Nova tecnologia a laser é usada para criar novos tipos de hologramas 3D!

Diferente das antigas imagens 3-D, estas imagens de alta qualidade são visíveis de praticamente qualquer direção.

Um novo sistema a laser disponibiliza imagens tridimensionais coloridas no ar, informam os pesquisadores na Nature em pesquisa revelada hoje. Esta tecnologia poderia algum dia fazer visuais futuristas e de livre flutuação para quase tudo, desde o controle de tráfego aéreo até o planejamento cirúrgico.

Curtis Broadbent, um físico da Universidade de Rochester, em Nova York, que não estava envolvido no trabalho, diz que:

“você realmente pode, em princípio, conseguir o que todos esperam alcançar, que é a imagem da princesa Leia naquela cena em Star Wars”

Enquanto os hologramas são imagens em superfícies planas que só aparecem tridimensionais por causa dos efeitos da luz, as imagens recém-criadas ocupam espaço 3-D.

Imagens bidimensionais de artistas virtuais também podem ser feitas para aparecer em 3-D. Através de truques de estágio que envolvem projetores cuidadosamente colocados em superfícies reflexivas. Mas, como os hologramas, essas imagens aparentemente 3-D só podem ser vistas de certos ângulos. A nova técnica cria imagens tridimensionais que podem ser vistas em quase qualquer direção.

O laser repetidamente move a partícula de celulose ao longo de um caminho específico através do ar, por exemplo, na forma de um saca-rolhas ou o contorno de uma borboleta. Em cada ponto do percurso da partícula, outros lasers iluminam-no com luz vermelha, verde ou azul, que a partícula dispersa em todas as direções. Isso cria um único pixel de imagem que pode ser visto de todos os lados.

“Escalar isso até o tamanho de um monitor de computador seria bastante desafiador” diz Broadbent.

Os pesquisadores teriam que refinar seu protótipo para fazer imagens usando muitas partículas.

No futuro hologramas podem ajudar os médicos a praticar cirurgia. Esta tecnologia também pode ser usada para terapia física ou melhorar o desempenho atlético.

E se as imagens podem ser continuamente atualizadas com dados em tempo real, tais visões tridimensionais podem fornecer controladores de tráfego aéreo com mapas dinâmicos de aviões no ar, ou ajudar os pesquisadores a rastrear os satélites para evitar possíveis colisões.

Será que algum dia veremos Hologramas como aqueles dos filmes de Star Wars? Conte pra gente nos comentários.

Sobre o autor

Jucélio Verissimo
Jucélio Verissimo
Fundador da Lenda Games, Editor-Chefe e Criador de Conteúdo em texto e streaming. Considero os melhores jogos de todos os tempos como Grim Fandango, Twinsen's Odyssey, Final Fantasy VIII e Diablo 2.

PUBLICIDADE

-Advertisement-

RELACIONADOS

COMENTÁRIOS

PUBLICIDADE

-Advertisement-

PUBLICIDADE

-Advertisment-

LANÇAMENTOS

PUBLICIDADE

-Advertisment-

PUBLICIDADE

-Advertisment-

PLATAFORMAS