ArcheAge Online – Análise

Lançado em 16 de setembro de 2014, ArcheAge Online é até hoje um dos MMORPG’s mais conhecidos do mercado. Seja pela sua ampla quantidade de conteúdos do jogo ou pelo grande sucesso do jogo em seu lançamento, que chegou a possuir filas de 20 mil jogadores nos seus servidores nas primeiras semanas.

O jogo que possui elementos “Sandbox” ou “Caixa de Areia” como preferir chamar, foi desenvolvido pela XL Games e publicado na América do Norte pela Trion Worlds que até então também era responsável pela publicação dos jogos como Defiance & Rift Online.

As informações a seguir tem como base o estado atual do jogo em sua mais recente expansão “Legends Return” lançada em 5 de abril de 2018 na América do Norte.

Visual & Desempenho

Utilizando o poder da Engine gráfica CryEngine 3, o jogo possui belos visuais em suas configurações mais altas. Com um design bem detalhado, o jogo também possui um mapa gigantesco para explorar. Com três grandes continentes e um imenso oceano, os visuais não deixam a desejar em nenhuma parte do jogo.

Mas, tudo isso também tem um custo, para tirar todo o proveito do jogo em suas capacidades gráficas sem perder performance, é necessário um computador relativamente robusto.

Jogabilidade & Conteúdo

O jogo traz uma das maiores e mais completas categorias de conteúdos do mercado de MMORPG’s, com a possibilidade de comprar ou construir casas de todos os tipos, desde pequenas até mansões. Possuir fazendas, onde você pode plantar e colher todos os tipos de arvores ou plantas variadas, bem como criar animais.

Você possui a liberdade de construir o seu próprio navio seja ele de pesca, mercante ou de galeões guerra. Fazer rotas comerciais, levando cargas de um ponto a outro do mapa em troca de ouro. Roubar plantações não protegidas de outros jogadores ou até mesmo as suas cargas de rotas comerciais em áreas PVP. Ser um pirata, velejar pelos oceanos do jogo em busca de tesouros e roubar jogadores que velejam pelo mar. Mas cuidado, se você matar ou roubar muito, você pode acabar sendo preso dentro do jogo, literalmente.

Com um catalogo de criação de itens gigantesco, onde você pode localizar, e visualizar os materiais necessários para criar cada item do jogo de forma simples e fácil de entender.

Segue os padrões “Grátis para jogar” e com um sistema de “Vip” dentro do jogo, que é chamado de “Patron”.

Este sistema de vip fornece alguns benefícios, como a possibilidade de possuir terrenos e ter uma regeneração de Labor maior mesmo se você não estiver online. [Labor é a energia que o seu personagem tem para realizar tarefas, como por exemplo: colher plantas gasta o seu labor etc…]

Mas, o que tira completamente o fator “P2W” que alguns jogadores chamam é a possibilidade de comprar este “Patron” dentro do jogo, na casa de leilões através de um item especifico.

Classes & Habilidades

Uma das áreas de maior destaque do ArcheAge é a liberdade com o seu personagem, trazendo atualmente 10 conjuntos diferentes de habilidade diferentes e 120 Classes disponíveis para o seu personagem, e fornecendo a possibilidade de alternar as classes livremente dentro do jogo sem ser necessário criar outro personagem. você não é limitado pelo uso de uma armadura, por exemplo: posso ter um mago de armadura pesada, sem restrições.

Trilha Sonora

As musicas do jogo seguem aquele velho estilo de MMORPG’s que vem do oriente, o que pode causar um certo receio por parte do publico ocidental. Mas, isso não tira o brilho sobre algumas musicas presentes no jogo.

A trilha sonora da tela de Seleção de Servidor e Personagens na atualização anterior [3.0], eram muito mais atrativas do que as atuais. Trazendo musicas da banda Invocation Array, como “BloodSong” e “Revelation“. Mas, estas musicas infelizmente já não estão mais presentes na versão atual do jogo.

Personalização & Mobilidade

Existes diversos itens para personalizar o seu personagem, com roupas de todos os tipos e algumas podem ser coloridas com tinturas mesmo que limitadas de certa forma. Uma grande variedade de montarias de todos os tipos, como terrestres, aquáticas, e algumas como o grifo tem habilidades para planar sobre o ar.

Também há uma grande liberdade com a possibilidade de se teleportar para outros lugares já visitados, economizando muito tempo que seria gasto andando até outra região do jogo, como acontece em outros MMO’s no mercado atualmente.

Conclusão

Sem duvidas, este é um dos MMORPG’s mais marcantes dos últimos anos, trazendo uma serie de conteúdos que possibilitam uma liberdade sem igual. Apesar de tudo, o jogo segue aqueles padrões que requerem muito do seu tempo, para que você se torne mais forte você precisa passar muito tempo online, definitivamente não é para jogadores casuais.

Apesar dos erros e acertos, este jogo ainda tem uma proposta excelente, mas acabou perdendo muitos jogadores ao longo do caminho por conta de atualizações mal realizadas que mudaram drasticamente alguns aspectos do jogo para boa parte dos jogadores. Esperamos que em atualizações futuras, mais conteúdos sejam adicionados para atrair novos olhares, visto que o jogo possui certa dificuldade em atrair mais jogadores no estado atual.


Identificação de Credibilidade da Review

Jucélio “Lenda” Verissimo
Computador (PC)

Esta nossa análise de ArcheAge Online representa a nossa opinião diante do jogo, com base em tudo o que vimos e experimentamos durante o gameplay.

Recomendamos a todos que joguem e tirem as suas próprias conclusões, pois, sabemos que as pessoas têm opiniões e gostos diferentes.


Entenda as nossas notas e avaliações, acesse aqui!

PONTOS POSITIVOS:

◆ Liberdade de conteúdos;
◆ Muitas classes e habilidades;
◆ Visuais detalhados e atrativos;

PONTOS NEGATIVOS:

◆ Requer muito mais do seu tempo em comparação a outros MMOs no mercado;
◆ Trilha sonora não muito atrativa;
◆ Novas expansões demoram muito para chegar;
◆ Sistema de energia "Labor" que limita as suas ações diárias;
Jogabilidade
7
Graficos
8
Conteúdos
9
Trilha Sonora
6
Habilidades
7.5
Classes
9
Personalização
7

Sobre o autor

Jucélio Verissimo
Jucélio Verissimo
Fundador da Lenda Games, Editor-Chefe e Criador de Conteúdo em texto e streaming. Considero os melhores jogos de todos os tempos como Grim Fandango, Twinsen's Odyssey, Final Fantasy VIII e Diablo 2.

PUBLICIDADE

-Advertisement-

RELACIONADOS

COMENTÁRIOS

PUBLICIDADE

-Advertisement-

PUBLICIDADE

-Advertisment-

LANÇAMENTOS

PUBLICIDADE

-Advertisment-

PUBLICIDADE

-Advertisment-

PLATAFORMAS

<b>PONTOS POSITIVOS: </b><BR> <BR>◆ Liberdade de conteúdos; <BR>◆ Muitas classes e habilidades; <BR>◆ Visuais detalhados e atrativos; <br><br> <b>PONTOS NEGATIVOS: </b><BR> <BR>◆ Requer muito mais do seu tempo em comparação a outros MMOs no mercado; <BR>◆ Trilha sonora não muito atrativa; <BR>◆ Novas expansões demoram muito para chegar; <BR>◆ Sistema de energia "Labor" que limita as suas ações diárias;ArcheAge Online - Análise