Tales of Arise – Análise

Um dos títulos mais esperados da Bandai Namco Entertainment chegou, estamos falando de Tales of Arise, novo título de RPG de ação e aventura que conta com uma jornada intrigante e repleta de desafios, vamos conferir todos os detalhes do game ao decorrer desta análise completa e sem spoilers.

O jogo Tales of Arise foi lançado em 9 de setembro de 2021 para as plataformas Xbox One, Xbox Series X/S, PlayStation 4, PlayStation 5 e Computador (PC).

OS MUNDOS DE DAHNA E RENA

Tales of Arise (Imagem capturada por Lenda Games)

A nossa jornada em Tales of Arise apresenta a história envolvendo os mundos de Dahna e Rena, de uma maneira breve para evitar spoilers significativos para a história, o mundo de Rena invadiu Dahna e escravizou seu povo para coletar seus recursos, com isso, sua jornada se trata de libertação contra a opressão sofrida pelos habitantes deste mundo.

Um pouco diferente de outros títulos de RPG no mercado, o jogo apresenta dois personagens intrigantes que buscam lutar contra este conflito, vamos conhecer um pouco mais sobre eles a seguir.

ALPHEN E SHIONNE

Tales of Arise (Imagem capturada por Lenda Games)

Os nossos protagonistas são Alphen (habitante de Dahna que se encontra escravizado pela opressão dos soldados de Rena, ele não se recorda do seu passado e sempre utiliza uma máscara de ferro, o que o torna um dos mais misteriosos personagens na trama, além disso ele não consegue sentir dores) e Shionne Imeris (uma intrigante e misteriosa habitante de Rena que também busca lutar contra essa opressão, mas que possui uma maldição que afasta a todos ao seu redor, em seu caminho ela encontra Alphen e com o tempo partem em uma jornada que os leva a caminhos inimagináveis), sem dúvidas a trama de Tales of Arise é um dos pontos fortes deste novo título da franquia “Tales of” da Bandai Namco, e consegue prender a atenção do jogador a cada momento.

COMBATE E APRIMORAMENTOS

Tales of Arise (Imagem capturada por Lenda Games)

O sistema de combates de Tales of Arise é muito prático e divertido, oferecendo facilmente uma experiência rápida e repleta de efeitos, apresenta um foco em ‘evasão e combate’ onde o jogador deve se esquivar contra os ataques inimigos e realizar golpes poderosos para vencer os confrontos. Além disso existem determinados momentos onde o seu grupo de personagens pode realizar ataques em conjunto, aumentando ainda mais o dano que você pode causar.

Assim como em grandes títulos de RPG de ação, o jogo também conta com uma ‘arvore de habilidades’ que pode ser usada para aprimorar diversos aspectos do seu personagem, melhorando o dano, defesa, vida e até mesmo mecânicas de habilidade.

EXPLORAÇÃO & UTILIDADES

Tales of Arise (Imagem capturada por Lenda Games)

O mundo do game é realmente muito rico em detalhes, mas não é mundo totalmente aberto (como Skyrim ou Ghost of Tsushima), durante o jogo são exploradas regiões com ‘zonas’ separadas por telas de carregamento, apesar disso, sejam as suas ambientações em trechos de florestas ou vilarejos, conseguimos ter uma imersão muito agradável. Também devemos mencionar que o jogo não possui modo multiplayer, ele é totalmente focado apenas no Single Player. O game apresenta um visual belíssimo e por muitas vezes podemos sentir a sensação como se estivéssemos jogando um ‘anime’, algo que é muito atrativo para os jogadores e fãs do mercado de JRPG’s.

Algo que também chama a atenção é que o jogo apresenta também NPC’s vendedores diversos onde podemos adquirir itens como poções, materiais, utilidades e mais, tudo para tornar sua experiência ainda mais profunda, sem contar que também existe a possibilidade de alterar a aparência dos personagens através de ‘skins’, tornando a sua jornada unica.

ASPECTO SONORO

Tales of Arise (Imagem capturada por Lenda Games)

Outro detalhe interessante a respeito do jogo é que ele conta com uma excelente qualidade sonora, tanto seus efeitos de sons ambiente, vozes de personagens e músicas são altamente imersivas e criam uma atmosfera interessante ao decorrer de todo o jogo, vale notar que a trilha sonora do jogo foi composta por Motoi Sakuraba que trabalhou em títulos como Tales of Phantasia e Super Smash Bros. Brawl.

Contudo, devemos mencionar que o título não possui dublagem (áudio) em Português do Brasil, mas conta com legendas completas no nosso idioma.

CONCLUSÃO

Tales of Arise (Imagem capturada por Lenda Games)

O jogo Tales of Arise é uma aposta nova e interessante para a franquia ‘Tales of’ que é de grande sucesso principalmente no mercado japonês, e que também tem conquistado cada vez mais jogadores ocidentais, essa nova aposta lançada recentemente só mostra o quanto a franquia tem evoluído nos últimos anos.

Apesar de possuir um estilo de gameplay divertido e rápido, uma excelente otimização de desempenho na plataforma do Computador (no qual tivemos a oportunidade de trabalhar nesta analise), o título não apresenta a dublagem (áudio) no nosso idioma, o que teria tornado toda a experiência ainda mais interessante para os jogadores brasileiros, apesar disso, este é sem dúvidas o melhor título da franquia ‘Tales of’ já lançado até o momento, e se você curte jogos com uma boa temática é sem dúvidas sua melhor aposta pra esse ano.


Jucélio “Lenda” Verissimo
Computador (PC)

Tales of Arise foi gentilmente cedido pela Bandai Namco para a realização desta análise.

Esta review representa a nossa opinião diante de tudo o que vimos e experimentamos, sabemos que cada pessoa possui opiniões diferentes em alguns aspectos, por isso sempre encorajamos que todos experimentem e tirem as suas próprias conclusões.

PONTOS POSITIVOS:

◆ A otimização do jogo se mostrou muito bem ao decorrer da nossa análise, não encontramos nenhuma dificuldade técnica ao longo do gameplay;
◆ O título apresenta uma ambientação rica em detalhes e diversos inimigos para enfrentar, alguns muito poderosos;
◆ As mecânicas de combate são rápidas e intuitivas, oferecendo uma experiência atrativa para o jogador;
◆ Conta com uma excelente qualidade em seu aspecto sonoro;

PONTOS NEGATIVOS:

◆ Embora o jogo possua legendas em nosso idioma, ele não apresenta dublagem (audio) em Português do Brasil;
Jogabilidade
9.2
Aspecto Visual
9.4
Aspecto Sonoro
7.5
Dificuldade
8.0
Diversão
8.7

Sobre o autor

Jucélio Verissimo
Jucélio Verissimo
Fundador da Lenda Games, Editor-Chefe e Criador de Conteúdo em texto e streaming. Considero os melhores jogos de todos os tempos como Grim Fandango, Twinsen's Odyssey, Final Fantasy VIII e Diablo 2.

PUBLICIDADE

-Advertisement-

RELACIONADOS

COMENTÁRIOS

PUBLICIDADE

-Advertisement-

PUBLICIDADE

-Advertisment-

LANÇAMENTOS

PUBLICIDADE

-Advertisment-

PUBLICIDADE

-Advertisment-

PLATAFORMAS

<b>PONTOS POSITIVOS: </b><BR> <BR>◆ A otimização do jogo se mostrou muito bem ao decorrer da nossa análise, não encontramos nenhuma dificuldade técnica ao longo do gameplay; <BR>◆ O título apresenta uma ambientação rica em detalhes e diversos inimigos para enfrentar, alguns muito poderosos; <BR>◆ As mecânicas de combate são rápidas e intuitivas, oferecendo uma experiência atrativa para o jogador; <BR>◆ Conta com uma excelente qualidade em seu aspecto sonoro; <br><br> <b>PONTOS NEGATIVOS: </b><BR> <BR>◆ Embora o jogo possua legendas em nosso idioma, ele não apresenta dublagem (audio) em Português do Brasil;Tales of Arise - Análise