Baldur’s Gate 3 – Análise

O mundialmente aguardado Baldur’s Gate 3 chegou, o mais novo RPG em turnos desenvolvido pela Larian Studios entrou no mercado de jogos com grande destaque e conquistou uma posição importante no cenário dos videogames logo após o seu lançamento, se tornando um dos jogos mais bem avaliados de todos os tempos, agora chegou o momento de conferir a nossa análise sem spoilers e explorar os elementos que contribuíram para esse sucesso notável.

O jogo Baldur’s Gate 3 teve o seu lançamento oficial no dia 3 de agosto de 2023, e está disponível para a plataforma do Computador (PC), uma versão para PlayStation 5 e Xbox Series X/S também deve ser lançada dentro de algum tempo.

Uma jornada envolvente

Baldur’s Gate 3 é um RPG baseado no universo de Dungeons & Dragons (D&D), e ele não decepciona os fãs do material original. O jogo oferece uma narrativa rica e imersiva que incorpora elementos característicos do universo D&D, incluindo dragões, castelos, magia, paladinos e criaturas mágicas como os Devoradores de Mentes.

A história do jogo é envolvente desde o início, com o protagonista sendo sequestrado por Devoradores de Mentes alienígenas, criando um senso imediato de urgência. A bordo de um Nautiloide, o jogador deve formar alianças e lutar para escapar enquanto enfrenta ameaças sobrenaturais, o que proporciona uma narrativa cheia de tensão e mistério.

Baldur’s Gate 3 se destaca visualmente com gráficos deslumbrantes e detalhados. Cada local, desde florestas intricadamente projetadas até cidades impressionantes, demonstra um cuidado meticuloso em sua criação. Os efeitos de luz e sombra, juntamente com o design detalhado, contribuem para uma experiência visual excepcional. A utilização da engine Divinity 4.0 resulta em ambientes e personagens fotorrealistas, tornando o jogo um deleite para os olhos.

Um mundo para explorar

O mundo do jogo é vasto e diversificado, com diversos locais para explorar, desde florestas amaldiçoadas até reinos gigantescos e profundezas abissais. Cada local e personagem encontrados ao longo da jornada contribuem para a construção de um mundo coeso e cativante. A mudança de tom entre os três atos da história é notável, levando os jogadores a uma jornada de descoberta e revelação à medida que a trama se desenrola.

A exploração e a interação com o ambiente são aspectos igualmente cativantes de Baldur’s Gate 3. Os cenários do jogo estão repletos de segredos, quebra-cabeças e personagens intrigantes que contribuem para a sensação de um mundo vivo e dinâmico. A maneira como o jogador escolhe interagir com esses elementos pode levar a descobertas surpreendentes e enriquecer ainda mais a experiência global.

Combates desafiadores

O sistema de combate baseado em turnos de Baldur’s Gate 3 é um dos pontos fortes do jogo, apesar de não ser do gosto de todos os jogadores. Ele proporciona uma oportunidade excepcional para estratégia e planejamento em cada movimento. A seleção de habilidades, posicionamento de personagens e a utilização inteligente do terreno são cruciais para o sucesso nos confrontos. A diversidade de classes e raças aumenta a profundidade do combate, tornando cada encontro único e desafiador.

Escolhas e consequências

A narrativa de Baldur’s Gate 3 é dinâmica e interativa, com cada escolha do jogador tendo consequências significativas na trama, nas relações com os personagens e no mundo do jogo. Isso incentiva os jogadores a prestar atenção aos diálogos e tomar decisões ponderadas. É lamentável que o jogo não ofereça dublagem em português do Brasil, mas as legendas em nosso idioma possibilitam uma compreensão satisfatória.

O jogo oferece uma variedade de opções de customização de personagens, permitindo que os jogadores criem avatares únicos e memoráveis. Essa característica contribui para a imersão na história, tornando o jogador uma parte integral do mundo de Faerûn, o cenário rico e detalhado que é familiar aos fãs de Dungeons & Dragons.

Conclusão

Baldur’s Gate 3 é um marco nos jogos de RPG, oferecendo uma experiência rica e profundamente imersiva que cativa tanto os fãs da série quanto os recém-chegados ao universo de Dungeons & Dragons. Com uma narrativa envolvente, personagens bem desenvolvidos e uma exploração vasta e diversificada, o jogo estabeleceu um novo padrão de excelência no gênero. Seu sucesso crítico e comercial é uma prova do cuidado e da dedicação da Larian Studios em criar uma obra-prima que cativa os jogadores e os transporta para um mundo de fantasia épico. Baldur’s Gate 3 é uma experiência que vale a pena para qualquer amante de RPG.


Jucélio “Lenda” Verissimo
Computador (PC)

Baldur’s Gate 3 foi gentilmente cedido pela Larian Studios para a realização desta análise.

Esta review representa a nossa opinião diante de tudo o que vimos e experimentamos, sabemos que cada pessoa possui opiniões diferentes em alguns aspectos, por isso sempre encorajamos que todos experimentem e tirem as suas próprias conclusões.

PONTOS POSITIVOS:

◆ Excelente qualidade visual dos cenarios e personagens;
◆ Escolhas mudam o rumo do jogo de varias maneiras;
◆ História envolvente e repleta de acontecimentos;
◆ Muito bem otimizado em sua versão de PC;

PONTOS NEGATIVOS:

◆ O jogo não possui dublagem (audio) em Português do Brasil, apenas legendas em nosso idioma;
Jogabilidade
10.0
Aspecto Visual
10.0
Aspecto Sonoro
9.5
Otimização
10.0
História
10.0
Diversão
9.0

Sobre o autor

Jucélio Verissimo
Jucélio Verissimo
Fundador da Lenda Games, Editor-Chefe e Criador de Conteúdo em texto e streaming. Considero os melhores jogos de todos os tempos como Grim Fandango, Twinsen's Odyssey, Final Fantasy VIII e Diablo 2.

PUBLICIDADE

-Advertisement-

RELACIONADOS

COMENTÁRIOS

PUBLICIDADE

-Advertisement-

PUBLICIDADE

-Advertisment-

LANÇAMENTOS

PUBLICIDADE

-Advertisment-

PUBLICIDADE

-Advertisment-

PLATAFORMAS

<b>PONTOS POSITIVOS: </b><BR> <BR>◆ Excelente qualidade visual dos cenarios e personagens; <BR>◆ Escolhas mudam o rumo do jogo de varias maneiras; <BR>◆ História envolvente e repleta de acontecimentos; <BR>◆ Muito bem otimizado em sua versão de PC; <br><br> <b>PONTOS NEGATIVOS: </b><BR> <BR>◆ O jogo não possui dublagem (audio) em Português do Brasil, apenas legendas em nosso idioma;Baldur's Gate 3 - Análise