Mortal Kombat 1 – Análise

O novo Mortal Kombat 1 chegou apostando alto em um recomeço para a lendária franquia de jogos de luta da NetherRealm Studios e Warner Bros Games, o título apresentou diversas mudanças e que se mostraram muito bem vindas para essa nova era, agora chegou o momento de conferir a nossa análise completa e sem spoilers.

O game teve o seu lançamento oficial no dia 19 de setembro de 2023 e está atualmente disponível para as plataformas do Xbox Series X/S, PlayStation 5, Nintendo Switch e Computador (PC).

Um novo recomeço

O título mais recente da icônica franquia chega com promessas de reinventar a narrativa com uma abordagem envolvente, oferecendo aos fãs e jogadores uma experiência intrigante e repleta de ação.

O jogo merece fortes elogios por seus gráficos de última geração e o modo de história cinematográfico. A ênfase nesse aspecto é uma característica marcante da franquia e, neste jogo, parece ter evoluído ainda mais.

Vale notar que ele também se destaca desde os primeiros materiais de divulgação ao prometer reiniciar a história e introduzir novas origens para personagens queridos. Embora a ideia de linhas temporais e reboots não seja nova na franquia, a aplicação neste jogo é apontada como excepcional. Isso indica que a equipe de desenvolvimento está se esforçando para manter a narrativa da série fresca e relevante.

O game apresenta uma trama que segue Liu Kang, agora no papel de protetor do Plano Terreno, enquanto ele se esforça para reunir campeões em um torneio de artes marciais contra a Exoterra. Ele trás a proposta de usar o torneio como um evento social para assegurar a paz entre os reinos, criando um cenário interessante e promete desafios inesperados. O retorno de “velhos problemas” mostra rapidamente que o enredo está repleto de reviravoltas, mantendo os jogadores envolvidos.

A narrativa e novos conflitos

A narrativa se destaca ao colocar o jogador no papel de vários lutadores do elenco ao longo dos capítulos, permitindo a exploração de diferentes personagens. A evolução da história, repleta de reviravoltas inusitadas, se mostrou muito interessante. Esse aspecto proporciona um mergulho mais profundo na mitologia da série.

Outro detalhe interessante é que o personagem Liu Kang é apresentado como um personagem central, com uma nova função como Deus do Fogo e protetor do plano terreno. Sua manipulação de eventos para evitar conflitos com seus antigos inimigos mostra uma evolução interessante em seu personagem e uma exploração mais profunda da mitologia da série.

O torneio Mortal Kombat é descrito como uma festividade que busca estabelecer respeito mútuo entre os reinos e evitar conflitos sangrentos. Isso dá um novo propósito ao torneio, distanciando-o de seu aspecto anterior de apenas combate mortal.

Novas mecânicas de gameplay

A gameplay de Mortal Kombat 1 é um dos pontos fortes do jogo, com mecânicas de levantamento mais justas em comparação com seu antecessor. O sistema de variações foi substituído por Kameos, lutadores de assistência que podem ser chamados em combate, oferecendo a criação de combos únicos e jogadas ensaiadas. O elenco inicial é variado e inclui lutadores há muito esquecidos, o que proporciona uma variedade interessante.

Em vez da tradicional Cripta para desbloquear conteúdos cosméticos, Mortal Kombat 1 apresenta um modo inédito chamado Invasões. Este modo combina elementos de tabuleiro e elementos de RPG, oferecendo progressão de nível, atributos e modificadores de personagens. Embora a premissa seja interessante no papel, a aplicação é criticada como tediosa e esquecível, devido à navegação travada no tabuleiro e às lutas repetitivas. O potencial para futuras atualizações é mencionado, mas a experiência inicial é decepcionante.

Conclusão

Mortal Kombat 1 oferece uma narrativa interessante, gameplay aprimorada e gráficos impressionantes. No entanto, a implementação do modo Invasões é vista como um ponto que não chama muito a atenção, com problemas de navegação e lutas repetitivas. A variedade de cenários e personagens adiciona valor ao jogo, e as opções de acessibilidade são um acréscimo positivo. No geral, Mortal Kombat 1 parece manter o nível de qualidade que os fãs da série esperam, mas com algumas ressalvas em relação ao novo modo de desbloqueio de conteúdo.

Vale mencionar também que o título apresenta um excelente nível de detalhes nos cenários. Além disso, existe uma boa variedade de cenários disponíveis, e as animações dos golpes são notadas como significativamente melhoradas em relação aos jogos anteriores da desenvolvedora.


Jucélio “Lenda” Verissimo
Computador (PC)

Mortal Kombat 1 foi gentilmente cedido pela Warner Bros Games para a realização desta análise.

Esta review representa a nossa opinião diante de tudo o que vimos e experimentamos, sabemos que cada pessoa possui opiniões diferentes em alguns aspectos, por isso sempre encorajamos que todos experimentem e tirem as suas próprias conclusões.

PONTOS POSITIVOS:

◆ O visual do jogo é de cair o queixo, apresenta gráficos de alta qualidade;
◆ Possui Dublagem em Português do Brasil ao longo da Campanha principal;
◆ Conta com novidades interessantes nas mecânicas de luta;
◆ Boa variedade de personagens e cenários;
◆ O modo online funciona muito bem;

PONTOS NEGATIVOS:

◆ A história do jogo é extremamente simples e pode parecer que acaba muito rápido;
◆ O modo invasão não é muito interessante;
Jogabilidade
9.0
Aspecto Visual
10.0
Aspecto Sonoro
8.2
Otimização
9.5
História
7.5
Diversão
8.0

Sobre o autor

Jucélio Verissimo
Jucélio Verissimo
Fundador da Lenda Games, Editor-Chefe e Criador de Conteúdo em texto e streaming. Considero os melhores jogos de todos os tempos como Grim Fandango, Twinsen's Odyssey, Final Fantasy VIII e Diablo 2.

PUBLICIDADE

-Advertisement-

RELACIONADOS

COMENTÁRIOS

PUBLICIDADE

-Advertisement-

PUBLICIDADE

-Advertisment-

LANÇAMENTOS

PUBLICIDADE

-Advertisment-

PUBLICIDADE

-Advertisment-

PLATAFORMAS

<b>PONTOS POSITIVOS: </b><BR> <BR>◆ O visual do jogo é de cair o queixo, apresenta gráficos de alta qualidade; <BR>◆ Possui Dublagem em Português do Brasil ao longo da Campanha principal; <BR>◆ Conta com novidades interessantes nas mecânicas de luta; <BR>◆ Boa variedade de personagens e cenários; <BR>◆ O modo online funciona muito bem; <br><br> <b>PONTOS NEGATIVOS: </b><BR> <BR>◆ A história do jogo é extremamente simples e pode parecer que acaba muito rápido; <BR>◆ O modo invasão não é muito interessante;Mortal Kombat 1 - Análise