Crash Team Racing: Nitro-Fueled – Análise

O jogo Crash Team Racing: Nitro-Fueled foi anunciado no final de 2018 como uma ‘recriação’ do título clássico lançado em 1999 para o console PlayStation 1, esta recriação foi desenvolvida pela Beenox e publicado no mundo todo pela Activision, confira a nossa análise completa ao decorrer desta publicação. CTR é sem dúvidas um dos jogos de corridas de Kart mais divertidos e famosos do mundo, principalmente para os milhões de jogadores que tiveram a oportunidade de experimentar o título clássico na era do PS1.

Crash Team Racing: Nitro-Fueled teve o seu lançamento realizado em 21 de junho de 2019 para as plataformas Xbox One, PlayStation 4 e Nintendo Switch, o jogo também possuí Legendas e Dublagem completa para Português do Brasil.

Uma aventura recriada com qualidade

Esta recriação de CTR certamente era sonhada por muitos jogadores ao longo dos últimos anos, e agora finalmente se tornou real, Nitro-Fueled oferece gráficos surpreendentes e que enchem os olhos de qualquer jogador, é incrível ver a quantidade de detalhes que foram adicionados até mesmo em lugares mais discretos das pistas clássicas do jogo.

Nos momentos iniciais você rapidamente nota a presença do modo principal do jogo – Aventura – este modo funciona como uma ‘história’ envolvendo a ameaça do inimigo espacial conhecido como Nitrous Oxide (um ser de outro planeta que passa o tempo buscando por novos pilotos no universo), ele exige que os melhores pilotos do seu planeta o enfrentem em uma corrida, se o vencer ele deixa o seu planeta em paz, mas se perder as coisas podem se tornar complicadas para todos os que vivem no mundo do nosso querido Crash.

Logo após esta introdução você parte em busca de grandes corridas, ganhando troféus, moedas e também chaves que abrem os portões para outras regiões do jogo, sempre que vence algumas corridas você desbloqueia o chefe daquela área e ao vencê-lo o seu personagem recebe uma chave, é algo divertido e realmente simples.

Vale mencionar que você tem a liberdade de escolher o modo aventura “clássico” que não permite a alteração do piloto ou “Nitro-Fueled” que permite alternar o seu piloto de forma livre ao longo da sua aventura, possibilitando que você possa até mesmo enfrentar o modo história com o seu carro todo personalizado.

Variedade de modos de jogo

Antes de mais nada também devemos mencionar algo interessante com relação ao modo Aventura,  ele não se resume apenas as corridas da história principal, você pode revisitar os percursos para concluir outros desafios como coletar as letras C T R durante a corrida e também encontrar a relíquia, cada pista pode ser revisitada a qualquer momento para concluir estes objetivos secundários. O game também conta com modo local e a possibilidade de jogar em tela dividida com os seus amigos.

Entre as novidades apresentadas em Crash Team Racing: Nitro-Fueled esta a presença do Modo Online que permite ao jogador enfrentar pilotos do mundo inteiro que estão em busca do primeiro lugar no Podium. Sempre que concluir uma corrida online você pode receber uma determinada quantidade de moedas que podem ser utilizadas para comprar itens cosméticos dentro do PitStop (falaremos sobre o PitStop a seguir).

Outro ponto interessante que podemos mencionar é que o jogo receberá também recompensas por temporada, um modo chamado “Grand Prix” será lançado ao jogo no dia 3 de julho de 2019, este modo oferece ainda mais desafios e recompensas para aqueles jogadores que tiverem as melhores colocações no ranking.

Personalizando tudo no PitStop

O PitStop é uma área onde você pode tornar a sua experiência ainda mais interessante ao personalizar o piloto, chassi, rodas, pintura, adesivos, etc. Ao visitar a ‘loja’ online você encontra alguns itens que são realmente muito divertidos para adquirir com as moedas obtidas ao longo das corridas, isto estimula o jogador a permanecer no jogo por mais tempo, e o melhor é que você também pode correr ao lado dos seus amigos.

Também é possível desbloquear novos personagens, até mesmo diversos chefes que não aparecem durante o modo Aventura estão disponíveis para desbloquear, tudo de forma simples e sem complicações. O jogador também pode desbloquear todos os cosméticos apenas acumulando as moedas durante as corridas (no modo online a quantidade de moedas ganhas nas corridas é bem maior do que nas corridas offline).

Um equilíbrio perfeito

A única coisa que pode afetar o desempenho do seu veículo de uma forma geral são os pilotos, eles são divididos em 3 tipos diferentes, como pilotos de maior velocidade total, pilotos mais adequados para curvas e também os personagens intermediários que possuem os status mais equilibrados.

Não podemos deixar de mencionar (e agradecer) o fato do game não possuir – microtransações – todo o conteúdo da loja pode ser adquirido apenas com as moedas obtidas durante as corridas, algo realmente animador em meio ao atual estado do mercado de games.

Dominando os movimentos do Kart

No início os comandos de aceleração e derrapagem podem ser um pouco estranhos para os jogadores, diferente de outros games de corrida em CTR você acelera o seu Kart pressionando o ‘botão A’ (Controle do Xbox One), e o botão de pulo (muito usado durante as curvas para ativar um ‘nitro especial’) fica localizado nos ‘botões RB/LB’, por mais que seja simples de entender, leva algum tempo até conseguir ‘dominar’ esta movimentação e conseguir soltar alguns ‘nitros especiais’ em cada curva. Enquanto algumas das pistas são fáceis outras possuem trechos “complicados” que podem acabar frustrando alguns jogadores durante as corridas. Ao coletar 10 frutas – Wumpas – durante a corrida você garante uma vantagem nas habilidades, tornando o turbo mais aprimorado, por exemplo.

O jogador tem a liberdade para coletar caixas aleatórias durante as corridas, estas caixas garantem poderes de habilidades que podem ser ativadas para ‘atrasar’ os outros pilotos, como a utilização de bombas, misseis, etc. CTR: Nitro-Fueled possui pilotos, percursos e modos do clássico “Crash Team Racing (1999)” e também possui todas as pistas e personagens do título “Nitro Kart (2003)”, isso é sem duvida algo que chama muito a atenção dos jogadores. (as pistas e personagens de Nitro Kart (2003) só estão disponíveis no modo Online do jogo)

Conclusão

Durante a nossa análise de Crash Team Racing: Nitro-Fueled percebemos que este é o título perfeito para os fãs que aguardaram tanto tempo para retornar as pistas do Crash, e também para novos jogadores que buscam bons desafios, o game se mostra com um visual muito bem trabalhado e também divertido (principalmente ao correr ao lado de amigos). Tudo isso além da sua trilha sonora empolgante com muitas musicas que proporcionam uma sensação incrível para os jogadores (e também nostalgia para os fãs mais antigos). Contudo, notamos que alguns dos comandos se mostram um pouco confusos nos primeiros momentos do jogo (a derrapagem para soltar o nitro especial nas curvas, por exemplo.), isso acaba levando o jogador a ter dificuldades acima do normal durante alguns percursos (principalmente se você nunca jogou os títulos clássicos), mas com o tempo é possível entender melhor essa movimentação e se dar bem durante as corridas.


Identificação de Credibilidade da Review

Jucélio “Lenda” Verissimo
Xbox One (FAT)

Digital Key provided by Activision

Esta nossa análise de Crash Team Racing: Nitro-Fueled representa a nossa opinião diante do jogo, com base em tudo o que vimos e experimentamos durante o gameplay.

Recomendamos a todos que joguem e tirem as suas próprias conclusões, pois, sabemos que as pessoas têm opiniões e gostos diferentes.


Entenda as nossas notas e avaliações, acesse aqui!

PROS:

◆ Todos os itens cosméticos da loja podem ser adquiridos com as moedas adquiridas durante as corridas;
◆ Possibilita jogar através de diversos modos como Online, Local e Aventura;
◆ O jogo esta totalmente legendado e dublado em Português do Brasil;
◆ Visual muito bem trabalhado em todas as pistas;
◆ Boa liberdade de personalização;

CONS:

◆ Existe uma dificuldade um pouco acima do normal para dominar as - derrapagens com nitros especiais - durante as curvas, isso acaba frustrando o jogador durante alguns momentos;
◆ A história do modo aventura é simples e sem grandes acontecimentos (assim como no clássico);
Jogabilidade
9.3
Aspecto Visual
9.8
Aspecto Sonoro
10
Dificuldade
8.9
História
8.2
Diversão
9.4

Sobre o autor

Jucélio Verissimo
Jucélio Verissimo
Fundador da Lenda Games, Editor-Chefe e Criador de Conteúdo em texto e streaming. Considero os melhores jogos de todos os tempos como Grim Fandango, Twinsen's Odyssey, Final Fantasy VIII e Diablo 2.

PUBLICIDADE

-Advertisement-

RELACIONADOS

COMENTÁRIOS

PUBLICIDADE

-Advertisement-

PUBLICIDADE

-Advertisment-

LANÇAMENTOS

PUBLICIDADE

-Advertisment-

PUBLICIDADE

-Advertisment-

PLATAFORMAS

<b>PROS: </b><BR> <BR>◆ Todos os itens cosméticos da loja podem ser adquiridos com as moedas adquiridas durante as corridas; <BR>◆ Possibilita jogar através de diversos modos como Online, Local e Aventura; <BR>◆ O jogo esta totalmente legendado e dublado em Português do Brasil; <BR>◆ Visual muito bem trabalhado em todas as pistas; <BR>◆ Boa liberdade de personalização; <br><br> <b>CONS: </b><BR> <BR>◆ Existe uma dificuldade um pouco acima do normal para dominar as - derrapagens com nitros especiais - durante as curvas, isso acaba frustrando o jogador durante alguns momentos; <BR>◆ A história do modo aventura é simples e sem grandes acontecimentos (assim como no clássico);Crash Team Racing: Nitro-Fueled - Análise