Call of Duty: Modern Warfare 3 – Análise

O mais novo título da franquia Call of Duty chegou ao mercado, estamos falando de Modern Warfare 3 (2023), uma recriação do título original lançado em 2011, que agora chega para a nova geração com um visual detalhado e ainda mais realista, agora chegou o momento de conferir a nossa análise completa com todos os detalhes do jogo e sem spoilers.

O novo Call of Duty: Modern Warfare 3 (2023) foi lançado em 10 de novembro de 2023 e está disponível nas plataformas do Xbox One, Xbox Series X/S, PlayStation 4, PlayStation 5 e Computador (PC).

Uma experiência rápida e intensa

A campanha de Call of Duty: Modern Warfare 3 oferece uma continuidade sólida à narrativa estabelecida por seu título anterior. A imersão no enredo é rapidamente introduzida, o que pode representar um desafio para os jogadores que não estão familiarizados com a história anterior da série. A ausência de um contexto inicial pode dificultar a compreensão inicial para novos jogadores, então uma experiência mais proveitosa deve ser sentida por aqueles que já jogaram Modern Warfare 2.

No entanto, a narrativa é habilmente conduzida por uma sucessão de momentos intensos, repletos de ação desenfreada, explosões e tiroteios que, independentemente do conhecimento prévio do enredo, proporcionam uma experiência imersiva e emocionante.

O game mergulha os jogadores em uma emocionante jornada controlando o Capitão John Price e sua equipe composta por personagens reconhecíveis, como Soap, Kate Laswell e Farah Karim.

De maneira a evitar spoilers que poderiam comprometer a experiência do jogador, a trama se inicia com a invasão de um Gulag por um batalhão de soldados, cuja missão é resgatar o prisioneiro identificado como 627, posteriormente revelado como Vladimir Makarov, o antagonista central da saga. A astúcia do comandante russo é evidente ao orquestrar detalhes cruciais da fuga de sua cela, demonstrando planos ainda mais ambiciosos e ameaçadores.

A ambientação do jogo reflete o padrão de qualidade estabelecido pela franquia, apresentando visuais e efeitos sonoros impressionantes que contribuem significativamente para a imersão do jogador. A variedade de cenários, indo desde locais urbanos até ambientes mais hostis, adiciona diversidade às missões e mantém o interesse ao longo da campanha.

Contudo, a narrativa, embora empolgante, pode ser considerada curta e previsível em certos momentos, oferecendo poucas surpresas para aqueles mais familiarizados com o gênero. Além disso, a falta de inovação significativa em relação aos títulos anteriores da série pode deixar alguns jogadores em busca de uma abordagem mais original e inovadora.

Gameplay com novidades

Uma das notáveis inovações deste jogo é a abordagem não linear em algumas missões, oferecendo ao jogador a liberdade de abordar os objetivos de diferentes maneiras. Isso permite que os jogadores escolham entre a abordagem tática, utilizando silenciadores e estratégia cuidadosa, ou um estilo mais agressivo e direto, enfrentando os desafios com intensidade, refletindo até mesmo aspectos do modo Battle Royale da franquia. Essa variedade de abordagens oferece uma experiência mais personalizada, adaptando-se ao estilo de jogo preferido de cada jogador.

No entanto, a transição entre essa abordagem mais aberta e a narrativa principal pode ser desafiadora para os jogadores menos familiarizados com a série, especialmente para aqueles que são fãs do modo Warzone. Apesar disso, é encorajador que os entusiastas desse modo explorem a campanha do jogo, mesmo que inicialmente possam se sentir um pouco desconectados da história.

Multiplayer promissor

O multiplayer, um dos pilares fundamentais da franquia, recebeu melhorias significativas na jogabilidade, tornando a experiência de atirar e se movimentar mais satisfatória. O retorno da ação frenética, típica da série, é enfatizado nos modos multiplayer, mantendo os jogadores constantemente envolvidos e desafiados.

Embora a inclusão de mapas e armas atualizadas traga um elemento de nostalgia, oferecendo um vislumbre das versões anteriores como MW2 e MW3, alguns jogadores podem se sentir desapontados pela falta de conteúdo completamente novo. A presença de apenas algumas adições inéditas pode gerar a sensação de escassez para aqueles que procuram uma experiência mais inovadora no multiplayer.

É importante notar que o jogo apresenta uma variedade decente de estilos de jogo e fases clássicas já no lançamento, com um destaque especial para o mapa Favela, que captura um cenário ambientado no Rio de Janeiro e é particularmente adorado pelos fãs brasileiros. A representação detalhada e a inclusão de ícones reconhecíveis, como o Cristo Redentor, oferecem uma experiência autêntica aos jogadores, criando uma conexão emocional com esse ambiente específico.

Modo zumbis e mais

O modo Zumbis é um PvE de grande escala, no qual 24 jogadores são divididos em trios para enfrentar exclusivamente zumbis ou mercenários controlados pelo jogo. O diferencial reside na ausência de confronto direto entre os jogadores, incentivando a cooperação e até mesmo a colaboração entre equipes rivais em certos momentos da jogabilidade.

A introdução do modo Zumbis no universo de Call of Duty: Modern Warfare 3 é um marco inovador na franquia, trazendo uma experiência diferente dos tradicionais modos vistos na série Black Ops. Esta versão oferece uma abordagem única, afastando-se do esquema convencional de rounds para uma dinâmica mais aberta, assemelhada ao modo Outbreak presente em Cold War.

A mecânica de jogo propõe um desafio interessante ao colocar os jogadores em um grande mapa aberto repleto de tarefas a serem cumpridas, enquanto enfrentam hordas de mortos-vivos. O objetivo principal é completar o máximo de missões em um período limitado de 45 minutos, culminando na extração via helicóptero antes que uma neblina de gás tóxico cubra todo o mapa, em uma dinâmica semelhante aos elementos dos Battle Royales.

Conclusão

No geral, Call of Duty: Modern Warfare 3 entrega uma experiência intensa e repleta de ação, embora possa ser mais apreciada por aqueles que já têm afinidade com a trama estabelecida nos jogos anteriores da franquia. Seu destaque está na intensidade das sequências de ação e na qualidade técnica, apesar de apresentar poucas novidades em termos de inovação narrativa.

O game oferece uma mescla de inovação e familiaridade, com pontos altos na liberdade de abordagem das missões e melhorias na jogabilidade multiplayer. No entanto, a falta de conteúdo inteiramente novo pode ser um aspecto decepcionante para alguns jogadores ávidos por uma renovação mais substancial na série.


Jucélio “Lenda” Verissimo
Computador (PC)

Call of Duty: Modern Warfare 3 foi gentilmente cedido pela Activision para a realização desta análise.

Esta review representa a nossa opinião diante de tudo o que vimos e experimentamos, sabemos que cada pessoa possui opiniões diferentes em alguns aspectos, por isso sempre encorajamos que todos experimentem e tirem as suas próprias conclusões.

PONTOS POSITIVOS:

◆ Os modos Multiplayer e Zumbis são divertidos em sua maior parte do tempo;
◆ Totalmente dublado (áudio e texto) em Português do Brasil;
◆ O game apresenta uma ótima qualidade visual;
◆ Mais liberdade durante algumas missões;

PONTOS NEGATIVOS:

◆ A campanha do jogo é relativamente curta e com poucos acontecimentos marcantes;
◆ Existem poucos conteúdos novos, a maior parte é conteúdo reaproveitado;
Jogabilidade
8.4
Aspecto Visual
9.0
Aspecto Sonoro
8.7
Otimização
8.5
História
7.0
Diversão
9.2
Multiplayer
9.5

Sobre o autor

Jucélio Verissimo
Jucélio Verissimo
Fundador da Lenda Games, Editor-Chefe e Criador de Conteúdo em texto e streaming. Considero os melhores jogos de todos os tempos como Grim Fandango, Twinsen's Odyssey, Final Fantasy VIII e Diablo 2.

PUBLICIDADE

-Advertisement-

RELACIONADOS

COMENTÁRIOS

PUBLICIDADE

-Advertisement-

PUBLICIDADE

-Advertisment-

LANÇAMENTOS

PUBLICIDADE

-Advertisment-

PUBLICIDADE

-Advertisment-

PLATAFORMAS

<b>PONTOS POSITIVOS: </b><BR> <BR>◆ Os modos Multiplayer e Zumbis são divertidos em sua maior parte do tempo; <BR>◆ Totalmente dublado (áudio e texto) em Português do Brasil; <BR>◆ O game apresenta uma ótima qualidade visual; <BR>◆ Mais liberdade durante algumas missões; <br><br> <b>PONTOS NEGATIVOS: </b><BR> <BR>◆ A campanha do jogo é relativamente curta e com poucos acontecimentos marcantes; <BR>◆ Existem poucos conteúdos novos, a maior parte é conteúdo reaproveitado;Call of Duty: Modern Warfare 3 - Análise