Assassin’s Creed Mirage – Análise

O novo Assassin’s Creed Mirage chegou conquistando milhares de jogadores e fãs de longa data da franquia, a nova aposta da Ubisoft traz uma serie de novidades e também uma jogabilidade muito mais próxima dos primeiros jogos da serie, agora chegou o momento de conferir todos os detalhes ao decorrer da nossa análise completa e sem spoilers.

O jogo foi lançado oficialmente no mercado de games no dia 5 de outubro de 2023 e se encontra disponível nas plataformas do Xbox One, Xbox Series X/S, PlayStation 4, PlayStation 5 e Computador (PC).

O caminho dos assassinos

Este novo título da franquia é uma jornada fascinante que mergulha profundamente na história de Basim Ibn Ishaq, o icônico Mestre Assassino que os fãs da franquia já conhecem por suas aparições anteriores. Situado no ano 861, nove séculos após os eventos de Origins e uma década antes de Valhalla, o jogo nos leva de volta à Era dos Ocultos, quando a Irmandade dos Assassinos estava apenas começando a tomar forma. Este capítulo é uma aula de história envolvente que explora as origens de Basim, desde um jovem ladrão até sua transformação em uma figura lendária.

A narrativa se desenvolve de maneira interessante, revelando camadas complexas do personagem enquanto ele embarca em sua jornada. Vale notar que o final do jogo é particularmente impactante, deixando os jogadores cativados, então vale apena seguir toda a sua jornada.

Embora o jogo se destaque em muitos aspectos, alguns jogadores podem sentir falta de informações mais detalhadas sobre os Ocultos e a própria Irmandade dos Assassinos. Aprofundar o conhecimento sobre a história da organização poderia enriquecer ainda mais a experiência.

Uma ambientação imersiva

A recriação da capital do Califado Abássida é espetacular. Os ambientes, desde as áreas principais até os arredores desérticos, são visualmente impressionantes e convidam à exploração. A cidade é viva e imersiva, repleta de detalhes que proporcionam uma visão autêntica de como era a vida naquela época.

O jogo apresenta uma ambientação impecável, com uma representação visual e sonora que transporta os jogadores para a era em que se passa. A localização completa para o Brasil é um toque bem-vindo, permitindo que os jogadores se envolvam ainda mais na narrativa.

A trilha sonora é particularmente marcante, contribuindo para criar momentos de tensão e imersão. As missões são bem elaboradas, proporcionando um senso de progresso e recompensa pela dedicação do jogador.

Mecânicas de jogabilidade

Assassin’s Creed Mirage introduz novas mecânicas interessantes. O sistema de furto é uma adição bem-vinda, permitindo aos jogadores usar suas habilidades furtivas para adquirir recompensas. Os tokens de favores, obtidos em várias atividades, oferecem flexibilidade ao comprar serviços especiais ou subornar personagens importantes, aumentando a sensação de liberdade do jogador.

O sistema de ‘notoriedade’, semelhante ao estilo de jogos como GTA, acrescenta uma camada intrigante à jogabilidade. Conforme você se torna conhecido, a cidade reage, com cartazes com sua imagem sendo espalhados e NPCs prontos para denunciar você aos guardas. Este sistema de três níveis adiciona um elemento de desafio e tensão, especialmente quando os guardas de elite começam a caçá-lo.

O game tem bastante foco nas mecânicas de stealth, tornando essa mecânica a base da sua experiência em Mirage. Os jogadores são incentivados a se mover furtivamente, usar o ambiente a seu favor e adotar uma abordagem estratégica para o combate. O uso de disfarces, ataques sorrateiros e ferramentas como a lâmina oculta e bombas de fumaça oferecem uma variedade de maneiras de abordar os desafios.

Neste novo título também temos a presença de uma águia companheira, Enkidu, que funciona como um sexto sentido, auxiliando na exploração e no planejamento das ações. O sistema de progressão através de uma ‘arvore de habilidades’ e a variedade de equipamentos e colecionáveis enriquecem a jogabilidade.

Conclusão

Assassin’s Creed Mirage é uma adição impressionante à série, mergulhando na história de um personagem icônico e oferecendo um mundo aberto deslumbrante para explorar. Com sua narrativa cativante, jogabilidade envolvente e uma beleza imersiva, este título é uma viagem no tempo que os fãs e novos jogadores certamente apreciarão.

O game atinge o equilíbrio certo entre homenagear as raízes da franquia e inovar. Ele retira os elementos de RPG que se tornaram persistentes nos jogos anteriores, retornando a uma abordagem mais direta, mas mantém a essência do que torna Assassin’s Creed único.

O jogo oferece uma história principal que pode ser concluída em cerca de 20 horas, um contraste refrescante em relação aos títulos recentes da franquia que eram mais extensos. Esta abordagem direta faz de Mirage uma oferta única e atraente para os fãs da série.


Jucélio “Lenda” Verissimo
Computador (PC)

Assassin’s Creed Mirage foi gentilmente cedido pela Ubisoft para a realização desta análise.

Esta review representa a nossa opinião diante de tudo o que vimos e experimentamos, sabemos que cada pessoa possui opiniões diferentes em alguns aspectos, por isso sempre encorajamos que todos experimentem e tirem as suas próprias conclusões.

PONTOS POSITIVOS:

◆ Uma história que se desenvolve de maneira que atrai a atenção do jogador;
◆ Ambientação muito bem desenvolvida e visualmente incrível;
◆ Excelente dublagem (áudio e texto) em Português do Brasil;
◆ Possui um foco maior no Stealth;

PONTOS NEGATIVOS:

◆ A movimentação do personagem em determinados momentos se mostra um tanto mais lenta do que deveria;
◆ Algumas missões podem se mostrar com atividades similares, um tanto quanto repetitivos;
Jogabilidade
9.5
Aspecto Visual
10.0
Aspecto Sonoro
10.0
Otimização
9.2
História
8.7
Diversão
9.4

Sobre o autor

Jucélio Verissimo
Jucélio Verissimo
Fundador da Lenda Games, Editor-Chefe e Criador de Conteúdo em texto e streaming. Considero os melhores jogos de todos os tempos como Grim Fandango, Twinsen's Odyssey, Final Fantasy VIII e Diablo 2.

PUBLICIDADE

-Advertisement-

RELACIONADOS

COMENTÁRIOS

PUBLICIDADE

-Advertisement-

PUBLICIDADE

-Advertisment-

LANÇAMENTOS

PUBLICIDADE

-Advertisment-

PUBLICIDADE

-Advertisment-

PLATAFORMAS

<b>PONTOS POSITIVOS: </b><BR> <BR>◆ Uma história que se desenvolve de maneira que atrai a atenção do jogador; <BR>◆ Ambientação muito bem desenvolvida e visualmente incrível; <BR>◆ Excelente dublagem (áudio e texto) em Português do Brasil; <BR>◆ Possui um foco maior no Stealth; <br><br> <b>PONTOS NEGATIVOS: </b><BR> <BR>◆ A movimentação do personagem em determinados momentos se mostra um tanto mais lenta do que deveria; <BR>◆ Algumas missões podem se mostrar com atividades similares, um tanto quanto repetitivos;Assassin's Creed Mirage - Análise