Análise: DiRT Rally 2.0 – Os grandes desafios do Rally!

 

O jogo de corrida DiRT Rally 2.0 foi completamente desenvolvido e publicado pela Codemasters usando o poder do motor gráfico EGO Engine, este novo título da franquia DiRT oferece a possibilidade de enfrentar o Campeonato Mundial de Rally Cross da FIA e percorrer terrenos asfaltados e de off-road em regiões da Nova Zelândia, Austrália, Estados Unidos e mais lugares do mundo, veja a nossa análise completa ao longo desta publicação.

DiRT Rally 2.0 apresenta dublagem e legendas em Português do Brasil e o seu lançamento foi realizado em 26 de fevereiro de 2019 para as plataformas Xbox One, PlayStation 4 e Computador.

O maior realismo do Rally

A Codemasters criou uma experiência surpreendente para esta famosa franquia de jogos de Rally, o game apresenta uma jogabilidade extremamente realista, proporcionando ao jogador uma sensação perfeita de simulação. Tudo isso não é somente pela sua excelente qualidade visual, mas também pelo seu profundo nível de controle dos veículos ao longo dos percursos.

Algo que fica claro já a partir da primeira corrida é que este não é um jogo fácil, você rapidamente vai perceber que precisa tomar muito cuidado a cada curva. Neste jogo é necessário prestar mais atenção as falas do seu copiloto, ele esta ali a todo momento falando detalhes importantes sobre a estrada que você esta percorrendo.

Desde o momento que você compreende estes detalhes tudo se torna um pouco mais prático, não existe a função de – rewind – para retroceder, então se bater e ficar muito para trás a solução vai ser reiniciar toda a corrida, o que pode ser um pouco cansativo em alguns percursos que podem ultrapassar 10 minutos de duração.

Algo que incomoda um pouco é com relação a determinadas orientações do seu copiloto, dentro do jogo não existe nenhum tipo de guia ou tutorial rápido para mostrar aos jogadores iniciantes o que significa algumas destas orientações.

Correndo pelo mundo

Logo nos primeiros momentos podemos notar os diferentes modos de jogo que são apresentados, a primeira área do menu “Minha Equipe” permite ao jogador participar de eventos desafiadores, além de possuir eventos diários e semanais. Também existe a liberdade para contratar novos membros para a sua “equipe de engenheiros” que ajudam a identificar problemas. Algo que também é interessante em relação a esta área “Minha Equipe” é a possibilidade de adquirir novos veículos ao acessar a garagem, assim como realizar aprimoramentos.

Ao acessar a próxima categoria chamada de “Jogo Livre” podemos ver uma série de modos como o “Rally Histórico” que permite correr utilizando veículos clássicos em um tipo de campeonato, o modo FIA World Rally Championship é algo que também chama a atenção por oferecer uma série de pistas oficiais da FIA através de uma competição ao título mundial de Rallycross. Também existem as áreas de “Clubes da Racenet”, a possibilidade de criar campeonatos personalizados e também “Contra o Tempo” que oferece um tipo de ranking online.

Toda a experiência sonora do jogo é surpreendente, não podemos deixar de notar que os desenvolvedores tiveram cuidados minuciosos para criar uma imersão profunda em todo o seu aspecto sonoro, seja através do som do motor de cada veiculo que é altamente realista ou simplesmente ao passar por terrenos Off-road e asfaltados.

Melhorando seu veículo

Em DiRT Rally 2.0 existe a liberdade de adquirir melhorias para o seu carro, permitindo que a sua equipe possa trabalhar de forma ainda mais eficiente, tornando o seu carro adequado para diversos tipos de terreno de Rally ou Rallycross. Modificando aspectos como a durabilidade dos amortecedores e melhorando ainda mais o desempenho do motor, etc.

Após enfrentar alguns percursos você pode notar que o seu carro vai sofrendo danificações, seja por batidas ou danos nas rodas, etc. Sempre que iniciar uma nova corrida é essencial fazer alguns reparos e substituir algumas peças para manter sempre um bom desempenho.

Durante os momentos antes do início da corrida você também pode fazer ajustes manuais ainda mais profundos no veículo, como alteração no alinhamento das rodas, mudanças nos amortecedores e na transmissão, etc.

Os grandes desafios

Este é um jogo realmente desafiador, assim como apontamos no início desta análise, é difícil ter bons resultados nos primeiros momentos se você acelerar muito durante uma curva, isso pode fazer você sofrer acidentes trágicos que levam o seu carro a descer um desfiladeiro ou a bater diretamente em uma árvore. Mas, existem alguns pontos que expandem ainda mais essa sensação de desafio do jogo, o sistema de dificuldades de IA em níveis mais altos consegue aumentar a velocidade dos outros carros e isso torna tudo mais difícil.

Outro ponto curioso que vale apena mencionar é com a possibilidade de ativar os “Danos Extremos” que faz com que o seu carro possa se quebrar com facilidade, assim como um carro de verdade que pode ter o motor danificado ao bater em uma árvore, isso acaba tornando a experiência ainda mais realista e precisa.

Conclusão

DiRT Rally 2.0 oferece uma das melhores experiências de Rally e Rallycross dos últimos anos. O game apresenta uma jogabilidade desafiadora que com toda a certeza irá agradar aos fãs da franquia, este foi um dos pontos que mais chamou a nossa atenção durante a análise. Este novo título também apresenta um visual muito bem trabalhado nas pistas e nos veículos que são muito fieis, tanto na parte interna quanto externa do carro.

Vale lembrar que o jogo conta com a presença de dublagem e legendas completas em Português do Brasil, o que torna a experiência mais proveitosa por parte dos jogadores do nosso país. Para que o seu copiloto fale em Português você precisa mudar a nacionalidade dele para Brasileiro.

Contudo, não podemos ignorar que nos primeiros momentos é difícil compreender algumas das orientações do seu navegador “copiloto”, isso pode acabar tornando a experiência um pouco complicada inicialmente.


Identificação de Credibilidade da Review

Jucélio “Lenda” Verissimo
Xbox One (FAT)

Digital Key provided by Deep Silver

Esta nossa análise de DiRT Rally 2.0 representa a nossa opinião diante do jogo, com base em tudo o que vimos e experimentamos durante o gameplay.

Recomendamos a todos que joguem e tirem as suas próprias conclusões, pois, sabemos que as pessoas têm opiniões e gostos diferentes.


Entenda as nossas notas e avaliações, acesse aqui!

PROS:

◆ Boa variedade de veiculos para adquirir ao longo do jogo.
◆ Possuí Dublagem e Legendas em Português do Brasil.
◆ A qualidade sonora do jogo foi muito bem trabalhada.
◆ É desafiador e possui um alto nivel de realismo.

CONS:

◆ O jogo não é muito amigavel para jogadores novatos.
Jogabilidade
9.2
Aspecto Visual
9.5
Aspecto Sonoro
10
Modos de Jogo
8.7
Dificuldade
9.4
Diversão
8

Sobre o autor

Jucélio Verissimo
Jucélio Verissimo
25 Anos, Aficionado por desenvolvimento de jogos e de servidores. Grande fã da banda finlandesa "Poets of the Fall". Considero os melhores jogos de todos os tempos como Grim Fandango, Twinsen's Odyssey, Final Fantasy VIII, Diablo 2, Uncharted 3, Alan Wake e The Witcher 3, Também sou o Fundador da Lenda Games.

RELACIONADOS

PUBLICIDADE

COMENTÁRIOS

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

LANÇAMENTOS

PUBLICIDADE

PARCEIROS

PUBLICIDADE

ACOMPANHE NO FACEBOOK

INSTAGRAM