Microsoft Flight Simulator – Análise

Os desenvolvedores do Asobo Studio finalmente lançaram o seu mais novo título, estamos falando do simulador de vôo Microsoft Flight Simulator (2020), vamos conferir todos os detalhes do jogo publicado pelo Xbox Game Studios ao decorrer desta análise completa.

Microsoft Flight Simulator foi lançado oficialmente em 18 de agosto de 2020 para a plataforma do Computador (PC).

SOBREVOANDO O MUNDO

A primeira coisa que notamos ao entrar em Microsoft Flight Simulator foi a sua incrível e surpreendente qualidade visual, algo realmente digno de um jogo que pode facilmente ser um verdadeiro título da ‘próxima geração’. Utilizando texturas e dados topográficos do Bing Maps o game permite que os jogadores possam sobrevoar literalmente qualquer lugar do nosso planeta.

É possível notar um aspecto fiel a todas as regiões que visitamos no mundo, sejam áreas de florestas, cidades, ilhas ou oceanos, tudo esta presente de uma maneira que chega a surpreender, tudo isso sem contar a presença de mais de 37 mil aeroportos espalhados pelo mundo.

Outro ponto importante que podemos notar é que o simulador também utiliza o poder da tecnologia Microsoft Azure para trazer ainda mais precisão e realismo aos terrenos, arvores, grama, edifícios e água.

APRENDENDO A PILOTAR

Microsoft Flight Simulator acompanha um modo ‘treinamento’ para que os jogadores possam aprender a pilotar um avião Textron Aviation Cessna 152, são 8 etapas de treinamento que ensinam desde os comandos básicos de câmera, funções dos botões da aeronave, navegação e até mesmo como decolar e pousar.

Este modo de ‘treinamento’ esta completamente dublado (áudio) em Português do Brasil, permitindo que os jogadores possam entender e aprender como pilotar estas incríveis aeronaves.

AVIÕES DE TODOS OS TIPOS

Entre as dezenas de aeronaves disponíveis inicialmente para os jogadores estão o Cessna 208 B Grand Caravan, jatos como o Cessna Citation CJ4 e até mesmo grandes aviões de passageiros como Airbus A320neo e Boeing 787-10 Dreamliner.

Vale notar que as edições especiais do jogo também acompanham algumas aeronaves que não estão na versão base do simulador, entre estes aviões estão por exemplo o Cessna Citation Longitude e o Boeing 747-8 Intercontinental.

ATIVIDADES ESPECIAIS

Além da possibilidade de sobrevoar livremente qualquer lugar do mundo, o menu do jogo também oferece a possibilidade fazer ‘atividades’ com objetivos como por exemplo, fazer um vôo rasante, pousar em um determinado local, etc.

Outro ponto interessante é a presença de desafios por tempo limitado, este tipo de atividade especial funciona como uma missão que pode colocar o jogador em uma tabela de classificação, um sistema de ranking com jogadores do mundo inteiro.

INTERFACE E MENUS

No menu principal do jogo também é possível acessar o perfil do piloto, neste local podemos ver muitas informações como o nosso tempo de vôo, quantidade de desafios realizados, números de decolagens e muitos outros detalhes.

Outro local que vale apena conferir é o ‘hangar’, aqui podemos mudar a nossa aeronave e escolher entre tipos de jatos, linhas aéreas, turboélices e também ver as especificações de cada avião escolhido.

O Microsoft Flight Simulator também conta com um ‘marketplace’, esta área pode ser acessada através do menu do jogo e possibilita que o jogador compre conteúdos extras, como novas aeronaves, aeroportos mais detalhados, etc.

O REALISMO DOS AVIÕES

Sempre que pilotamos uma aeronave podemos perceber que cada botão pode ser pressionado, então seja cuidadoso para não derrubar o seu avião acidentalmente. A barra de opções também pode ser facilmente acessada para ajustar alguns detalhes do gameplay, como por exemplo ativar e desativar o piloto automático, verificar a lista de checagem, ver informações do controle de trafego aéreo, combustível e até mesmo alterar a nossa câmera.

Os principais modelos de visões de câmera que estão disponíveis são a do Cockpit, Externa e Mostruário, o zoom destas câmeras também podem ser customizadas, oferecendo uma maior liberdade ao jogador.

Outro detalhe importante é que o jogador pode acessar a barra de ‘clima’ e realizar alguns ajustes bem interessantes em tempo real, como alterar a intensidade das nuvens, tempestade, neve e até mesmo colocar a hora e o clima em tempo real, oferecendo uma experiência ainda mais realista.

CONCLUSÃO

O Microsoft Flight Simulator é o mais surpreendente simulador de vôo já criado, sem duvidas ele é altamente indicado para qualquer jogador que busca por experiências realistas de pilotagem de aeronaves e também é visualmente impecável. O game apresenta tudo o que se busca em um jogo do gênero.

Esteja atento aos requisitos, pois, o jogo vai facilmente colocar o seu computador no limite. Vale apena notar que o simulador também pode levar algumas boas horas para poder ser instalado, afinal de contas são 150gb necessários para iniciar o processo de download, mas a experiência certamente vai valer apena.


Jucélio “Lenda” Verissimo
PC (Windows 10)

Microsoft Flight Simulator foi gentilmente cedido pela Microsoft para a realização desta análise.

Esta review representa a nossa opinião diante de tudo o que vimos e experimentamos, sabemos que cada pessoa possui opiniões diferentes em alguns aspectos, por isso sempre encorajamos que todos experimentem e tirem as suas próprias conclusões.

PONTOS POSITIVOS:

◆ Visualmente impecável para um jogo que apresenta o planeta inteiro para sobrevoar;
◆ Sincronização com o clima, hora e trafego aéreo em tempo real;
◆ Menu e interface simples e fácil de compreender;
◆ A qualidade dos efeitos sonoros é excelente;
◆ Diversas opções de ajuste de pilotagem;

PONTOS NEGATIVOS:

◆ O tempo de instalação do jogo se mostrou bastante longo se comparado a outros títulos com o mesmo tamanho;
Jogabilidade
10
Aspecto Visual
10
Aspecto Sonoro
10
Modos de Jogo
10
Dificuldade
10

Sobre o autor

Jucélio Verissimo
Jucélio Verissimo
Fundador da Lenda Games, Editor-Chefe e Criador de Conteúdo em texto e streaming. Considero os melhores jogos de todos os tempos como Grim Fandango, Twinsen's Odyssey, Final Fantasy VIII e Diablo 2.

PUBLICIDADE

-Advertisement-

RELACIONADOS

COMENTÁRIOS

PUBLICIDADE

-Advertisement-

PUBLICIDADE

-Advertisment-

LANÇAMENTOS

PUBLICIDADE

-Advertisment-

PUBLICIDADE

-Advertisment-

PLATAFORMAS

<b>PONTOS POSITIVOS: </b><BR> <BR>◆ Visualmente impecável para um jogo que apresenta o planeta inteiro para sobrevoar; <BR>◆ Sincronização com o clima, hora e trafego aéreo em tempo real; <BR>◆ Menu e interface simples e fácil de compreender; <BR>◆ A qualidade dos efeitos sonoros é excelente; <BR>◆ Diversas opções de ajuste de pilotagem; <br><br> <b>PONTOS NEGATIVOS: </b><BR> <BR>◆ O tempo de instalação do jogo se mostrou bastante longo se comparado a outros títulos com o mesmo tamanho;Microsoft Flight Simulator - Análise