, a trama é apresentada de forma mais tradicional, focando principalmente na jornada do icônico Jin Kazama. A narrativa direta proporciona uma imersão mais profunda no universo do jogo, permitindo aos jogadores explorar diferentes perspectivas e controlar diversos personagens ao longo da história.

Análise: Tekken 8 - Lenda Games

Uma das maiores conquistas de Tekken 8 é a sua história inédita, que respeita a identidade da franquia. As cenas cinemáticas são verdadeiramente épicas, elevando o padrão da série e proporcionando momentos memoráveis aos jogadores.

No entanto, é importante observar que, apesar da qualidade, a duração da história é um ponto de preocupação, sendo considerada curta para alguns jogadores.

Novos personagens e histórias

Análise: Tekken 8 - Lenda Games

Além das mudanças na narrativa, o modo história de Tekken 8 apresenta alguns elementos que enriquecem ainda mais a experiência do jogador. Um desses pontos é a introdução de novos personagens à franquia.

Com a inclusão de Reina, Azucena e Victor, a Bandai Namco expande o elenco de lutadores, trazendo carisma e profundidade à trama. Especialmente Reina, cujo mistério e presença marcante conquistam os jogadores ao longo da história.

Análise: Tekken 8 - Lenda Games

Outro aspecto a se destacar são os “Episódios de Personagens”, que oferecem aos jogadores a oportunidade de explorar os finais individuais dos 32 lutadores do jogo. Esse modo single-player não apenas complementa a narrativa principal, mas também proporciona um fator de replay significativo.

Com 160 batalhas necessárias para desbloquear todos os finais, os fãs terão horas de entretenimento garantidas.

Mecânicas de gameplay

Análise: Tekken 8 - Lenda Games

No que diz respeito ao gameplay, Tekken 8 introduz o sistema de “Heat” como sua principal adição. Essa mecânica oferece aos jogadores uma ferramenta tanto ofensiva quanto defensiva, permitindo que eles adaptem sua estratégia de acordo com a situação.

A barra de “Heat”, representada por uma cor azul, enche no início de cada round e pode ser ativada a qualquer momento para aumentar o dano dos golpes do jogador e desbloquear combos exclusivos.

O sistema de Rage (Fúria) está de volta neste novo título da franquia, adicionando uma camada extra de estratégia aos combates. Ativado quando o personagem está à beira do nocaute, a fúria aumenta o dano causado pelo lutador e permite a execução de um especial.

Essa mecânica estimula uma abordagem mais agressiva, beneficiando os jogadores que preferem o estilo de jogo ofensivo.

Análise: Tekken 8 - Lenda Games

Falando sobre os lutadores, cada um apresenta estilos de gameplay únicos, acompanhados de combos que exigem habilidade e dedicação para dominar. Para aqueles que são novatos em jogos de luta, o “Controle Especial” simplifica a jogabilidade, tornando a experiência mais acessível.

Para proporcionar um ambiente de aprendizado ainda mais profundo, Tekken 8 apresenta o Super Ghost Battle, um modo de treino onde os jogadores podem enfrentar uma IA que aprende e reproduz seus movimentos.

Essa ferramenta é valiosa tanto para iniciantes quanto para veteranos que desejam aprimorar suas habilidades.

Análise: Tekken 8 - Lenda Games

No que diz respeito ao multiplayer online, Tekken 8 eleva o padrão com o netcode aprimorado, resolvendo problemas de conexão que afetavam seu antecessor.

Agora, os jogadores podem desfrutar de partidas online sem preocupações com a estabilidade da conexão, assim como não encontramos nenhuma dificuldade em partidas online ao longo desta análise.

Aspecto Visual e localização

Análise: Tekken 8 - Lenda Games

No aspecto visual, Tekken 8 impressiona com gráficos de tirar o fôlego e uma trilha sonora frenética que aumenta a imersão durante as batalhas. Os visuais detalhados e os cenários vibrantes transmitem a sensação de uma verdadeira migração de geração, enquanto a trilha sonora energética complementa perfeitamente o ritmo acelerado do gameplay.

Vale mencionar também o sistema de personalização, o game oferece aos jogadores a liberdade de customizar seus personagens de maneiras criativas, adicionando uma camada adicional de personalização e identidade aos lutadores.

Análise: Tekken 8 - Lenda Games

Outro destaque é a inclusão de localização completa para o português. Com legendas e menus em nosso idioma, o jogo se torna mais acessível e fácil de entender para os jogadores brasileiros.

No entanto, a ausência de dublagem em português pode ser vista como uma desvantagem, especialmente para aqueles que valorizam uma imersão ainda maior na experiência de jogo.

Ambiente e Trilha Sonora

Análise: Tekken 8 - Lenda Games

O título oferece uma ampla gama de cenários dinâmicos que enriquecem as batalhas. Muitos desses cenários apresentam elementos destrutíveis, que não apenas adicionam uma camada estratégica ao combate, mas também possibilitam a realização de combos mais elaborados.

No entanto, é importante destacar que, em alguns cenários, a abundância de efeitos visuais pode prejudicar a visibilidade da ação, tornando-a um pouco difícil de acompanhar.

Análise: Tekken 8 - Lenda Games

Outro destaque é o modo Jukebox, que serve como uma verdadeira homenagem à história da série. Com uma vasta seleção de músicas que abrangem todos os principais títulos da franquia, este modo evoca uma forte nostalgia nos fãs mais antigos.

A qualidade das composições é notável, proporcionando uma trilha sonora envolvente que complementa perfeitamente a experiência de jogo.

Conclusão

Análise: Tekken 8 - Lenda Games

Tekken 8 não apenas entrega um gameplay refinado e uma narrativa que prende a atenção do jogador, mas também se destaca pelos seus cenários dinâmicos e pela trilha sonora nostálgica. Com uma variedade de modos e conteúdos extras, este título promete oferecer uma experiência completa e satisfatória para os fãs de longa data e para aqueles que estão descobrindo a série pela primeira vez.

Esta é uma evolução notável na série, oferecendo cenas cinematográficas impressionantes e uma experiência de jogo envolvente. Apesar de algumas falhas, como a duração da história e a falta de dublagem em português, este título promete satisfazer tanto os fãs de longa data quanto os novatos, marcando um novo capítulo emocionante na jornada de Tekken.


Jucélio “Lenda” Verissimo
Computador (PC)

Tekken 8 foi gentilmente cedido pela Bandai Namco para a realização desta análise.

Esta review representa a nossa opinião diante de tudo o que vimos e experimentamos, sabemos que cada pessoa possui opiniões diferentes em alguns aspectos, por isso sempre encorajamos que todos experimentem e tirem as suas próprias conclusões.

PONTOS POSITIVOS:

◆ Ação intensa e divertida no modo história;
◆ Acessível para jogadores novatos;
◆ Boa variedade de personagens;
◆ Modo online bem projetado;

PONTOS NEGATIVOS:

◆ Embora o game apresente legendas em nosso idioma, ele não acompanha dublagem (áudio), contudo o título segue o padrão dos seus antecessores, mantendo os personagens em seus idiomas originais;
Jogabilidade
9.2
Aspecto Visual
9.5
Aspecto Sonoro
8.7
Otimização
10.0
História
8.4
Diversão
9.0

Sobre o autor

Jucélio Verissimo
Jucélio Verissimo
Fundador da Lenda Games, Editor-Chefe e Criador de Conteúdo em texto e streaming. Considero os melhores jogos de todos os tempos como Grim Fandango, Twinsen's Odyssey, Final Fantasy VIII e Diablo 2.

PUBLICIDADE

-Advertisement-

RELACIONADOS

COMENTÁRIOS

PUBLICIDADE

-Advertisement-

PUBLICIDADE

-Advertisment-

LANÇAMENTOS

PUBLICIDADE

-Advertisment-

PUBLICIDADE

-Advertisment-

PLATAFORMAS

<b>PONTOS POSITIVOS: </b><BR> <BR>◆ Ação intensa e divertida no modo história; <BR>◆ Acessível para jogadores novatos; <BR>◆ Boa variedade de personagens; <BR>◆ Modo online bem projetado; <br><br> <b>PONTOS NEGATIVOS: </b><BR> <BR>◆ Embora o game apresente legendas em nosso idioma, ele não acompanha dublagem (áudio), contudo o título segue o padrão dos seus antecessores, mantendo os personagens em seus idiomas originais;Tekken 8 - Análise