Minecraft Dungeons – Análise

O jogo Minecraft Dungeons é o mais novo lançamento do Xbox Game Studios, este título foi desenvolvido pela Mojang Studios em parceria com a Double Eleven e apresenta um estilo de RPG de ação isométrico baseado no famoso Minecraft, ao longo desta análise vamos conferir todos os detalhes a respeito deste grande jogo.

O lançamento de Minecraft Dungeons foi realizado em 26 de maio de 2020 para as plataformas do Xbox One, PlayStation 4, Computador (PC) e Nintendo Switch.

UM NOVO ESTILO DE MINECRAFT

Sua jornada neste mais novo título gira em torno de um Illager que foi corrompido por um misterioso artefato chamado de “Orbe da Dominação”, desde então este inimigo passou a se chamar Arch-Illager e percorre um caminho para dominar todo o mundo. Mas, heróis surgem para impedir estes planos malignos e você parte para a luta contra esta grande ameaça. Assim como podemos ver, a história do jogo é realmente simples e direta.

O visual do jogo é bastante agradável e apresenta o famoso estilo de blocos de Minecraft, existem diversas regiões com cores vibrantes e uma ambientação mais densa e repleta de pequenos detalhes.

O design dos mapas realmente são um ponto forte no jogo e embora alguns sejam menores, existem áreas escondidas e com ainda mais inimigos que rendem boas recompensas.

TORNANDO-SE MAIS FORTE

Sempre que enfrentamos inimigos o nosso personagem vai evoluindo e se tornando mais forte, sempre que vasculhamos os mapas também podemos encontrar algumas “Esmeraldas” que são um tipo de moeda de troca no jogo, estas moedas podem ser trocadas por novos equipamentos e artefatos aleatórios ao visitar os NPC’s no seu acampamento. Outra maneira de adquirir esmeraldas é reciclar os equipamentos mais fracos no seu inventário, itens que você não esta mais utilizando.

Vale notar que o seu personagem não possui uma classe específica desde o início, você pode moldar o seu estilo conforme equipa os itens que encontra pelo caminho, utilizando com grande liberdade, adagas que atacam mais rapidamente, martelos que tiram mais dano, lanças, etc.

Outro ponto interessante com relação aos itens coletados é que eles possuem níveis de raridade diferentes, sendo alguns eles comuns, raros ou até mesmo exclusivos/únicos que tem uma cor de destaque laranja e geralmente possuem um nível de poder mais elevado.

Contudo, o sistema de equipamentos do jogo é bastante limitado, a armadura é apenas um conjunto completo baseado em apenas 1 item, não sendo possível trocar somente a bota, capacete ou luvas, por exemplo.

O PODER DOS ENCANTAMENTOS

Um ponto muito interessante a respeito sistema de equipamentos é a possibilidade de ativar efeitos especiais nos itens, estes efeitos são chamados de encantamentos, oferecendo novas maneiras de tornar o seu personagem mais forte e único.

Entre os encantamentos estão alguns muito uteis, como o “infinidade” que aumenta a chance de repor flechas utilizadas, “Sanguessuga” que pode curar o jogador ao derrotar inimigos, e muitos outros.

Sempre que você evoluir um novo nível, um ponto de encantamento é adquirido e você pode distribuir em algum item que pode ter o encantamento aprimorado em até 3 vezes.

OUTROS MODOS E FATOR REPLAY

A campanha principal do jogo é bastante curta, mas, por outro lado, você pode finalizar o modo padrão e em seguida desbloquear o modo Aventura, permitindo enfrentar inimigos mais poderosos em troca de novos equipamentos e artefatos, e se também finalizar o modo Aventura existe o último modo chamado de Apocalipse, que oferece inimigos ainda mais desafiadores. Tudo isso torna a sua experiência com um grande fator replay para aqueles jogadores que querem ter a experiência máxima deste novo título do Xbox Game Studios.

O jogador também sempre encontra algo novo ao revisitar as fases, pois elas são geradas de forma aleatória e isso garante sempre um gostinho de algo novo em sua jornada.

PERSONALIZAÇÃO E DESAFIOS COM AMIGOS

Embora na criação do seu personagem a customização não seja muito extensa (existem apenas skins prontas para escolher), durante o jogo você pode encontrar diversos tipos de itens que alteram sua aparência externa, como grandes armaduras pesadas, de couro e túnicas coloridas, etc.

Vale lembrar também que o jogo permite que você tenha a experiência em cooperativo com você e mais 3 amigos, contudo o título não possui um sistema de matchmaking e isso acaba prejudicando os jogadores que não possuem muitos amigos para jogar.

ASPECTO SONORO

Toda a trilha sonora do jogo é muito agradável, em momentos mais calmos ao percorrer algumas das regiões é possível ouvir toques mais leves nas músicas, durante os grandes confrontos o ritmo aumenta e você sente uma emoção maior proporcionada pelas músicas que são relaxantes em sua maior parte. O game também apresenta uma dublagem completa para o nosso idioma, possibilitando uma experiência mais profunda com relação aos acontecimentos em sua jornada.

CONCLUSÃO

Ao decorrer desta análise ficou claro que Minecraft Dungeons é sem dúvidas uma experiência muito divertida e fácil de compreender, embora tenha uma campanha curta, é possível passar muitas horas de gameplay revisitando as fases para buscar novos itens e tornar o seu personagem ainda mais poderoso. Apesar de pontos divertidos, o game não possui matchmaking para encontrar jogadores dispostos a enfrentar os inimigos a qualquer momento sem depender apenas de amigos, e o sistema de equipamentos é muito simples, a armadura é composta apenas por 1 item que apresenta o conjunto completo (capacete, luvas, botas, etc.), isso acaba limitando as possibilidades de aprimoramentos.

Contudo, o jogo se mostra como uma excelente oportunidade para quem busca relaxar e se divertir durante bons momentos.


Jucélio “Lenda” Verissimo
PC (Windows 10)

Minecraft Dungeons foi gentilmente cedido pela Microsoft/Xbox para a realização desta análise.

Esta review representa a nossa opinião diante de tudo o que vimos e experimentamos, sabemos que cada pessoa possui opiniões diferentes em alguns aspectos, por isso sempre encorajamos que todos experimentem e tirem as suas próprias conclusões.

PONTOS POSITIVOS:

◆ O visual do jogo é vibrante e muito bonito em todas as regiões;
◆ Acompanha dublagem (Áudio) e legendas em Português do Brasil;
◆ Muito divertido para jogador com amigos;
◆ Possui um bom fator replay;

PONTOS NEGATIVOS:

◆ O sistema de armadura não oferece a possibilidade de equipar botas, luvas ou capacetes diferentes, limitando todo o conjunto em apenas 1 item;
◆ Não possui sistema de matchmaking para encontrar outros jogadores sem depender de amigos;
◆ A personalização durante a criação de personagens é bastante limitada;
◆ A campanha do jogo é relativamente curta;
Jogabilidade
9
Aspecto Visual
8.7
Aspecto Sonoro
8.5
Dificuldade
9.4
História
7
Modos de Jogo (Aventura e Apocalipse)
9
Diversão
9.5

Sobre o autor

Jucélio Verissimo
Jucélio Verissimo
Fundador da Lenda Games, Editor-Chefe e Criador de Conteúdo em texto e streaming. Considero os melhores jogos de todos os tempos como Grim Fandango, Twinsen's Odyssey, Final Fantasy VIII e Diablo 2.

PUBLICIDADE

-Advertisement-

RELACIONADOS

COMENTÁRIOS

PUBLICIDADE

-Advertisement-

PUBLICIDADE

-Advertisment-

LANÇAMENTOS

PUBLICIDADE

-Advertisment-

PUBLICIDADE

-Advertisment-

PLATAFORMAS

<b>PONTOS POSITIVOS: </b><BR> <BR>◆ O visual do jogo é vibrante e muito bonito em todas as regiões; <BR>◆ Acompanha dublagem (Áudio) e legendas em Português do Brasil; <BR>◆ Muito divertido para jogador com amigos; <BR>◆ Possui um bom fator replay; <br><br> <b>PONTOS NEGATIVOS: </b><BR> <BR>◆ O sistema de armadura não oferece a possibilidade de equipar botas, luvas ou capacetes diferentes, limitando todo o conjunto em apenas 1 item; <BR>◆ Não possui sistema de matchmaking para encontrar outros jogadores sem depender de amigos; <BR>◆ A personalização durante a criação de personagens é bastante limitada; <BR>◆ A campanha do jogo é relativamente curta;Minecraft Dungeons - Análise