Far Cry: New Dawn – Análise

Uma das franquias de grande sucesso da Ubisoft recebeu um ‘Spin-Off’ chamado de Far Cry New Dawn, este é um novo título de Tiro em Primeira Pessoa que conta uma história que ocorre 17 anos depois dos acontecimentos de Far Cry 5.

Você esta de volta em Hope County, mas tudo mudou após um poderoso ataque nuclear devastar a região, com este cenário ‘Pós-Apocalíptico’ e uma ambientação muito colorida existem novos e perigosos desafios para enfrentar.

Far Cry New Dawn foi lançado em 15 de fevereiro de 2019 para as plataformas Xbox One, Playstation 4 e Computador, o game também oferece dublagem completa para Português do Brasil.

As cores de um novo amanhecer

Bem-vindo novamente ao condado de Hope County em Montana, sua história começa em meio a uma nova ameaça que vem pelas mãos de duas irmãs conhecidas como as Gêmeas [Mickey e Lou], elas são as líderes dos chamados ‘Saqueadores’ um grupo organizado de bandidos que tomam tudo o que querem e matam aqueles que vão contra os seus planos. Ao contrário de outros jogos ‘Pós-Apocalípticos’ que estão atualmente no mercado, este novo Far Cry apresenta um visual bastante colorido e vivo, tudo isso com uma experiência gráfica que esta repleta de detalhes incríveis nas construções, vegetação e iluminação.

Para evitar grandes spoilers não vamos nos aprofundar muito com relação à história do jogo que apesar de incrivelmente belo, possui uma campanha relativamente curta e bastante simples. Esta nossa nova história começa enquanto você controla um novo personagem conhecido como ‘Capitão’, durante uma viagem ao lado de Thomas Rush e seus companheiros que são emboscados pelos saqueadores.

Algum tempo depois as gêmeas aparecem pela primeira vez mandando os sobreviventes se unirem a elas, mas durante um momento de confusão o nosso amigo Rush joga o nosso personagem do alto da cachoeira e durante a manhã seguinte você retoma a consciência e encontra Carmina Rye, uma jovem de uma comunidade conhecida como ‘Prosperity’ que partiu em busca de ajuda contra as ameaças dos saqueadores.

Então após unir forças com Carmina e diversos outros sobreviventes que lutam com esperança em ter um futuro melhor você busca ajuda com um grupo chamado de ‘Novo Éden’ e também acaba descobrindo o destino de Joseph Seed o famoso vilão do título anterior da franquia, também conhecido como “O Pai”.

Se preparando com o que tem

Desde os primeiros momentos do jogo você percebe que existem diversos materiais espalhados pelo mapa que podem ser coletados, este tipo de item tem varias utilidades e pode ser usado para criar novas armas, munição, bombas e até mesmo para criar novos veículos, após criar um novo veículo é possível “invocar” ele a partir de determinados pontos no mapa, isso facilita muito a locomoção do jogador, por isso é sempre bem interessante vasculhar o ambiente a procura destes itens.

Existem diversos tipos de armas diferentes e uma das mais interessantes [que por sinal é uma das primeiras que você consegue no jogo] é o lançador de serras, uma arma mortal e que pode ser usada de maneiras estratégicas ricocheteando os disparos para varias direções.

Unindo forças para vencer

Graças ao sistema de ‘Equipe’ que pode ser acessado dentro do jogo é possível ter a ajuda de um dos diversos ‘companheiros’ que lutam ao seu lado durante vários momentos e isso pode ser de grande ajuda se estiver com dificuldades em passar por algum local que esta repleto de inimigos mais fortes. Você consegue desbloquear novos companheiros ao longo do jogo e sempre que algum deles morrer você pode utilizar determinados materiais para trazer eles de volta a vida.

Outro ponto interessante é que você pode jogar em dupla com algum amigo ‘online’ em vários momentos do jogo, isso pode facilitar muito o seu progresso no game e aumentar muito a diversão do jogador. Mas, enfrentamos alguns problemas de conexão ao tentar convidar alguém para entrar ‘online’, esperamos ter menos problemas como este no futuro com as atualizações do jogo.

Expandindo territórios e aspecto sonoro

Algo interessante em Far Cry New Dawn é a presença de ‘Postos Avançados’ que funcionam basicamente como uma base repleta de inimigos e ao eliminar todos eles neste lugar é possível ‘tomar’ esta posição e usar como uma base e consequentemente ter acesso a um ‘ponto de teleporte’ a mais no mapa [isso facilita muito a locomoção do jogador em áreas mais distantes] e ganhar ‘Etanol’ que pode ser utilizado em upgrades na nossa ‘base principal’ que é a comunidade de Prosperity, mas com o tempo esta atividade se torna um pouco cansativa e repetitiva.

Também existe a possibilidade de ‘explorar’ a base novamente permitindo que ela seja retomada pelos inimigos, por conta disso a próxima vez que conseguir capturar esta mesma base você vai ganhar mais recompensas, mas também será mais difícil. Outra coisa que vale mencionar é que ao percorrer as estradas você também encontra caminhões e veículos dos saqueadores que estão transportando prisioneiros, oferecendo um pouco mais do que fazer pelo caminho.

De modo geral o aspecto sonoro do jogo foi muito bem feito e consegue passar uma sensação mais envolvente durante as batalhas, mas existem alguns detalhes menores como os efeitos de som ao dirigir um veículo que não são tão agradáveis, pois, não consegue passar uma sensação muito ‘realista’ com os barulhos do veículo percorrendo algumas estradas.

Mais atividades secundarias

Não podemos deixar de mencionar que existem diversos acontecimentos pelo mundo do jogo, como um tipo de ‘Air Drop’ um pacote que cai de paraquedas aleatoriamente pelo mapa, ao abrir este tipo de pacote você encontra diversos tipos de materiais que ajudam durante o jogo, mas seja cuidadoso, pois, os saqueadores que estiverem por perto também irão até o local para pegar o conteúdo do pacote. Existe uma boa variedade na vida selvagem da região, é possível pescar ou até mesmo caçar animais mutantas que foram afetados ao longo dos anos neste mundo Pós-Apocalíptico, alguns animais são poderosos e raros, ao eliminar algum você pode coletar a pele dele e em seguida o jogador pode negociar este tipo de recurso.

As chamadas expedições [que levam o jogador a outros mapas] também são uma atividade muito útil para os jogadores que estão precisando de mais materiais para criar novas armas, veículos, etc. através deste tipo de missão opcional é necessário procurar um determinado pacote que esta dentro de uma base inimiga, após coletar o pacote um GPS é ativado e os inimigos começam a ir atrás de você, então é necessário se defender até que o helicóptero de resgate chegue para conseguir escapar do lugar e concluir a missão.

Conclusão

Far Cry New Dawn é a mais nova aposta da Ubisoft para o mundo desta que é uma das mais famosas franquias de jogos da empresa, o game apresenta um visual verdadeiramente incrível que é coberto por uma vegetação abundante e cores chamativas, tudo isso combinado a um sistema de iluminação que oferece um toque a mais para a beleza Pós-Apocalíptica de Hope County. Este novo jogo também merece elogios pela grande variedade de armas e veículos que estão disponíveis para serem criados.

Contudo, mesmos sendo um Spin-Off da franquia acredito que não posso deixar de mencionar sobre o fato do jogo ser bem mais ‘curto’ do que o normal, existem apenas vinte e duas missões principais da história que podem acabar passando mais rápido do que imagina, sem contar o fato de que existem varias missões irrelevantes que estão presentes apenas para ‘cobrir o espaço’ e prolongar um pouco mais o gameplay, são alguns destes pequenos pontos que acabam prejudicando um pouco a experiência do jogador ao longo da sua aventura.


Identificação de Credibilidade da Review

Jucélio “Lenda” Verissimo
Xbox One [FAT]

Digital Key provided by Ubisoft

Esta nossa análise de Far Cry New Dawn representa a nossa opinião diante do jogo, com base em tudo o que vimos e experimentamos durante o gameplay.

Recomendamos a todos que joguem e tirem as suas próprias conclusões, pois, sabemos que as pessoas têm opiniões e gostos diferentes.


Entenda as nossas notas e avaliações, acesse aqui!

PROS:

◆ O sistema de expedições é rápido e oferece boas recompensas.
◆ Grande variedade de armas e veículos para serem criados.
◆ Oferece dublagem completa para Português do Brasil.
◆ Possui um visual incrível repleto de detalhes.

CONS:

◆ Existem missões irrelevantes e que é possível perceber que estão ali apenas para prolongar o gameplay.
◆ Algumas atividades como as retomadas dos 'Postos Avançados' se tornam cansativos com o tempo.
◆ Possui uma campanha relativamente curta e com acontecimentos previsíveis.
Jogabilidade
9.2
Aspecto Visual
9.5
Aspecto Sonoro
7.1
Dificuldade
8.3
História
6.4
Diversão
8

Sobre o autor

Jucélio Verissimo
Jucélio Verissimo
Fundador da Lenda Games, Editor-Chefe e Criador de Conteúdo em texto e streaming. Considero os melhores jogos de todos os tempos como Grim Fandango, Twinsen's Odyssey, Final Fantasy VIII e Diablo 2.

PUBLICIDADE

-Advertisement-

RELACIONADOS

COMENTÁRIOS

PUBLICIDADE

-Advertisement-

PUBLICIDADE

-Advertisment-

LANÇAMENTOS

There are no upcoming events at this time

PUBLICIDADE

-Advertisment-

PUBLICIDADE

-Advertisment-

PLATAFORMAS

<b>PROS: </b><BR> <BR>◆ O sistema de expedições é rápido e oferece boas recompensas. <BR>◆ Grande variedade de armas e veículos para serem criados. <BR>◆ Oferece dublagem completa para Português do Brasil. <BR>◆ Possui um visual incrível repleto de detalhes. <br><br> <b>CONS: </b><BR> <BR>◆ Existem missões irrelevantes e que é possível perceber que estão ali apenas para prolongar o gameplay. <BR>◆ Algumas atividades como as retomadas dos 'Postos Avançados' se tornam cansativos com o tempo. <BR>◆ Possui uma campanha relativamente curta e com acontecimentos previsíveis.Far Cry: New Dawn - Análise