Pro Evolution Soccer 2019 – Análise

Um dos jogos de futebol mais conhecidos do mundo retorna para mais um ano, Pro Evolution Soccer 2019 oferece belos gráficos e adota a geração atual de consoles como seu lugar principal, abandonando suas versões para Xbox 360 e Playstation 3.

O jogo que é publicado pela Konami também é conhecido mundialmente como PES 2019, utilizando uma versão da Fox Engine que proporciona a experiencia definitiva da franquia através de belos gráficos e diversos modos de jogo.

Pro Evolution Soccer 2019 teve o seu lançamento no dia 28 de Agosto de 2018 para as plataformas Xbox One, Playstation 4 e Computador.

Aspecto visual

Visualmente magnifico, o PES 2019 traz para os consoles uma experiencia verdadeiramente unica em jogos de futebol, com gráficos de tirar o folego é possível perceber que a Konami chegou com força total e ainda trazendo uma física jamais vista em jogos do gênero. A rede esta mais realista e graças ao seu novo sistema de iluminação é possível perceber um balanço formidável durante os gols, por ter sido um jogo criado apenas para a nova geração é possível perceber diversos pequenos detalhes como estes que não existiam em versões anteriores da franquia.

Pela primeira vez depois de muito tempo o jogo também conta com partidas em clima nevado, o que era muito pedido pelos fãs e agora é possível. Por outro lado os rostos de alguns jogadores são visivelmente mais detalhados do que outros, mas não é nada muito exagerado. Ao utilizar o game em um computador ou console sem suporte a 4K ou HDR já é possível ver a grande qualidade que o jogo oferece. Mas, se você tiver a possibilidade de jogar em resolução Ultra HD e com HDR você vai ter uma experiencia ainda mais fantástica e realista, tornando mais visível o quanto o jogo foi bem desenvolvido.

Jogabilidade

A jogabilidade esta de cara nova em vários aspectos e em um ritmo de jogo mais realista, os jogadores agora podem reagir de maneira diferente a cada lance, e incluindo um novo sistema de física muito mais aprimorado, tornando assim o game mais próximo da realidade. As partidas agora tem um clima mais dinâmico e podem ter o seu inicio durante a tarde e terminar a noite.

Outro ponto que mostra muito a força do PES 2019 em relação a outros jogos do gênero é a presença de times brasileiros exclusivos como o Corinthians, Flamengo, Palmeiras, São Paulo e Vasco. Assim como alguns estádios como o do São Paulo, Corinthians e Palmeiras que são agora de exclusividade do game e sem contar todo o campeonato brasileiro.

Em títulos anteriores houveram dificuldades para licenciar alguns clubes do mundo, mas os investimentos da Konami este ano proporcionaram que novas ligas e clubes fossem incluídos na edição 2019, como a Argentina, Bélgica, Dinamarca, Escócia, Portugal, Suíça e Russia que estão no game.

Alguns pontos negativos estão em sua maior parte relacionados a falta de licenciamento de vários times, jogadores importantes e campeonatos, como a perda da UEFA Liga dos Campeões que não esta presente nesta versão 2019 do jogo.

O Real Madrid e a nossa seleção brasileira também sofrem com o licenciamento, mesmo utilizando os uniformes reais da nossa seleção brasileira, os nomes dos jogadores não são os verdadeiros e o famoso El Clásico também enfrenta problemas e é jogado com Barcelona e MD White e não Real Madrid como deveria ser, o que é realmente uma pena.

Modos de jogo

Um dos principais modos de jogo nesta nova versão do PES é sem duvidas o MyClub, onde é possível criar um time e jogar partidas online contra outras pessoas online enquanto contrata e vende jogadores que são adquiridos utilizando uma moeda especifica, que pode ser adquirida enquanto joga. Neste modo também é possível contratar técnicos e trocar jogadores por outros, assim como também utilizar olheiros para descobrir novos jogadores.

Entre os diversos modos de jogo estão o retorno da Master Liga que é um dos melhores torneios individuais do game que agora esta mais pratico e divertido, assim como o modo Rumo ao Estrelato que vem com força total, mostrando as dificuldades de um jovem jogador desde o inicio da sua carreira, passando por todas as dificuldades até chegar em seu momento de ascensão. Outros modos que continuam são o clássico Amistoso e o Coop.

Um dos destaques este ano vai para o Modo Partida Aleatória onde você seleciona um time base e após isso você deve selecionar 4 outros times que podem ser selecionados pela nacionalidade, liga ou região, no fim todos os jogadores são misturados aleatoriamente em um único time, trazendo um modo de jogo bem diferente do que estávamos acostumados.

Outro modo muito interessante é o modo Lobby de Jogo em Equipe, onde é possível jogar com até 22 players ao mesmo tempo, cada um controlando um dos jogadores na partida, algo que por vezes se mostra bem divertido.

Comentaristas & Trilha Sonora

Os comentaristas desta edição 2019 de Pro Evolution Soccer são Milton Leite e Mauro Beting, que conseguem trazer boas horas de profissionalismo com as suas vozes fantásticas que fazem você se sentir em um verdadeiro jogo de futebol, assim como proporcionam momentos divertidos com alguns dos seus comentários durante as partidas. Apesar disso, um ponto negativo é em relação a momentos onde os dois comentaristas estão dialogando um com o outro onde por muitas vezes parece que estão em locais diferentes, mas não é algo que atrapalhe a diversão que o jogo proporciona. A trilha sonora é de ótima qualidade como sempre, com musicas novas que proporcionam um game mais envolvente, mas apesar de possuir boas faixas, não é o ponto forte deste novo titulo.

Dificuldade

A cada novo jogo da franquia, é notável a continua evolução de muitos dos conteúdos apresentados em títulos anteriores, como as compras de jogadores que agora estão um tanto mais simples e sem muita burocracia, fazendo com que os contratos sejam feitos de maneira mais fácil.

O cansaço dos jogadores agora é bem mais evidente ao decorrer das partidas, sendo necessário realizar mais substituições de jogadores, este processo também ficou mais simples e rápido, agora não é mais necessário pausar o jogo para realizar este tipo de ação.

As jogadas pela lateral do campo continuam sendo algo problemático e sendo muito utilizado até mesmo pela IA, por isso é sempre necessário manter a sua atenção em sua maior parte neste lugar. Para conseguir ter um bom rendimento durante as suas partidas, mantenha a posse de bola ao máximo, e realize toques cuidadosos até surgir oportunidades na defesa do seu adversário, por vezes é algo um tanto repetitivo, mas quando finalmente consegue fazer o gol se torna bem recompensador.

Conclusão

Este é facilmente colocado como o melhor titulo de toda a franquia de Pro Evolution Soccer, apresentando muitas novidades e conteúdos exclusivos como o licenciamento de vários times e o campeonato brasileiro, o jogo também brilha pelo seu visual muito bem feito e alguns dos seus modos de jogo que podem ser bem divertidos. Por outro lado o jogo ainda desaponta no licenciamento de diversos times e jogadores, como os da seleção brasileira, e os comentaristas que por mais que sejam excelentes, parecem algumas vezes que estão em locais diferentes.


Identificação de Credibilidade da Review

Jucélio “Lenda” Verissimo
Xbox One (FAT)

Digital Key provided by Konami

Esta nossa análise de PES 2019 representa a nossa opinião diante do jogo, com base em tudo o que vimos e experimentamos durante o gameplay.

Recomendamos a todos que joguem e tirem as suas próprias conclusões, pois, sabemos que as pessoas têm opiniões e gostos diferentes.


Entenda as nossas notas e avaliações, acesse aqui!

PONTOS POSITIVOS:

◆ Visual muito bem detalhado e realista;
◆ Boa variedade de modos de jogo;
◆ Movimentos precisos e fáceis de entender;

PONTOS NEGATIVOS:

◆ Ausência de licenças de times, campeonatos e jogadores importantes;
◆ Comentaristas por vezes parecem que estão em locais diferentes;
Jogabilidade
8
Gráficos
9.5
Dificuldade
9
Modos de Jogo
9.5
Trilha Sonora/Coment.
8
Diversão
9.5

Sobre o autor

Jucélio Verissimo
Jucélio Verissimo
Fundador da Lenda Games, Editor-Chefe e Criador de Conteúdo em texto e streaming. Considero os melhores jogos de todos os tempos como Grim Fandango, Twinsen's Odyssey, Final Fantasy VIII e Diablo 2.

PUBLICIDADE

-Advertisement-

RELACIONADOS

COMENTÁRIOS

PUBLICIDADE

-Advertisement-

PUBLICIDADE

-Advertisment-

LANÇAMENTOS

PUBLICIDADE

-Advertisment-

PUBLICIDADE

-Advertisment-

PLATAFORMAS

<b>PONTOS POSITIVOS: </b><BR> <BR>◆ Visual muito bem detalhado e realista; <BR>◆ Boa variedade de modos de jogo; <BR>◆ Movimentos precisos e fáceis de entender; <br><br> <b>PONTOS NEGATIVOS: </b><BR> <BR>◆ Ausência de licenças de times, campeonatos e jogadores importantes; <BR>◆ Comentaristas por vezes parecem que estão em locais diferentes;Pro Evolution Soccer 2019 - Análise