One Piece: Odyssey – Análise

Um dos animes mais famosos do mundo recebeu um novo jogo pelas mãos dos desenvolvedores da ILCA, estamos falando de One Piece: Odyssey, o mais novo título publicado pela Bandai Namco, e agora chegou o momento de conferir a nossa análise sem spoilers e saber ainda mais sobre este game que está atraindo a atenção dos jogadores e fãs do anime no mundo inteiro.

O jogo One piece: Odyssey foi lançado oficialmente no último dia 13 de janeiro de 2023 para as plataformas do Xbox Series X/S, PlayStation 4, PlayStation 5 e Computador (PC).

Estilo de Jogo e Visual

O novo game de One Piece apresenta uma jogabilidade de RPG com combate baseado em turnos, onde também é possível controlar não somente o famoso pirata Monkey D. Luffy, como também os outros piratas da tripulação do Chapéu de Palha, como Nami, Sanji, Chopper, Usopp, Robin, Franky, Zoro e mais. Em sua jornada você poderá resolver puzzles, coletar itens pelo caminho e desbloquear habilidades especiais para cada personagem.

O título apresenta um visual agradável e detalhado, mostrando belas ambientações ao decorrer da sua grande aventura que começa com a sua chegada a misteriosa ilha de Waford, local que rapidamente nos mostra que nem tudo será fácil, pois existem diversas criaturas perigosas espalhadas por toda parte.

Combate e Habilidades

Um ponto muito interessante em One Piece: Odyssey é com relação a progressão dos personagens ao decorrer do jogo, após as lutas os nossos personagens ganham pontos de experiência e assim podem subir de nível e ficar cada vez mais fortes. Além disso, também é possível utilizar habilidades especiais durante as lutas, tornando o combate ainda mais intenso, e cada um dos personagens possuem habilidades únicas de combate.

Vale mencionar que também existem influências das personalidades dos personagens durante algumas lutas, por exemplo, o personagem ‘Sanji’ fica impossibilitado de atacar se estiver cercado por mulheres no jogo, mostrando um aspecto bem interessante visto que ele segue o mesmo estilo do personagem no anime. Existem alguns inimigos do mapa apresentam o nome ‘selvagem’, o que indica que eles são muito mais fortes do que outros monstros da região.

Um detalhe interessante é que o jogo também permite aos jogadores mudar o modo de batalha, ativando um modo manual ou automático, que faz com que os seus personagens ataquem sozinhos nas lutas e você não precise fazer nada.

Tecnicas de Combate

Existem tipos de ataque que são mais fortes contra determinados tipos de inimigos, e que podem definir o curso da sua luta, permitindo que os jogadores bolem estratégias mais eficazes para derrotar inimigos ao explorar as suas fraquezas.

Você também pode sempre utilizar a habilidade ‘haki de observação’ durante a sua exploração, que permite ao jogador identificar itens escondidos e também monstros que podem dar mais pontos de experiência ao serem derrotados.

Outro ponto é que é possível equipar determinados acessórios na sua tripulação, o que pode oferecer melhorias nos atributos, como ataque, defesa, pontos de vida, etc., e assim tornando eles ainda mais fortes. Lembrando que se um personagem morrer durante o confronto, ele pode renascer com 1 ponto de vida após a finalização da luta, também é possível utilizar determinadas comidas para recuperar a vida dos personagens.

Em determinados momentos da sua jornada você pode ‘fazer uma festa’ e alimentar a sua tripulação com uma boa comida em torno de uma fogueira, e assim adquirindo buffs de experiência e chance de dano critico durante algumas lutas.

Aspecto Sonoro

Outro ponto que devemos mencionar a respeito do jogo é com relação a sua dublagem original, os desenvolvedores optaram por manter os dubladores da versão japonesa do anime em seus respectivos personagens, algo que com toda certeza agradou os fãs japoneses.

Contudo, jogadores que buscavam por uma experiência dublada em português (como a maior parte dos lançamentos recentes no mercado de games), podem ficar decepcionados, embora o jogo apresente legendas (texto) em nosso idioma. Vale notar também que a trilha sonora teve ‘Motoi Sakuraba’ como compositor, ele trabalhou em grandes franquias como ‘Tales’, ‘Star Ocean’ e ‘Dark Souls’.

Conclusão

O jogo se mostrou como um excelente RPG baseado em turnos, oferecendo um sistema de combate rápido e com bastante ação, permitindo também que os jogadores possam tornar o combate mais acelerado (se assim desejarem). Toda a jornada é interessante e com boas reviravoltas ao decorrer da história, oferecendo uma boa experiência não somente para jogadores novatos, mas também para os fãs do anime.

Contudo, devemos mencionar que existem muitos momentos de ‘transição de cenas’ (telas de carregamento), pois o jogo possui muitas zonas ‘instanciadas’, o que torna a experiência um pouco cansativa em alguns momentos, outro ponto é com relação a localização do jogo, embora ele possua legendas completas em português do Brasil, ele não possui dublagem (audio) em nosso idioma, o que é realmente uma pena.


Jucélio “Lenda” Verissimo
Computador (PC)

One Piece: Odyssey foi gentilmente cedido pela Bandai Namco para a realização desta análise.

Esta review representa a nossa opinião diante de tudo o que vimos e experimentamos, sabemos que cada pessoa possui opiniões diferentes em alguns aspectos, por isso sempre encorajamos que todos experimentem e tirem as suas próprias conclusões.

PONTOS POSITIVOS:

◆ Apresenta um belo visual e com diversos detalhes em sua ambientação, muito fiel a arte do anime;
◆ Apesar de ser baseado em turnos, o jogo oferece lutas com uma ação rapida e direta;

PONTOS NEGATIVOS:

◆ Apresenta muitas zonas de carregamento de tela ao passar de uma zona para outra (areas instânciadas);
◆ Não possui dublagem (audio) em Português do Brasil;
Jogabilidade
8.0
Aspecto Visual
9.0
Aspecto Sonoro
7.8
Dificuldade
7.4
História
8.2
Diversão
7.0

Sobre o autor

Jucélio Verissimo
Jucélio Verissimo
Fundador da Lenda Games, Editor-Chefe e Criador de Conteúdo em texto e streaming. Considero os melhores jogos de todos os tempos como Grim Fandango, Twinsen's Odyssey, Final Fantasy VIII e Diablo 2.

PUBLICIDADE

-Advertisement-

RELACIONADOS

COMENTÁRIOS

PUBLICIDADE

-Advertisement-

PUBLICIDADE

-Advertisment-

LANÇAMENTOS

PUBLICIDADE

-Advertisment-

PUBLICIDADE

-Advertisment-

PLATAFORMAS

<b>PONTOS POSITIVOS: </b><BR> <BR>◆ Apresenta um belo visual e com diversos detalhes em sua ambientação, muito fiel a arte do anime; <BR>◆ Apesar de ser baseado em turnos, o jogo oferece lutas com uma ação rapida e direta; <br><br> <b>PONTOS NEGATIVOS: </b><BR> <BR>◆ Apresenta muitas zonas de carregamento de tela ao passar de uma zona para outra (areas instânciadas); <BR>◆ Não possui dublagem (audio) em Português do Brasil; One Piece: Odyssey - Análise