Starfield – Análise

A Microsoft (Xbox Game Studios) e a Bethesda lançaram oficialmente o seu mais novo e ambicioso projeto, Starfield chegou ao mercado de games conquistando milhares de jogadores, agora chegou o momento de conferir todos os detalhes ao decorrer da nossa análise completa e sem spoilers.

O lançamento de Starfield foi realizado no dia 2 de setembro de 2023 e está disponível nas plataformas do Xbox Series X/S e Computador (PC).

Um universo rico em detalhes

Desde o primeiro momento em que se inicia a jornada em Starfield, fica evidente que a atenção aos detalhes e a qualidade gráfica são pontos de destaque. O jogo se revela um autêntico banquete visual, com localidades que variam de cidades movimentadas a cenários remotos, como majestosas montanhas e exuberantes florestas. Cada local é visualmente deslumbrante, e muitas vezes, é difícil resistir à tentação de interromper a jogabilidade apenas para apreciar a paisagem. A direção artística brilhante complementa a potência gráfica, criando um resultado final verdadeiramente agradável para os olhos.

Os cenários do jogo são espetaculares, com detalhes minuciosos e uma manipulação da iluminação que é verdadeiramente excepcional. O mundo se sente vivo, com uma atmosfera envolvente que prende o jogador.

No entanto, embora a evolução do Motor Gráfico seja um marco importante, a qualidade geral dos personagens, apesar de melhorada, não atinge o mesmo nível de surpresa e encanto encontrado em outros jogos que estão atualmente no mercado. Embora as expressões faciais sejam mais vívidas, ainda há espaço para aprimoramentos em relação a jogos líderes de mercado em termos de qualidade de personagens.

Explorando o espaço

De uma maneira breve, para evitar spoilers significativos, a história de “Starfield” começa com um protagonista que é um trabalhador da Argos Extractors, uma empresa focada na extração de recursos valiosos. O jogador é atraído pelo mistério que envolve um minério flutuante que desencadeia uma série de eventos. O contato com o recurso faz com que o protagonista tenha algumas visões, e então, parte em busca de respostas através de uma jornada repleta de acontecimentos.

Uma das principais atrações do jogo é a exploração espacial, com sua própria nave espacial, os jogadores podem viajar por diversos planetas, desvendando os segredos por trás do minério e enfrentando desafios ao longo do caminho. A sensação de liberdade e vastidão do espaço é soberbamente recriada, com cenários espaciais deslumbrantes e planetas ricamente detalhados para explorar.

A exploração é uma parte fundamental da experiência em “Starfield”. Os jogadores têm a oportunidade de viajar por diversos mundos em planetas, cada um com sua própria atmosfera e desafios únicos. Além disso, o aspecto de simulador ao comandar a nave Frontier pelo espaço é uma adição bem executada. As naves desempenham um papel crucial, desde as melhorias que podem ser aplicadas até a capacidade de armazenar itens, aliviando a gestão do inventário.

Personalização e fotografia

O game abre espaço para uma ampla personalização do personagem, desde a aparência física até as características visuais. A profundidade dessa customização permite aos jogadores uma conexão pessoal com o herói, imergindo-os ainda mais na trama.

A inclusão de um modo de fotografia completo em Starfield é um toque de mestre. Isso permite que os jogadores capturem não apenas a beleza das paisagens, mas também a atmosfera única de cada local. O jogo incentiva os jogadores a serem artistas, permitindo-lhes criar uma variedade de imagens deslumbrantes e envolventes. Este recurso adicional acrescenta uma camada de profundidade à experiência, tornando a conexão entre o jogador e o mundo do jogo ainda mais profunda.

Outro detalhe interessante é a capacidade de alternar entre a primeira e terceira pessoa a qualquer momento, uma adição bem-vinda que coloca o controle nas mãos dos jogadores. Isso permite uma visão mais imersiva e íntima durante as interações e a exploração de planetas, ao mesmo tempo que oferece uma perspectiva mais ampla em momentos de combate. Essa flexibilidade é um trunfo que aprimora a experiência global do jogo.

Decisões que moldam o seu destino

Uma das características distintivas de “Starfield” é a sua capacidade de permitir aos jogadores moldar sua experiência de jogo. A mistura de estilos, que combina diálogos decisivos com momentos de tiro contra oponentes, oferece uma flexibilidade notável. A escolha do jogador em diálogos influencia diretamente o desenvolvimento da narrativa, o que torna a jornada mais envolvente e personalizada. Os momentos de tiro, por outro lado, oferecem uma dose de ação e adrenalina.

Aspecto sonoro

A inclusão da localização em português para legendas e menus é um passo importante para a Bethesda, demonstrando um compromisso em atender às necessidades de seu público global. Isso não apenas torna o jogo mais acessível para os jogadores de língua portuguesa, mas também cria uma experiência mais envolvente e imersiva ao permitir que os jogadores compreendam completamente a trama e os detalhes do jogo, mas, vale notar que o título não possui dublagem (áudio) em Português do Brasil.

Progressão aprofundada

A personalização do personagem em “Starfield” é profunda e envolvente. A escolha de um “Histórico” define as especialidades do protagonista, permitindo que os jogadores se concentrem em lutas corporais, habilidades científicas ou capacidade de exploração. À medida que a campanha avança, os jogadores podem aprimorar habilidades em outras áreas, graças a um sistema de pontos de habilidade que oferece um senso de progressão gratificante.

Um ponto notável de ausência em “Starfield” é a falta de um modo multiplayer. Dada a amplitude de personalização e a variedade de mecânicas presentes no jogo, a ausência de uma opção multiplayer pode deixar um vazio. A capacidade de compartilhar a campanha com um amigo ou desfrutar de modalidades dinâmicas teria enriquecido ainda mais a experiência.

Conclusão

Com uma narrativa intrigante, ampla personalização do personagem e uma exploração espacial deslumbrante, o jogo oferece uma experiência envolvente para os fãs de ficção científica e RPG. No entanto, a falta de um modo multiplayer é uma lacuna perceptível que poderia ter elevado o jogo a um patamar ainda mais alto, e infelizmente o título também não apresenta dublagem (áudio) em nosso idioma, o que é realmente uma pena, pois tornaria a experiência ainda mais profunda para ainda mais jogadores brasileiros. Apesar disso, o título segue sendo uma experiência única que certamente proporciona inúmeras horas de exploração e personalização dentro do espaço sideral.


Jucélio “Lenda” Verissimo
Computador (PC)

Starfield foi gentilmente cedido pela Bethesda para a realização desta análise.

Esta review representa a nossa opinião diante de tudo o que vimos e experimentamos, sabemos que cada pessoa possui opiniões diferentes em alguns aspectos, por isso sempre encorajamos que todos experimentem e tirem as suas próprias conclusões.

PONTOS POSITIVOS:

◆ A história é profunda e repleta de acontecimentos;
◆ Um universo vasto e profundo para explorar;
◆ Visual detalhado e excelente ambientação;

PONTOS NEGATIVOS:

◆ Não conta com modo multiplayer, o que teria tornado a experiência ainda mais interessante;
◆ Não apresenta dublagem (áudio) em Português do Brasil;
Jogabilidade
10.0
Aspecto Visual
9.0
Aspecto Sonoro
8.0
Otimização
9.0
História
9.5
Diversão
8.5

Sobre o autor

Jucélio Verissimo
Jucélio Verissimo
Fundador da Lenda Games, Editor-Chefe e Criador de Conteúdo em texto e streaming. Considero os melhores jogos de todos os tempos como Grim Fandango, Twinsen's Odyssey, Final Fantasy VIII e Diablo 2.

PUBLICIDADE

-Advertisement-

RELACIONADOS

COMENTÁRIOS

PUBLICIDADE

-Advertisement-

PUBLICIDADE

-Advertisment-

LANÇAMENTOS

PUBLICIDADE

-Advertisment-

PUBLICIDADE

-Advertisment-

PLATAFORMAS

<b>PONTOS POSITIVOS: </b><BR> <BR>◆ A história é profunda e repleta de acontecimentos; <BR>◆ Um universo vasto e profundo para explorar; <BR>◆ Visual detalhado e excelente ambientação; <br><br> <b>PONTOS NEGATIVOS: </b><BR> <BR>◆ Não conta com modo multiplayer, o que teria tornado a experiência ainda mais interessante; <BR>◆ Não apresenta dublagem (áudio) em Português do Brasil;Starfield - Análise