Battlefield 2042 – Análise

O jogo Battlefield 2042 é o mais novo título de uma das maiores franquias de todos os tempos, nesta nova versão o game aposta alto apenas com a presença de modos multiplayer, vamos conferir todas as novidades ao decorrer desta análise completa.

Battlefield 2042 foi desenvolvido pela DICE e publicado pela Electronic Arts, lançado oficialmente em 19 de novembro de 2021 para as plataformas Xbox One, Xbox Series X/S, PlayStation 4, PlayStation 5 e Computador (PC).

O CAOS DA GUERRA

Muitas mudanças e novidades nesta nova versão de Battlefield, mas a maior mudança é sem duvidas o fato de que o jogo agora não conta mais com um modo ‘História’ (Campanha), mas esta é apenas uma das novidades neste novo título que conta com um visual incrivelmente belo e detalhado.

Em seus primeiros momentos no jogo você é introduzido a uma breve história que revela a origem destes confrontos grandiosos, e também somos colocados em nossa primeira batalha, assim entendendo mais sobre as mecânicas de gameplay.

Os mapas apresentados em Battlefield 2042 são grandiosos e dependendo do modo escolhido podem contar com até 128 jogadores simultâneos, o que torna o campo de batalha intenso em toda a sua extensão. Vale mencionar que a quantidade de jogadores em determinados modos é menor se você jogar o game nos consoles da geração passada.

MODOS DE JOGO

Algo que chamou a nossa atenção já nos primeiros momentos do jogo foi com relação aos modos, os jogadores podem selecionar diferentes experiências, a começar pelo modo ‘All-Out Warfare’ que nos em batalhas pelço controle de territorios, este modo pode ser alternado entre Multiplayer e modo Solo e Cooperativo (com a presença de IA), além disso também permite escolher entre o tradicional ‘Conquista’ para capturar regiões diversas e ‘Ruptura’ que nos coloca em constante movimento.

O segundo modo principal é o ‘Hazard-Zone’ que se concentra em operações de pelotão, onde você deve assegurar informações, sobreviver e extrair determinados objetivos.

O terceiro modo principal é o ‘Portal’ que nos permite jogar da nossa propria maneira, selecionando nossas proprias regras, além disso este modo apresenta também modos e mapas de jogos passados da franquia, como o Porto Arica e Valparaiso de Battlefield Bad Company 2, o clássico modo conquest de Battlefield 3 e muito mais, este é sem duvidas um dos pontos fortes do game.

ARSENAL, VEICULOS E MAIS!

Além do tradicional combate a pé, o jogador também conta com a presença de uma grande variedade de veículos de combate, em terra podemos ver a presença de tanques de guerra (M5C BOLT, V.A.M, M1A5 e mais), no ar temos os helicópteros de combate como o MD540 NIGHTBIRD, KA-520 SUPER HOKUM e também transportes aéreos de combate ultra modernos (como o MV38-CONDOR e o caça FU-57 FELON), tudo isso sem contar que também existem Drones terrestres (RANGER) que tem um visual semelhante a um cão, e que dispara nos inimigos.

Os armamentos do jogador também podem ser personalizados e até mesmo alterados para outros modelos, tudo conforme você sobe de nível e vai desbloqueando os equipamentos, também existe uma boa liberdade de modificações para as armas, de acordo com sua classe ‘Assalto, Médico, Engenheiro ou Franco-Atirador’, outro ponto que vale mencionar é com relação aos ‘operadores’, existe uma boa variedade e cada um deles com suas próprias características, o que torna tudo mais interessante.

Outro detalhe interessante é que também existem diversos apetrechos explosivos e estratégicos para utilizar, como o sensor de proximidade, sinalizador de inserção, mina antitanque, granadas incendiarias e muito mais.

AMBIENTAÇÕES

Assim como podemos notar nos trailers do game, os desafios climáticos também estão presentes, como os grandiosos tornados, que conseguem destruir tudo por onde passam, alterando a movimentação do jogador que deve buscar maneiras de não ser puxado pelos fortes ventos e jogado pra longe, também existem poderosas tempestades de areia que afetam a visibilidade em meio aos grandes confrontos, tudo isso torna a experiência mais divertida e interessante.

ASPECTO SONORO

A equipe de desenvolvedores da DICE realizou um trabalho excelente com relação a qualidade dos efeitos sonoros, tudo recebeu uma atenção incrível e isso é algo que torna que torna altamente imersivo as explosões e disparos das das mais diversas armas. Vale notar que o game apresenta dublagem (áudio) em Português do Brasil, algo que sem duvidas consegue proporcionar uma experiência ainda melhor para os jogadores do nosso país.

CONCLUSÃO

Ao decorrer desta análise, Battlefield 2042 se saiu muito bem em sua proposta de oferecer batalhas intensas em larga escala, assim como um visual e efeitos de encher os olhos dos jogadores, tudo isso sem contar com a sua boa variedade de armas, veículos e modos de jogo. Contudo, existem alguns pontos que devem ser mencionados, o game se mostrou bastante ‘exigente’ da plataforma do computador, muito mais do que outros títulos lançados recentemente, além disso tivemos alguns erros insistentes de conexão com o servidor durante algumas partidas. Apesar disso, o título proporcionou bons momentos de diversão, e com toda certeza deve agradar boa parte dos fãs que buscam por uma experiência multiplayer mais intensa.


Jucélio “Lenda” Verissimo
Computador (PC)

Battlefield 2042 foi gentilmente cedido pela Electronic Arts para a realização desta análise.

Esta review representa a nossa opinião diante de tudo o que vimos e experimentamos, sabemos que cada pessoa possui opiniões diferentes em alguns aspectos, por isso sempre encorajamos que todos experimentem e tirem as suas próprias conclusões.

PONTOS POSITIVOS:

◆ Os desafios climáticos (tornados, tempestades de areia, etc.) são intensos e proporcionam momentos ainda mais desafiadores durante os confrontos;
◆ Todo o visual do game é incrivelmente detalhado e com uma ambientação viva;
◆ Acompanha texto e áudio (dublagem) completa em Português do Brasil;
◆ A qualidade sonora do game proporciona uma imersão profunda;

PONTOS NEGATIVOS:

◆ Em sua versão de PC, o jogo exigiu muito do computador (pesado), mais do que esperávamos, principalmente se levarmos em conta que não encontramos dificuldade em rodar nenhum outro lançamento deste ano em suas qualidades gráficas ideais, utilizando a mesma plataforma (dentro dos requisitos).
◆ Notamos alguns erros de conexão com o servidor, assim como lag em momentos aleatórios durante algumas partidas ao decorrer das semanas em que analisamos o título;
Jogabilidade
8.7
Aspecto Visual
9.5
Aspecto Sonoro
9.5
Dificuldade
8.2
Modos de Jogo
8.4
Diversão
8.0

Sobre o autor

Jucélio Verissimo
Jucélio Verissimo
Fundador da Lenda Games, Editor-Chefe e Criador de Conteúdo em texto e streaming. Considero os melhores jogos de todos os tempos como Grim Fandango, Twinsen's Odyssey, Final Fantasy VIII e Diablo 2.

PUBLICIDADE

-Advertisement-

RELACIONADOS

COMENTÁRIOS

PUBLICIDADE

-Advertisement-

PUBLICIDADE

-Advertisment-

LANÇAMENTOS

PUBLICIDADE

-Advertisment-

PUBLICIDADE

-Advertisment-

PLATAFORMAS

<b>PONTOS POSITIVOS: </b><BR> <BR>◆ Os desafios climáticos (tornados, tempestades de areia, etc.) são intensos e proporcionam momentos ainda mais desafiadores durante os confrontos; <BR>◆ Todo o visual do game é incrivelmente detalhado e com uma ambientação viva; <BR>◆ Acompanha texto e áudio (dublagem) completa em Português do Brasil; <BR>◆ A qualidade sonora do game proporciona uma imersão profunda; <br><br> <b>PONTOS NEGATIVOS: </b><BR> <BR>◆ Em sua versão de PC, o jogo exigiu muito do computador (pesado), mais do que esperávamos, principalmente se levarmos em conta que não encontramos dificuldade em rodar nenhum outro lançamento deste ano em suas qualidades gráficas ideais, utilizando a mesma plataforma (dentro dos requisitos). <BR>◆ Notamos alguns erros de conexão com o servidor, assim como lag em momentos aleatórios durante algumas partidas ao decorrer das semanas em que analisamos o título;Battlefield 2042 - Análise