Tom Clancy’s The Division 2 – Análise

O Tom Clancy’s The Division 2 foi desenvolvido pela Massive Entertainment (Ubisoft Massive) como um game multijogador de tiro tático em terceira-pessoa que oferece um gameplay repleto de elementos de RPG, a publicação deste título ficou a cargo da Ubisoft, acompanhe esta a nossa análise completa ao longo desta publicação. Vale mencionar que este mais novo game da franquia chegou ao mercado 3 anos após o lançamento do primeiro jogo.

The Division 2 foi lançado em 15 de março de 2019 com dublagem completa em Português do Brasil, o game esta disponível para as plataformas Xbox One, PlayStation 4 e Computador.

Os perigos em Washington D.C.

Em seus primeiros momentos no mundo de The Division 2 você recebe um pedido de ajuda para ir até à capital – Washington D.C. – que esta sobre ataque de facções que estão tentando tomar o controle do lugar, então como um agente da SHD disponível você é enviado rapidamente até a cidade para reestabelecer a ordem e a segurança do lugar. Algo curioso sobre o seu personagem é que durante as cenas (ao pegar uma nova missão, por exemplo) é possível ver que ele esta ali apenas ouvindo e recebendo missões, saindo até mesmo sem falar uma única palavra.

Apesar dos inimigos apresentados no jogo estarem por todos os lugares, existem desafios maiores e mais fortes (chefes) em determinadas missões, mesmo proporcionando momentos mais tensos de combate estes inimigos muitas vezes surgem repentinamente durante missões (sem grandes introduções), o que acaba tirando um pouco da profundidade da história por trás de alguns acontecimentos.

Embora você tenha a liberdade de enfrentar sozinho os seus inimigos, tudo se torna muito mais divertido e rápido ao se jogar com os amigos. Os grupos suportam até 4 jogadores e é possível realizar praticamente qualquer atividade do jogo com a companhia do seu esquadrão.

Aprimorando o personagem

Este é um ponto interessante em The Division 2, desde o momento que você cria o seu personagem e enfrenta os primeiros inimigos pelo mapa, é possível coletar itens de diversas raridades que podem ser adquiridos não somente ao eliminar os seus alvos como também através de caixas, maletas e bolsas que estão espalhadas por muitos lugares no mapa. Entre a vasta quantidade de armas que você pode adquirir estão pistolas, rifles (de precisão e de assalto), submetralhadoras, espingardas e mais, tudo isso sem contar os diversos equipamentos que aumentam alguns atributos do seu personagem, como as mochilas, coletes, coldres, etc.

Este é um ponto muito positivo para o jogo e torna ainda mais interessante vasculhar cada lugar de Washington D.C., pois, proporciona uma boa sensação ao jogador que finalmente consegue aquela arma de nível raro, ou até mesmo um item muito mais forte em relação ao que estava utilizando, tudo graças a este sistema de ‘loot’.

É possível adquirir novas roupas para o seu personagem ao abrir determinadas ‘caixas’ que podem ser desbloqueadas através de micro transações no jogo, esta parte oferece apenas itens cosméticos.

As atividades pelo mundo

Existe uma grande variedade de missões disponíveis, além das principais que fazem parte da história, também é possível seguir objetivos secundários espalhados por todo o mapa do jogo, muitos destes objetivos podem ser adquiridos ao visitar as bases (como a casa branca) e interagir com determinados NPC’s pelo local. Em determinados momentos você é enviado para investigar áreas, encontrar e proteger personagens específicos, etc.

Ao caminhar pelas ruas de Washington D.C. você pode encontrar e capturar pontos de controle inimigo (estas áreas concedem boas recompensas e experiência ao jogador) e também objetivos como a possibilidade de resgatar reféns que estão sobre a ameaça de gangues e facções inimigas, tudo isso sem contar as ‘Fortalezas’ que são missões muito mais longas e desafiadoras.

A temida Zona Cega (DarkZone) esta de volta em The Division 2, oferecendo ainda mais desafios para aqueles jogadores que buscam uma experiência PvP ao enfrentar esquadrões de jogadores inimigos e também as ameaças em torno destes lugares.

Um endgame repleto de desafios!

Algo que muitos jogadores se perguntam é sobre o que é possível fazer após finalizar a campanha do jogo ou até mesmo sobre os conteúdos do chamado endgame, após chegar no level 30 e concluir toda a parte de missões principais de The Division 2 surge uma nova facção inimiga (muito poderosa) que toma o controle de diversos lugares do mapa, permitindo que o jogador enfrente novamente algumas das missões que já passou durante a história, mas dessa vez enfrentando esta nova ameaça. (além de apresentar novos inimigos, elas também mudam alguns aspectos, algumas permitem passar por outros lugares, etc.)

A partir deste momento você também tem a liberdade de escolher uma especialização para o seu personagem, algo que vai permitir que você veja uma nova ‘Arvore de Habilidades’ onde estão disponíveis diversas novas melhorias para o seu personagem, para distribuir pontos nestas melhorias você deve enfrentar e concluir as missões ‘invadidas’ pela nova facção, vale lembrar que as missões agora também ficam separadas por categorias de dificuldades ‘Tier’ e cada vez que você passar para um novo Tier os inimigos ficam ainda mais fortes, proporcionando níveis empolgantes de desafio.

A beleza do seu aspecto visual e sonoro!

Algo que chamou a atenção desde o primeiro momento da nossa análise em The Division 2 é o seu nível de detalhes visuais, mesmo ao jogar em um console de videogame mais básico da atual geração é possível notar uma ambientação incrível e extremamente bem detalhada em torno de toda a Washington D.C., toda a vegetação que tomou conta dos lugares com o tempo, os veículos destruídos e toda essa atmosfera onde você se sente realmente sobrevivendo em um lugar perigoso, isso tudo é algo que realmente devemos parabenizar os desenvolvedores do jogo.

Outro ponto importante que devemos mencionar é com relação a sua dublagem, o game possui localização completa para o nosso idioma – Português do Brasil – e com uma excelente qualidade, isso é realmente muito bom e acaba proporcionando uma experiência ainda melhor para os jogadores brasileiros, com isso é possível entender mais sobre cada detalhe do jogo.

Conclusão

Algo que se mostrou surpreendente durante a nossa análise de The Division 2 foi que ele se mostrou consideravelmente superior ao seu primeiro título lançado a alguns anos, não somente por suas melhorias visuais como pela sua grande quantidade de atividades que podem ser realizadas ao longo do caminho. O game é uma experiência incrível para aqueles que buscam muitas horas de gameplay em busca de novos desafios, armas e equipamentos. Contudo, a história principal do jogo não é o seu ponto forte e os menus de personagem também se mostram um pouco confusos nos primeiros momentos, mas isso não impede que o jogador tenha uma grande experiência jogando sozinho ou ao lado de amigos (onde tudo se mostra muito mais divertido).


Identificação de Credibilidade da Review

Jucélio “Lenda” Verissimo
Xbox One [FAT]

Digital Key provided by Ubisoft

Esta nossa análise de The Division 2 representa a nossa opinião diante do jogo, com base em tudo o que vimos e experimentamos durante o gameplay.

Recomendamos a todos que joguem e tirem as suas próprias conclusões, pois, sabemos que as pessoas têm opiniões e gostos diferentes.


Entenda as nossas notas e avaliações, acesse aqui!

PROS:

◆ O endgame do jogo tem uma grande quantidade de coisas para fazer;
◆ Oferece uma boa experiência visual e repleta de detalhes pelo mundo do jogo;
◆ Boa diversidade de equipamentos para adquirir pelo caminho;
◆ Possuí dublagem completa para Português do Brasil;

CONS:

◆ Os menus de personagem se mostram um pouco confusos no inicio;
◆ A história principal do jogo não é muito empolgante;
Jogabilidade
9.2
Aspecto Visual
9.5
Aspecto Sonoro
9
Dificuldade
8
História
7
Diversão
8.5

Sobre o autor

Jucélio Verissimo
Jucélio Verissimo
Fundador da Lenda Games, Editor-Chefe e Criador de Conteúdo em texto e streaming. Considero os melhores jogos de todos os tempos como Grim Fandango, Twinsen's Odyssey, Final Fantasy VIII e Diablo 2.

PUBLICIDADE

-Advertisement-

RELACIONADOS

COMENTÁRIOS

PUBLICIDADE

-Advertisement-

PUBLICIDADE

-Advertisment-

LANÇAMENTOS

PUBLICIDADE

-Advertisment-

PUBLICIDADE

-Advertisment-

PLATAFORMAS

<b>PROS: </b><BR> <BR>◆ O endgame do jogo tem uma grande quantidade de coisas para fazer; <BR>◆ Oferece uma boa experiência visual e repleta de detalhes pelo mundo do jogo; <BR>◆ Boa diversidade de equipamentos para adquirir pelo caminho; <BR>◆ Possuí dublagem completa para Português do Brasil; <br><br> <b>CONS: </b><BR> <BR>◆ Os menus de personagem se mostram um pouco confusos no inicio; <BR>◆ A história principal do jogo não é muito empolgante;Tom Clancy's The Division 2 - Análise