Armored Core VI Fires of Rubicon – Análise

A FromSoftware (estúdio responsável por Elden Ring) lançou o mais novo Armored Core VI: Fires of Rubicon, título de uma clássica franquia que retorna em grande estilo ao mercado de jogos, agora chegou o momento de conferir a nossa análise completa e sem spoilers.

O jogo foi publicado pela Bandai Namco e o seu lançamento oficial aconteceu em 25 de agosto de 2023 e está atualmente disponível nas plataformas do Xbox One, Xbox Series X/S, PlayStation 4, PlayStation 5 e Computador (PC).

Os mistérios de Rubicon

A narrativa de Armored Core VI mergulha os jogadores em um conflito intercorporativo pelo controle do valioso recurso conhecido como – Coral, atraindo também uma resistência local. No papel do mercenário 621, os jogadores exploram um mundo repleto de segredos, guiados por um personagem misterioso. A trama oferece múltiplos caminhos e escolhas morais, incentivando os jogadores a decidirem onde lealdade e propósito residem. Este enredo se mostra envolvente e recheado de ação.

Uma característica notável do jogo é a liberdade que oferece aos jogadores para lidar com os desafios. O jogador não fica preso indefinidamente em um ponto difícil; em vez disso, pode optar por enfrentar outros desafios, como batalhas na Arena ou missões anteriores para acumular recursos e melhorar seu mecha antes de retornar à parte da história que estava causando problemas.

Outro ponto forte é o fator replay. O jogo convida os jogadores a experimentarem diferentes escolhas e caminhos durante a história, o que afeta os resultados e alianças. No New Game+, novas opções e mudanças na trama proporcionam uma experiência fresca e desafiadora. Isso prolonga consideravelmente a vida útil do jogo, que já é substancial, com uma duração média de cerca de 20 horas.

Missões e Base de Operações

Este novo título apresenta missões com duração variável e que podem ser acessadas a partir de uma base de operações central, que é o ponto principal do jogo. Nesta base, os jogadores podem personalizar seu mecha, comprar itens e testar suas configurações. O jogo oferece um espaço de tutorial abrangente que não só explora as opções de construção, mas também recompensa os jogadores com itens úteis após a conclusão dos tutoriais.

Conforme os jogadores avançam na trama, a base de operações se expande, proporcionando acesso a mais equipamentos e modos de jogo, como a Arena, onde enfrentam robôs controlados pela IA em batalhas 1 contra 1. Este modo contribui para desbloquear o verdadeiro potencial do protagonista.

Personalização e melhorias

A característica mais interessante de Armored Core VI é a personalização de mechas, que pode ser profundamente estratégica. A escolha de equipamentos tem implicações significativas, uma vez que o peso afeta a mobilidade e a resistência do mecha. Esta complexidade oferece aos jogadores uma liberdade notável para desenvolver seu estilo de jogo, mas requer atenção aos detalhes e impõe consequências às escolhas.

Os jogadores podem optar por uma variedade de armas, mas devem equilibrar suas escolhas para evitar sobrecarregar o mecha. As escolhas estratégicas incluem braços fortes para armas pesadas ou uma base ampla para maior resistência. No entanto, cada vantagem é acompanhada por uma desvantagem, tornando a personalização um elemento central e desafiador do jogo.

Batalhas e grandes desafios

Um dos aspectos que permanecem consistentes com a tradição da FromSoftware são as batalhas contra chefes. Esses confrontos são implacáveis, com fases variadas e táticas de ataque que podem aniquilar o jogador em segundos. Esses momentos de confronto com chefes se destacam como desafios verdadeiramente formidáveis, onde a empresa não poupou esforços para testar a habilidade dos jogadores. Alguns desses encontros podem até parecer extremamente difíceis, às vezes até injustos, especialmente quando os chefes têm a capacidade de paralisar o mecha do jogador, resultando em golpes devastadores.

Armored Core VI apresenta uma gama impressionante de desafios além das batalhas contra chefes. Desde enfrentar poderosos canhões até lidar com máquinas de destruição em massa, a variedade de inimigos e situações mantém os jogadores alerta. Adversários furtivos que se escondem em cantos do mapa, atacando à distância, acrescentam uma camada adicional de complexidade ao jogo. Esta diversidade de ameaças exige que os jogadores pensem rápido e respondam estrategicamente aos obstáculos que encontram.

Conclusão

Armored Core VI: Fires of Rubicon traz a tão esperada revitalização da amada franquia de mechas. Com sua narrativa envolvente, personalização abrangente e desafio gratificante, o jogo é uma adição bem-vinda à série. Embora possa parecer intimidante para iniciantes, os fãs de longa data e jogadores dispostos a mergulhar em seu sistema de personalização detalhado encontrarão uma experiência verdadeiramente recompensadora.

O desafio em Armored Core VI é uma faca de dois gumes. Embora o jogo da FromSoftware seja conhecido por seu alto grau de dificuldade, Fires of Rubicon faz um esforço notável para tornar a experiência mais acessível, principalmente através de seus tutoriais abrangentes. No entanto, a complexidade da personalização e a falta de orientação explícita podem representar um desafio para jogadores menos experientes.


Jucélio “Lenda” Verissimo
Computador (PC)

Armored Core VI: Fires of Rubicon foi gentilmente cedido pela Bandai Namco para a realização desta análise.

Esta review representa a nossa opinião diante de tudo o que vimos e experimentamos, sabemos que cada pessoa possui opiniões diferentes em alguns aspectos, por isso sempre encorajamos que todos experimentem e tirem as suas próprias conclusões.

PONTOS POSITIVOS:

◆ Apresenta legendas em nosso idioma;
◆ Boas opções de personalização;
◆ Movimentação rápida e fluida;
◆ Ótimo desempenho do jogo;

PONTOS NEGATIVOS:

◆ Grande nível de dificuldade em determinados momentos específicos, algo que pode assustar jogadores novatos;
◆ Não acompanha dublagem (áudio) em Português do Brasil;
◆ Missões não são muito variadas;
Jogabilidade
8.7
Aspecto Visual
8.0
Aspecto Sonoro
8.2
Otimização
9.0
História
8.0
Diversão
8.5

Sobre o autor

Jucélio Verissimo
Jucélio Verissimo
Fundador da Lenda Games, Editor-Chefe e Criador de Conteúdo em texto e streaming. Considero os melhores jogos de todos os tempos como Grim Fandango, Twinsen's Odyssey, Final Fantasy VIII e Diablo 2.

PUBLICIDADE

-Advertisement-

RELACIONADOS

COMENTÁRIOS

PUBLICIDADE

-Advertisement-

PUBLICIDADE

-Advertisment-

LANÇAMENTOS

PUBLICIDADE

-Advertisment-

PUBLICIDADE

-Advertisment-

PLATAFORMAS

<b>PONTOS POSITIVOS: </b><BR> <BR>◆ Apresenta legendas em nosso idioma; <BR>◆ Boas opções de personalização; <BR>◆ Movimentação rápida e fluida; <BR>◆ Ótimo desempenho do jogo; <br><br> <b>PONTOS NEGATIVOS: </b><BR> <BR>◆ Grande nível de dificuldade em determinados momentos específicos, algo que pode assustar jogadores novatos; <BR>◆ Não acompanha dublagem (áudio) em Português do Brasil; <BR>◆ Missões não são muito variadas;Armored Core VI Fires of Rubicon - Análise