Skull & Bones – Análise

Skull & Bones, um título ansiosamente aguardado após diversos adiamentos desde seu anúncio original em 2017, finalmente chegou ao mercado como um universo de piratas imersivo e envolvente, entregando uma experiência de ação e aventura em mundo aberto, e agora chegou o momento de conferir a nossa análise completa e sem spoilers.

O game foi lançado oficialmente em 13 de fevereiro de 2024 para as plataformas do Xbox Series X/S, PlayStation 5 e Computador (PC).

Os perigos dos mares

Skull & Bones, uma proposta ambiciosa da Ubisoft, mergulha os jogadores em um vasto mundo online, onde cada um é o capitão de seu próprio navio. Comparado a um MMO de navios, o jogo concentra-se principalmente em batalhas navais e exploração marítima, reservando uma pequena parcela para interações de capitão em locais específicos, excluindo qualquer combate com personagens.

Nessa aventura somos transportados para a vastidão dos oceanos, e ele se torna o nosso playground e a perigosidade das águas é apenas o começo de nossa jornada. Desde os primeiros momentos do jogo, somos imersos em uma narrativa envolvente, na qual nosso personagem enfrenta desafios e reviravoltas que moldam sua trajetória.

O jogo nos coloca em um ponto de partida para uma jornada de redenção e reconhecimento. Ao longo do jogo, testemunhamos o protagonista evoluindo de um status inicial de desdém para se tornar uma figura respeitada e admirada entre os piratas.

Progressão e interações

A progressão do jogador é meticulosamente entrelaçada com a construção do mundo do jogo. Com centenas de missões disponíveis, somos apresentados a uma variedade de atividades e desafios que mantêm o interesse do jogador em constante crescimento.

A interação com personagens secundários, embora por vezes clichê, adiciona profundidade ao enredo, repleto de traições, motins e outros elementos típicos do universo pirata, evocando memórias das experiências proporcionadas pelos filmes da franquia Piratas do Caribe.

Atividades no mar e em terra

A amplitude das atividades disponíveis em Skull & Bones é interessante, oferecendo ao jogador uma variedade de experiências para explorar. Desde o início da jornada, é possível embarcar em aventuras intermináveis, seja navegando pelos mares em busca de tesouros ou enfrentando desafios imprevisíveis, como tempestades e encontros com criaturas marinhas lendárias.

A coleta de materiais, como madeira e metal, para a construção de elementos para o navio adiciona uma camada de progressão tangível e personalização. Contudo, alguns ‘minigames’ para coleta de recursos carecem de originalidade e podem se tornar monótonos rapidamente, sugerindo uma possível área de melhoria para futuras atualizações.

Por outro lado, a exploração terrestre deixa a desejar em alguns aspectos. A falta de um minimapa pode tornar a navegação confusa, e a limitação de movimento do personagem, que não pode pular, diminui a atratividade das explorações a pé. No entanto, essas incursões em terra firme são necessárias para descobrir tesouros, adquirir itens e cumprir missões específicas.

Uma jogabilidade atrativa

A essência da jogabilidade reside na experiência a bordo dos navios, desde os modestos barcos iniciais até as imponentes embarcações conquistadas após horas de progresso. A narrativa se desenrola no processo de aprendizado das variadas tarefas, desde a coleta de materiais até a criação de equipamentos e navios, culminando em atividades e pilhagens focadas no endgame (atividades de fim de jogo).

A trama não é o ponto forte do jogo, mas sim a jogabilidade pura, onde o combate e a exploração reinam supremos. Pilhar e saquear outras embarcações e edificações são aspectos fundamentais da progressão, fornecendo recursos cruciais para missões, melhorias e trocas com outros jogadores.

A customização de armamentos e modificações para os navios oferece uma vasta gama de opções estratégicas no combate, permitindo que os jogadores adaptem seus navios conforme o contexto do confronto. Por exemplo, é possível focar em armas de longo alcance para suporte e reparo, ou optar por canhões com efeitos especiais para resistir a danos e causar impacto adicional.

Existe um bom destaque para a personalização dos navios, que oferece uma ampla gama de opções, desde adereços até itens que afetam a velocidade, resistência e dano do navio. A meticulosa análise desses elementos é essencial para otimizar o desempenho e a eficácia durante os combates navais.

Essa diversidade tática mantém o combate envolvente, proporcionando dezenas de horas de entretenimento dinâmico. Com uma variedade de estilos e abordagens que podem ser combinados em equipe, Skull & Bones oferece uma experiência rica e desafiadora, repleta de possibilidades para os amantes de aventuras marítimas.

Imersão visual e sonora

Um dos pontos mais cativantes de Skull & Bones é o design do mapa e suas diversas regiões, cada uma repleta de nuances culturais que refletem as facções locais, a estética visual e até mesmo itens únicos. A regionalização meticulosa, aliada às características culturais distintas, adiciona profundidade ao mundo do jogo.

Elementos como a física realista da água e do vento durante a navegação, as tempestades que afetam os barcos e até mesmo referências históricas, como as companhias em busca de especiarias e a luta pelo controle de territórios, contribuem para uma imersão envolvente.

Um dos pontos mais notáveis de Skull & Bones é sua localização e dublagem em português, que contribuem significativamente para a imersão do jogador. Os diversos sotaques presentes no jogo refletem a riqueza cultural do ambiente, adicionando uma camada de autenticidade tanto ao cenário quanto aos personagens.

Conclusão

No geral, Skull & Bones oferece uma experiência satisfatória e imersiva para os fãs de jogos de piratas, com seu mundo expansivo, narrativa envolvente e atenção aos detalhes culturais. Embora não seja isento de suas imperfeições, o jogo cumpre sua promessa de transportar os jogadores para as águas perigosas e emocionantes do Caribe, onde podem forjar sua própria lenda como capitães temidos e respeitados.

No entanto, apesar de suas inegáveis qualidades, Skull & Bones não está isento de críticas. Alguns aspectos da jogabilidade podem se tornar repetitivos com o tempo, enquanto a falta de inovação em certas áreas pode prejudicar a longevidade do interesse do jogador. Além disso, embora a narrativa principal seja envolvente, algumas missões secundárias carecem da profundidade necessária, resultando em experiências menos satisfatórias.

Embora não seja perfeito, o jogo cumpre sua promessa de levar os jogadores a uma jornada pelos mares, onde podem forjar sua própria lenda como capitães destemidos e respeitados.


Jucélio “Lenda” Verissimo
Computador (PC)

Skull & Bones foi gentilmente cedido pela Ubisoft para a realização desta análise.

Esta review representa a nossa opinião diante de tudo o que vimos e experimentamos, sabemos que cada pessoa possui opiniões diferentes em alguns aspectos, por isso sempre encorajamos que todos experimentem e tirem as suas próprias conclusões.

PONTOS POSITIVOS:

◆ Apresenta dublagem (áudio) em Português do Brasil;
◆ Boa diversidade de personalização dos navios;
◆ Muitas regiões para explorar e navegar;
◆ Um interessante universo de piratas;
◆ Confrontos intensos no mar;

PONTOS NEGATIVOS:

◆ Existem atividades repetitivas em diversas missões;
◆ A exploração a pé deixa a desejar;
Jogabilidade
9.0
Aspecto Visual
8.5
Aspecto Sonoro
10.0
Otimização
8.7
História
7.0
Diversão
8.4

Sobre o autor

Jucélio Verissimo
Jucélio Verissimo
Fundador da Lenda Games, Editor-Chefe e Criador de Conteúdo em texto e streaming. Considero os melhores jogos de todos os tempos como Grim Fandango, Twinsen's Odyssey, Final Fantasy VIII e Diablo 2.

PUBLICIDADE

-Advertisement-

RELACIONADOS

COMENTÁRIOS

PUBLICIDADE

-Advertisement-

PUBLICIDADE

-Advertisment-

LANÇAMENTOS

PUBLICIDADE

-Advertisment-

PUBLICIDADE

-Advertisment-

PLATAFORMAS

<b>PONTOS POSITIVOS: </b><BR> <BR>◆ Apresenta dublagem (áudio) em Português do Brasil; <BR>◆ Boa diversidade de personalização dos navios; <BR>◆ Muitas regiões para explorar e navegar; <BR>◆ Um interessante universo de piratas; <BR>◆ Confrontos intensos no mar; <br><br> <b>PONTOS NEGATIVOS: </b><BR> <BR>◆ Existem atividades repetitivas em diversas missões; <BR>◆ A exploração a pé deixa a desejar;Skull & Bones - Análise