DiRT 5 – Análise

O mundo das corridas off-road!

O aguardado lançamento de DiRT 5 finalmente chegou e com ele tivemos a oportunidade de experimentar cada aspecto desta nova e surpreendente experiência desenvolvida e publicada pela Codemasters, ao decorrer da análise vamos falar sobre cada detalhe deste jogo de corrida que vem conquistando os jogadores.

O lançamento de DiRT 5 foi realizado em 6 de novembro de 2020 para as plataformas do Xbox One, PlayStation 4 e Computador (PC), vale notar que nos dias 10 e 12 de novembro o jogo também foi lançado para os consoles Xbox Series X e PlayStation 5.

GRANDES CORRIDAS E DESAFIOS

Em Dirt 5 os jogadores são colocados para percorrer os mais diversos lugares do mundo em corridas off-road, rallycross, corridas no gelo, e mais. O título conta com belos visuais e um modo carreira intenso que permite ao jogador enfrentar uma série de campeonatos em busca de se tornar o melhor piloto. Durante a sua experiência você poderá correr contra Bruno Durand, um habilidoso corredor que também é o seu principal rival.

Todo o aspecto visual do jogo merece elogios até mesmo em suas versões mais básicas, logo no inicio o game permite escolher entre modo performance (aumentando o FPS do jogo) ou o modo de qualidade (aumentando efeitos gráficos) mesmo nos consoles da atual geração (PS4 e Xbox One), algo que se mostrou inesperado já que está funcionalidade é mais comum em lançamentos para os consoles Xbox One X ou PS4 Pro.

Durante os percursos podemos notar detalhes como a lama acumulando sobre o carro, condições climáticas de chuvas intensas e até mesmo a neve que se acumula sobre o solo, isso sem duvidas é algo que transforma a maneira como reagimos a corrida no decorrer das voltas.

LOCALIDADES E MODOS

Entre as mais diversas localidades que estão disponíveis ao decorrer do jogo estão pistas na China, Itália, Nova York, Arizona e também no Brasil e muitos outros lugares, possibilitando que o jogador tenha experiências por regiões famosas espalhadas pelo mundo.

Além dos desafios do modo carreira, o jogador também tem a liberdade de participar de corridas livres, permitindo escolher as mais diversas pistas com regras especificas, corridas online e também existe a possibilidade de criar seus próprios trechos.

O game também apresenta um modo splitscreen (tela dividida) para até 4 jogadores, ampliando o gameplay para uma diversão ainda maior para quem curte jogar com os amigos.

O jogador também pode enfrentar um estilo de corrida conhecido como “Gymkhanas”, este é um tipo de percurso de habilidade que coloca você para realizar saltos, derrapagens, etc.

ASPECTO SONORO E DUBLAGEM

Algo que podemos notar desde o primeiro momento em Dirt 5 é que o jogo está não somente legendado (texto) como também totalmente dublado (áudio) em português do Brasil, e a qualidade geral da dublagem e trilha sonora se mostrou excelente, com destaque para os barulhos do motor do veiculo, pneus passando sobre cascalhos, lama e os mais diversos tipos de terreno, etc. Tudo isso torna a experiência ainda mais interessante e immersiva para os jogadores.

DIVERSIDADE DE VEICULOS

No jogo existem mais de 60 carros que podem ser desbloqueados pelo jogador, entre alguns deles estão o Audi TT Safari, SUBARU Impreza S4 Rally, Aston Martin DBX e muitos outros, estes veículos são dos mais diversos tipos e podem ser personalizados com novas pinturas, revestimentos, texturas, etc.

Vale mencionar que estes veículos podem ser adquiridos ao gastar as moedas adquiridas após o fim das corridas.

CONCLUSÃO

Dirt 5 apresenta um estilo de gameplay com um foco mais ‘arcade’, permitindo que até mesmo jogadores menos habilidosos nas corridas off-road possam se divertir através de uma experiência agradável e direta. Durante esta análise não encontramos nenhum bug que prejudicasse a experiência, mas as partidas online se mostraram um pouco instáveis. Contudo, o jogo sem duvidas apresentou uma jogabilidade muito divertida e com muitas horas de diversão, um título de corrida muito recomendado para quem busca entrar em grande estilo nas corridas off-road.


Jucélio “Lenda” Verissimo
PlayStation 4

Dirt 5 foi gentilmente cedido pela Codemasters para a realização desta análise.

Esta review representa a nossa opinião diante de tudo o que vimos e experimentamos, sabemos que cada pessoa possui opiniões diferentes em alguns aspectos, por isso sempre encorajamos que todos experimentem e tirem as suas próprias conclusões.

PONTOS POSITIVOS:

◆ Possibilidade de escolher modos de maior FPS ou melhor qualidade visual;
◆ Visual agradável mesmo nos consoles da atual geração (Xbox One e PS4);
◆ Totalmente localizado em Português do Brasil (Texto e Dublagem);
◆ Oferece muita diversão e uma jogabilidade rápida e direta;
◆ As variações climáticas oferecem uma boa experiência;
◆ Grande variedade de carros para desbloquear;

PONTOS NEGATIVOS:

◆ Alguns tempos de carregamento se mostraram um pouco longos;
◆ As partidas online não se mostraram muito estáveis;
Jogabilidade
10
Aspecto Visual
9.2
Aspecto Sonoro
9
Dificuldade
8.7
História (Carreira)
8.4
Diversão
9.5

Sobre o autor

Jucélio Verissimo
Jucélio Verissimo
Fundador da Lenda Games, Editor-Chefe e Criador de Conteúdo em texto e streaming. Considero os melhores jogos de todos os tempos como Grim Fandango, Twinsen's Odyssey, Final Fantasy VIII e Diablo 2.

PUBLICIDADE

-Advertisement-

RELACIONADOS

COMENTÁRIOS

PUBLICIDADE

-Advertisement-

PUBLICIDADE

-Advertisment-

LANÇAMENTOS

PUBLICIDADE

-Advertisment-

PUBLICIDADE

-Advertisment-

PLATAFORMAS

<b>PONTOS POSITIVOS: </b><BR> <BR>◆ Possibilidade de escolher modos de maior FPS ou melhor qualidade visual; <BR>◆ Visual agradável mesmo nos consoles da atual geração (Xbox One e PS4); <BR>◆ Totalmente localizado em Português do Brasil (Texto e Dublagem); <BR>◆ Oferece muita diversão e uma jogabilidade rápida e direta; <BR>◆ As variações climáticas oferecem uma boa experiência; <BR>◆ Grande variedade de carros para desbloquear; <br><br> <b>PONTOS NEGATIVOS: </b><BR> <BR>◆ Alguns tempos de carregamento se mostraram um pouco longos; <BR>◆ As partidas online não se mostraram muito estáveis;DiRT 5 - Análise