Monster Hunter Rise – Análise

Chegou a hora de caçar monstros!

A famosa franquia Monster Hunter está de volta, agora em um novo título que já está disponível na plataforma de videogame da Nintendo, Monster Hunter Rise está trazendo novidades e também melhorias em relação ao seu antecessor, vamos conferir todos os detalhes ao decorrer desta análise completa e sem spoilers.

O jogo Monster Hunter Rise foi lançado exclusivamente para a plataforma do Nintendo Switch no dia 26 de março de 2021, uma versão para computador (PC) está prevista para ser lançada no próximo ano.

PROTEGENDO KAMURA

Ao iniciar a nossa jornada em Monster Hunter Rise podemos notar que a história gira em torno do vilarejo Kamura, uma região que se encontra ameaçada por monstros perigosos e que busca por caçadores habilidosos para conseguir resistir aos ataques destas criaturas, não vamos nos aprofundar com relação a história para evitar spoilers significativos para a experiência do jogador.

Assim como em seu antecessor, o jogo permite enfrentar os mais diversos monstros ao lado de outros caçadores e amigos em sessões online, vale lembrar que este modo online é opcional e você pode enfrentar os desafios sozinho se preferir.

VISUAL E AMBIENTAÇÃO

O visual do jogo foi muito bem trabalhado no Nintendo Switch, embora o console não entregue uma experiência gráfica tão surpreendente quanto vimos em seu antecessor (Monster Hunter World), podemos facilmente notar os mais diversos detalhes ambientes e um mundo repleto de vida, seja através de construções antigas, regiões montanhosas, lagos ou até mesmo na vida selvagem.

EXPLORAÇÃO E EXTRAS

Os jogadores também são recompensados por sua exploração, todas as regiões do jogo possuem plantas, recursos e minérios para serem coletados, assim como insetos e os chamados Espiripássaros que oferecem bônus permanentes de Vida, Dano e Vigor durante a missão que está em andamento, algo que sem duvidas instiga o jogador a encontrar e coletar cada um deles antes daquela luta contra aquele monstro difícil que você tanto deseja derrotar.

Vale mencionar que o título apresenta missões de Arena para aqueles que buscam mais desafios, além disso também existe um mercado para adquirir itens como poções, pólvora, barris explosivos e os mais diversos tipos de munições, sempre que o jogador entrar em uma nova missão é possível acessar uma cabana e consumir alguns tipos de refeições, realizar este tipo de atividade pode garantir bons atributos para os jogadores que buscam tirar máximo proveito durante as caçadas.

Outro detalhe importante em Monster hunter Rise é com relação as refeições, sempre que estivermos iniciando uma nova missão é possível entrar em uma cabana e assim preparar alguns tipos de comidas que oferecem bônus especiais ao nosso personagem, oferecendo um bom auxilio ao longo da nossa jornada.

AMIGATOS E AMICÃES

Neste novo título da franquia os nossos queridos companheiros conhecidos como “amigatos” também estão presentes, este tipo de companheiro de caça pode ser customizado para dar suporte ao jogador e até mesmo ajudar de diversas maneiras durante a jornada e pode ter seu visual personalizado das mais diversas maneiras.

Outro ponto interessante é que também podemos criar e personalizar um amicão, que funciona como o amigato e embora não ofereça muita ajuda como suporte, ele pode atacar e permite ser utilizado como uma montaria, facilitando a nossa movimentação pelo mapa.

EQUIPAMENTOS E MELHORIAS

O game apresenta uma grande diversidade de armas e equipamentos que podem ser criados ao utilizar os mais variados materiais coletados durante as caçadas, ao todo existem 14 tipos diferentes de armas, cada uma com um estilo próprio de combate e com combos poderosos, entre as armas que podem ser utilizadas estão a Espada Longa, Lançarma, Martelo, Arco, Fuzilarco, Transmachado, Glaive Inseto e mais.

Com relação as armaduras, o jogo apresenta um conjunto de armadura para cada tipo de monstro que você enfrenta pelo caminho, você pode derrotar um monstro poderoso e coletar os recursos dele e assim forjar uma armadura especifica daquele monstro, isso torna a experiência muito gratificante e divertida ao jogador, então prepare-se para caçar o mesmo monstro varias vezes em busca daquele material tão desejado.

Vale notar que cada uma destas armas e armaduras possuem uma ‘arvore’ de criação, onde é possível forjar itens ainda mais poderosos da mesma categoria, seja utilizando minérios ou coletando partes de monstros pelo caminho, como escamas, pele, dentes e mais.

Cada um destes itens também podem receber aprimoramentos, tornando eles ainda mais poderosos, algo que sem duvidas deve proporcionar boas horas de gameplay para os jogadores.

UTILIZANDO CABINSETOS

Algo muito bom em Monster Hunter Rise é sem duvidas a utilização dos Cabinsetos, um tipo de monstrinho que pode ser ativado durante o gameplay e que permite ao jogador alcançar lugares altos, realizar combos poderosos, esquivar rapidamente, etc. Os cabinsetos sem duvidas se mostraram como algo essencial durante está grande jornada, além disso eles também permitem utilizar ataques novos para cada tipo de arma.

Vale notar que eles também permitem que o jogador possa “montar” os monstros em determinados momentos durante as lutas, algo muito divertido e que também oferece a liberdade de controlar e atacar com esses monstros, utilizando de ataques ainda mais poderosos.

MONSTROS PODEROSOS

Um dos pontos interessantes e que não podemos deixar de mencionar é com relação ao Frenesi, um evento que coloca monstros que buscam invadir Kamura, seu papel aqui é impedir que isso aconteça, nestes momentos os desafios podem surpreender os mais diversos jogadores, pois você deve ficar de olho nos canhões, balistas e mais, tudo isso para impedir o avanço dos monstros.

Sem duvidas Monster Hunter Rise apresenta uma variedade incrível de monstros épicos para serem derrotados, entre eles estão alguns famosos da franquia, como o poderoso Rathalos, mas o jogo também conta com uma boa diversidade de novas e poderosas criaturas para caçar, como o Magnamalo.

Esteja sempre atento, pois por diversos momentos você pode se ver enfrentando mais de um monstro, por outro lado existem momentos em que eles lutam entre si, oferecendo uma experiência bem interessante durante a nossa jornada.

CONCLUSÃO

A experiência oferecida por Monster Hunter Rise é sem duvidas muito divertida e garante dezenas de horas de gameplay viciante, o título conta com uma grande diversidade de monstros e equipamentos que podem ser criados e aprimorados, tudo isso sem contar que o game também apresenta legendas completas em Português do Brasil, algo que sem duvidas atrai ainda mais o publico brasileiro. Contudo, devemos notar que o modo online não chamou muito a nossa atenção, apesar disso o título oferece um estilo rápido de gameplay, algo interessante em relação ao que vimos em seu antecessor.


Jucélio “Lenda” Verissimo
Nintendo Switch

Monster Hunter: Rise foi gentilmente cedido pela Capcom para a realização desta análise.

Esta review representa a nossa opinião diante de tudo o que vimos e experimentamos, sabemos que cada pessoa possui opiniões diferentes em alguns aspectos, por isso sempre encorajamos que todos experimentem e tirem as suas próprias conclusões.

PONTOS POSITIVOS:

◆ Os Cabinsetos proporcionam um estilo de gameplay ainda mais intenso;
◆ O game apresenta legendas completas em Português do Brasil;
◆ Facilidade para entrar rapidamente nas caçadas;
◆ Boa diversidade de monstros para caçar;

PONTOS NEGATIVOS:

◆ Algumas opções se mostram muito complexas no inicio, causando uma certa dificuldade para entender algumas funcionalidades dos menus;
◆ O modo online não se mostrou muito interessante, embora ainda seja uma boa opção para quem prefere jogar ao lado de outras pessoas;
Jogabilidade
8.9
Aspecto Visual
9.1
Aspecto Sonoro
10
Dificuldade
8.2
História
7.2
Diversão
10

Sobre o autor

Jucélio Verissimo
Jucélio Verissimo
Fundador da Lenda Games, Editor-Chefe e Criador de Conteúdo em texto e streaming. Considero os melhores jogos de todos os tempos como Grim Fandango, Twinsen's Odyssey, Final Fantasy VIII e Diablo 2.

PUBLICIDADE

-Advertisement-

RELACIONADOS

COMENTÁRIOS

PUBLICIDADE

-Advertisement-

PUBLICIDADE

-Advertisment-

LANÇAMENTOS

PUBLICIDADE

-Advertisment-

PUBLICIDADE

-Advertisment-

PLATAFORMAS

<b>PONTOS POSITIVOS: </b><BR> <BR>◆ Os Cabinsetos proporcionam um estilo de gameplay ainda mais intenso; <BR>◆ O game apresenta legendas completas em Português do Brasil; <BR>◆ Facilidade para entrar rapidamente nas caçadas; <BR>◆ Boa diversidade de monstros para caçar; <br><br> <b>PONTOS NEGATIVOS: </b><BR> <BR>◆ Algumas opções se mostram muito complexas no inicio, causando uma certa dificuldade para entender algumas funcionalidades dos menus; <BR>◆ O modo online não se mostrou muito interessante, embora ainda seja uma boa opção para quem prefere jogar ao lado de outras pessoas;Monster Hunter Rise - Análise