Insurgency: Sandstorm – Análise

Desenvolvido pela New World Interactive e publicado pela Focus Home Interactive o jogo Insurgency: Sandstorm é um FPS Tático multijogador que utiliza o poder do motor gráfico Unreal Engine 4, esta é uma sequência direta de Insurgency lançado em 2001 nos computadores.

Este novo game foi revelado pela primeira vez em 2016 e apresenta um gameplay altamente realista graças ao seu design visual e sonoro, uma versão para Consoles é esperada ainda em 2019.

Insurgency: Sandstorm foi lançado em 12 de dezembro de 2018 na plataforma dos Computadores.

Os grandes momentos da guerra

Mostrando um visual realista e extraordinariamente detalhado é possível perceber rapidamente o cuidado que os desenvolvedores tiveram para criar um ambiente perfeito para as batalhas, existem também algumas diferenças que tornam Insurgency: Sandstorm uma joia especial em meio a tantos outros jogos do gênero, o game consegue mostrar um grande nível de realismo onde muitas vezes você pode morrer com apenas 1 tiro em locais vitais como no coração, pescoço, cabeça e toda a região dos órgãos etc., muitas vezes é possível até mesmo desmembrar os personagens ao acertar um tiro com determinadas armas, o que é algo bem inesperado.

Outro ponto que chama muito a atenção em seu primeiro momento é que ao eliminar os inimigos você não recebe uma confirmação visual ou sonora, não existe um “contador de mortes” para saber quantos inimigos você eliminou, todo o gameplay é construído em torno de objetivos e somente realizando eles você conquista pontos durante as partidas e consequentemente consegue progredir no jogo.

Detalhes sobre a jogabilidade

Todo o HUD do jogador é incrivelmente mínimo e não existe a presença de uma mira na sua tela enquanto esta com uma arma em sua mão, forçando o jogador a utilizar a própria mira da arma para atirar mais precisamente nos seus alvos. Basicamente o que se pode ver na tela é a indicação de onde esta o seu objetivo, os seus aliados e uma orientação simples.

Apesar de possuir um alto nível de qualidade visual em suas texturas e iluminação, o estado atual do game ainda peca em otimização, principalmente durante os momentos iniciais dos confrontos onde é possível ver as texturas ainda sendo carregadas mesmo após a partida já ter começado, mas, ao jogar em um SSD este tipo de problema se torna mínimo.

Sempre que uma partida é iniciada você deve escolher a classe do seu soldado, existem diversas classes e cada uma delas com um tipo especifico de armamento e capacidades, como a possibilidade de chamar reforços, ataque aéreo etc. Escolher uma boa classe é uma decisão importante que pode definir o rumo da sua partida.

É possível perceber que apesar dos desenvolvedores do jogo não disponibilizarem ainda o idioma em Português do Brasil, eles oferecem um servidor para a América do Sul, com isso é possível ter uma experiência de jogo muito mais rápida e com pouco delay.

Os diferentes modos de jogar

Existem atualmente 3 modos principais para se jogar, o primeiro deles é o Cooperativo onde você joga ao lado de outras pessoas online contra inimigos I.A, geralmente este modo gira em torno de defender um ponto especifico no mapa, você pode ser da equipe dos “Insurgents” ou “Security” que são como as facções principais do jogo. O segundo modo e também mais comum é o Versus, este modo tem 3 tipos diferente de gameplay, sendo eles “Push”, “Firefight” e “Skirmish” basicamente estes 3 tipos suportam até 32 jogadores simultâneos em partidas PvP divididos em duas equipes. O seu último modo é o Competitivo, onde você inicialmente pode jogar em um sistema de classificatória “Melhor de 10” e então a cada partida vencida o seu rank vai subindo cada vez mais, este modo é feito para partidas de 5 contra 5.

O game também oferece um modo separado chamado de “Local Play” onde você pode jogar sozinho em confrontos contra inimigos I.A com a liberdade de escolher até 6 mapas diferentes, sendo eles Crossing, Farmhouse, Refinery, Precinct e Hideout, cada um destes mapas possuem um design único. Na maior parte dos modos de jogo que você pode escolher é possível renascer sempre que a equipe destruir ou cumprir algum objetivo.

Um modo história estava nos primeiros planos de desenvolvimento de Insurgency: Sandstorm, mas foi cancelado e o jogo recebeu um foco completo no seu multiplayer.

Customização e efeitos sonoros

O sistema de personalização de personagem do game é bastante profundo e oferece a liberdade de personalizar de forma independente a classe dos “Insurgents” ou “Security”, a personalização de um personagem feminino fica limitado apenas a classe “Security”. De uma forma geral é possível mudar o rosto, cabelo, pelos faciais, cor do cabelo e tatuagem nos braços do soldado. Também existem outros tipos de customização para o visual do soldado, como o tipo de capacete, luva, sapato e até mesmo óculos.

Outro ponto que recebeu bons elogios da critica foi a qualidade dos efeitos sonoros do jogo, todos os barulhos de tiros, recarregando armas e explosões possuem uma qualidade indiscutível e isso proporciona um realismo ainda mais profundo durante o gameplay. Este tipo de qualidade só era visto até então em games de guerra de grandes estúdios.

Algo que também merece ser mencionado é que o game também oferece a possibilidade de escolher novos acessórios para as suas armas, personalizando a capacidade de munição, sistema de mira, lançador de granadas etc., tudo isso na tela de seleção de classe do seu soldado.

Conclusão

Insurgency: Sandstorm chega a surpreender pela sua incrível qualidade em aspectos visuais e sonoros, assim como o seu nível refinado de realismo que proporcionam verdadeiros confrontos estratégicos que podem beirar a realidade do que realmente acontece em uma guerra, mas de certa forma o realismo apresentado no jogo pode acabar assustando alguns jogadores mais casuais que nunca tiveram um contato com este tipo de gameplay mais tático.

Infelizmente o game ainda não possui legendas em Português do Brasil, mas apesar disso não encontramos nenhuma dificuldade para localizar partidas no servidor da América do Sul. O game funciona bem de uma forma geral apesar de alguns bugs aleatórios e problemas de otimização.


Identificação de Credibilidade da Review

Autor: Jucélio “Lenda” Verissimo
Computador (PC)

Digital Key provided by Focus Home Interactive

Esta nossa análise de Insurgency: Sandstorm representa a nossa opinião diante do jogo, com base em tudo o que vimos e experimentamos durante o gameplay.

Recomendamos a todos que joguem e tirem as suas próprias conclusões, pois, sabemos que as pessoas têm opiniões e gostos diferentes.


Entenda as nossas notas e avaliações, acesse aqui!

PONTOS POSITIVOS:

◆ Todo o aspecto gráfico do jogo é incrivelmente realista e detalhado.
◆ A qualidade dos efeitos sonoros é digna de elogios.
◆ Tem uma boa liberdade de personalização dos soldados.

PONTOS NEGATIVOS:

◆ Existem alguns bugs aleatórios e problemas de otimização em determinados momentos do jogo.
◆ O comportamento dos inimigos I.A não é muito agradável.
◆ Até o momento não possui legendas em Português do Brasil.
Jogabilidade
7.4
Aspecto Visual
9.5
Aspecto Sonoro
9.5
Multiplayer
8
Modos de Jogo
7.2
Personalização
8.5
Diversão
6.8

Sobre o autor

Jucélio Verissimo
Jucélio Verissimo
Fundador da Lenda Games, Editor-Chefe e Criador de Conteúdo em texto e streaming. Considero os melhores jogos de todos os tempos como Grim Fandango, Twinsen's Odyssey, Final Fantasy VIII e Diablo 2.

PUBLICIDADE

-Advertisement-

RELACIONADOS

COMENTÁRIOS

PUBLICIDADE

-Advertisement-

PUBLICIDADE

-Advertisment-

LANÇAMENTOS

PUBLICIDADE

-Advertisment-

PUBLICIDADE

-Advertisment-

PLATAFORMAS

<b>PONTOS POSITIVOS: </b><BR> <BR>◆ Todo o aspecto gráfico do jogo é incrivelmente realista e detalhado. <BR>◆ A qualidade dos efeitos sonoros é digna de elogios. <BR>◆ Tem uma boa liberdade de personalização dos soldados. <br><br> <b>PONTOS NEGATIVOS: </b><BR> <BR>◆ Existem alguns bugs aleatórios e problemas de otimização em determinados momentos do jogo. <BR>◆ O comportamento dos inimigos I.A não é muito agradável. <BR>◆ Até o momento não possui legendas em Português do Brasil.Insurgency: Sandstorm - Análise