Nintendo abre processo contra sites de ROMs e quer 100 milhões de dólares em indenizações!

Segundo informações reveladas nos últimos dias ao site de noticias TorrentFreak, a Nintendo abriu um processo contra sites de ROMs [Backups de Jogos antigos] e pede uma indenização sobre diversos títulos da empresa que são apresentados sem autorização nestes sites.

Os emuladores são famosos no mundo todo por sua praticidade em executar jogos antigos de diversas plataformas descontinuadas a décadas, mas possuir ROMs que são protegidos por direitos autorais armazenados no seu computador ou na internet é considerado crime.

Estes jogos são protegidos legalmente e as ROMs também não podem ser distribuídas gratuitamente na internet sem a devida autorização.

A Nintendo parece que não vai deixar barato e abriu um processo na corte federal no Arizona contra alguns dos maiores sites do tipo na internet, sendo eles LoveROMS.com e LoveRETRO.co por violações de direitos autorais. Acredita-se que ambos os sites são administrado por Jacob Mathias sob uma companhia no Arizona chamada de Mathias Designs LLC.

Em uma parte do documento divulgado no site TorrentFreak, a Nintendo explica sobre estes sites distribuírem jogos piratas.

Em uma parte do documento divulgado, a Nintendo comenta [Traduzido]:

“Os sites  LoveROMs e LoveRETRO  estão entre os hubs online mais abertos e notórios de videogames piratas…”

Ainda segundo a Nintendo [Traduzido]:

“Através dos sites LoveROMs e LoveRETRO, os réus reproduzem, distribuem, publicamente executam e exibem um número impressionante de cópias não autorizadas de videogames da Nintendo, tudo sem a permissão da Nintendo.”

A Nintendo esta solicitando o pagamento de 150 mil dólares por cada jogo da empresa no site e até 2 milhões de dólares por cada violação de marca da empresa, que segundo os registros chegam a mais de 140 violações de direito autoral e 40 violações de marca, o que podem levar a quantias superiores a 100 milhões de dólares em indenizações.

Os sites mencionados ainda não responderam publicamente sobre o processo, mas o futuro para este tipo de conteúdo aparentemente esta com os dias contados na internet.

Sobre o autor

Jucélio Verissimo
Jucélio Verissimo
Fundador da Lenda Games, Editor-Chefe e Criador de Conteúdo em texto e streaming. Considero os melhores jogos de todos os tempos como Grim Fandango, Twinsen's Odyssey, Final Fantasy VIII e Diablo 2.

PUBLICIDADE

-Advertisement-

RELACIONADOS

COMENTÁRIOS

PUBLICIDADE

-Advertisement-

PUBLICIDADE

-Advertisment-

LANÇAMENTOS

PUBLICIDADE

-Advertisment-

PUBLICIDADE

-Advertisment-

PLATAFORMAS