Super Bomberman R – Análise

Desenvolvido e publicado pela Konami Digital Entertainment e HexaDrive, Super Bomberman R é o novo jogo de uma das franquias mais amadas da história para muitos fãs. O jogo teve a maior primeira semana de vendas da serie desde 1998 quando Bomberman World foi lançado.

35 anos atrás, o primeiro jogo da serie foi lançado para os consoles MSX e ZX Spectrum, e desde então muitos outros jogos da serie começaram a surgir no mercado com o passar dos anos.

Super Bomberman R chegou ao mercado em 3 de março de 2017 exclusivamente para a plataforma do Nintendo Switch, mas o jogo acabou sendo lançado mundialmente em 14 de junho de 2018, para as plataformas do Xbox One, PS4 & PC.

Visual

Após quase uma década desde que o ultimo titulo da serie foi lançado, Super Bomberman R chega trazendo gráficos 3D em mais de 50 fases muito bem produzidas. Os campos de batalha do jogo possuem uma grande variedade e uma quantidade de conteúdos bem diversificada, trazendo muitas áreas baseadas em florestas e até mesmo em planetas tecnológicos onde cada um possui uma ambientação visual única.

Os ícones clássicos dos itens estão de volta, uma verdadeira onda de nostalgia para todos os que tiveram a oportunidade de jogar os jogos da serie que foram lançados no passado é poder ver que os ícones clássicos não foram alterados completamente, o que acaba trazendo uma boa recepção por muitos fãs de longa data.

Mas, alguns aspectos visuais não chegam a ser tão atrativos quanto outros, principalmente o efeito de explosão das bombas, que agora possuem um aspecto mais “realista”, o que acaba tirando um pouco do seu brilho visual para quem jogou os clássicos games da era do Super Nintendo.

Jogabilidade & Diversão

O jogo segue trazendo as mecânicas mais conhecidas da serie por muitos gamers do mundo todo, agora com uma ambientação completamente 3D e altamente detalhada das arenas e ambientação. Mas, os mundos deste novo jogo podem oferecer grandes desafios, logo nas primeiras fases é possível pressionar botões escondidos no campo de batalha que alteram os aspectos de alguns mapas e alteram as rotas dos inimigos, mas também existem outros aspectos do ambiente que interferem tanto nos seus inimigos quanto em você mesmo, como ímãs puxando as bombas próximas.

Nada se compara a jogar com amigos, o jogo oferece suporte para até 2 jogadores cooperativo no modo história e até 8 jogadores em partidas multiplayer e online, dando uma nova vida a diversão que os títulos clássicos ofereciam em suas plataformas mais antigas. Contudo, novos jogadores podem perceber em alguns momentos que os comandos de movimento do personagem podem se tornar um pouco confusos pelo personagem ser um tanto “escorregadio” por conta da ambientação 3D construida para o jogo.

É possível perceber rapidamente durante os primeiros momentos do modo historia, que um tom de comédia muito interessante é oferecido pelos diálogos dos personagens do jogo, mesmo que não esteja dublado em Português do Brasil, o jogo consegue oferecer legendas para o nosso idioma, o que torna tudo melhor para os jogadores brasileiros.

Dificuldade

Com 3 níveis diferentes de dificuldades para jogar, sendo eles “Iniciante”, “Veterano” e “Especialista”, estes níveis são muito bem equilibrados e conseguem oferecer um bom nível de desafio até nas dificuldades mais baixas, principalmente nas lutas contra os chefes do jogo, o que deve agradar bastante um publico exigente neste quesito.

Historia & Modos de jogo

O jogo apresenta um modo história completamente novo, onde se inicia uma batalha pela salvação do universo, você viaja pelos mundos assim como nos clássicos jogos da serie Bomberman. Cada mundo possui um chefe que é enfrentado após terminar todas as fases dos seus respectivos planetas, algo bem simples de entender pelos jogadores. Mas, o modo historia pode ser considerado um tanto curto demais por alguns jogadores, visto que muitas fases podem ser terminadas muito rapidamente.

Apesar de possuir muitas fases diferentes, o melhor do jogo vem no final, após finalizar o jogo você desbloqueia o 7º mundo, chamado de Planeta Bomber. Acredite em mim quando digo que este é o melhor mundo disponível no jogo, com fases muito mais complexas do que as anteriores, tudo se torna algo completamente diferente, muito mais desafiador. Mas, por outro lado este mundo possui poucas fases e que podem ser consideradas rápidas demais, o que torna a experiência relativamente curta.

Com um novíssimo modo online chamado de Grand Prix, o jogo traz não somente partidas com as pessoas na sua sala, mas também enfrentar jogadores em todo o mundo com batalhas de times 3 contra 3. Mas, existem certos problemas relacionados aos modos online, se a sua conexão não for relativamente boa você pode facilmente sofrer atrasos no movimento do seu personagem, prejudicando a sua jogabilidade no modo multiplayer.

Personalização

Após concluir cada fase é possível coletar moedas que são utilizadas na loja do jogo, para comprar vários tipos de cosméticos, Super Bomberman R também não traz nenhum tipo de microtransações, tudo pode ser coletado apenas jogando, o que chega a ser uma surpresa nos dias de hoje.

Através de uma loja no menu do jogo, é possível comprar novos campos de batalha para jogar com os seus amigos, incluindo algumas arenas clássicas muito conhecidas pelos fãs do Bomberman, acessórios para personalizar o seu personagem e até mesmo novos personagens para o jogo, como Cabeça de Pirâmide [de Silent Hill], Simon Belmont e até mesmo o Drácula [dos jogos de Castlevania].

Vale mencionar que com o seu recente lançamento para todas as plataformas, o jogo também trouxe personagens exclusivos para cada uma delas, como o Master Chief Bomber [do jogo Halo] exclusivamente para o Xbox One, Ratchet Bomber [do jogo Ratchet & Clank] exclusivamente na sua versão do PS4 e P-boy Bomber [do jogo Portal] exclusivamente para o PC [Steam].

Conclusão

Apesar do jogo possuir uma avaliação mista por parte da comunidade de gamers por suas características diferentes da serie clássica, Super Bomberman R com toda a certeza traz uma enorme onda de nostalgia para todos os fãs da serie, seja pelo seu retorno após quase uma década ou pela possibilidade de jogar e desafiar novamente os seus amigos nas fases mais bem produzidas e detalhadas de toda a franquia, incluindo uma trilha sonora muito bem produzida e digna para um titulo da franquia.

Trazendo sem duvidas um grande destaque para os modos multiplayer online, como o modo Grand Prix que oferece uma mistura entre uma historia e partidas PVP contra outros jogadores o jogo brilha com as novas possibilidades fornecidas, mas que não é totalmente aproveitado por conta das conexões não tão boas do publico do nosso país com o servidor do jogo.


Identificação de Credibilidade da Review

Jucélio “Lenda” Verissimo
Xbox One (FAT)

Digital Key provided by Konami

Esta nossa análise de Super Bomberman R representa a nossa opinião diante do jogo, com base em tudo o que vimos e experimentamos durante o gameplay.

Recomendamos a todos que joguem e tirem as suas próprias conclusões, pois, sabemos que as pessoas têm opiniões e gostos diferentes.


Entenda as nossas notas e avaliações, acesse aqui!

PONTOS POSITIVOS:

◆ Visuais muito bem trabalhados, tanto nos cenarios quanto nos chefes;
◆ Jogabilidade rapida e facil de entender;
◆ Dificuldade muito bem programada;
◆ A trilha sonora do jogo oferece um sentimento nostalgico a qualquer jogador;

PONTOS NEGATIVOS:

◆ Qualidade de conexão com o servidor em partidas online pode causar problemas de atrasos nos movimentos com certa facilidade;
◆ Filas para partidas online podem demorar bastante;
◆ Movimentação do personagem pelo cenario é um pouco "escorregadia", o que pode causar uma certa confusão na movimentação;
Jogabilidade
7.5
Graficos
8
Modos de jogo
7.5
Dificuldade
9
História
8
Multiplayer
7
Trilha Sonora
8.5

Sobre o autor

Jucélio Verissimo
Jucélio Verissimo
Fundador da Lenda Games, Editor-Chefe e Criador de Conteúdo em texto e streaming. Considero os melhores jogos de todos os tempos como Grim Fandango, Twinsen's Odyssey, Final Fantasy VIII e Diablo 2.

PUBLICIDADE

-Advertisement-

RELACIONADOS

COMENTÁRIOS

PUBLICIDADE

-Advertisement-

PUBLICIDADE

-Advertisment-

LANÇAMENTOS

There are no upcoming events at this time

PUBLICIDADE

-Advertisment-

PUBLICIDADE

-Advertisment-

PLATAFORMAS

<b>PONTOS POSITIVOS: </b><BR> <BR>◆ Visuais muito bem trabalhados, tanto nos cenarios quanto nos chefes; <BR>◆ Jogabilidade rapida e facil de entender; <BR>◆ Dificuldade muito bem programada; <BR>◆ A trilha sonora do jogo oferece um sentimento nostalgico a qualquer jogador; <br><br> <b>PONTOS NEGATIVOS: </b><BR> <BR>◆ Qualidade de conexão com o servidor em partidas online pode causar problemas de atrasos nos movimentos com certa facilidade; <BR>◆ Filas para partidas online podem demorar bastante; <BR>◆ Movimentação do personagem pelo cenario é um pouco "escorregadia", o que pode causar uma certa confusão na movimentação;Super Bomberman R - Análise