Resident Evil 3 (Remake) – Análise

O jogo Resident Evil 3 (Remake) é a aguardada recriação do clássico RE 3: Nemesis lançado em 1999 pela Capcom, este game clássico conquistou o coração de milhares de jogadores no mundo inteiro e que agora está disponível em sua nova versão altamente realista para a atual geração de videogames, veja todos os detalhes ao longo desta nossa análise sem spoilers.

O lançamento de Resident Evil 3 Remake foi realizado em 3 de abril de 2020 para as plataformas Xbox One, PlayStation 4 e Computador (PC).

O TEMIDO NEMESIS ESTA DE VOLTA!

Quando imaginamos Resident Evil 3 a primeira coisa que nos vem a cabeça é o poderoso inimigo conhecido como Nemesis, uma criatura que é basicamente uma implacável arma biológica que busca a todo custo eliminar os oficiais da unidade especial de soldados conhecida como S.T.A.R.S. Este poderoso inimigo esta presente nesta recriação do jogo clássico, mas ele nos persegue apenas em determinados momentos, algo que deve girar em torno de 25-30 minutos somados ao decorrer do jogo, então ele não esta 24 horas no seu encalço.

O jogador controla em boa parte do jogo a personagem Jill Valentine, uma ex-membro da unidade S.T.A.R.S, mas Jill não é o único personagem jogável, ao decorrer da sua jornada você também poderá controlar o personagem Carlos Oliveira, um carismático soldado mercenário membro do Serviço de Contenção Biológica da Umbrella (U.B.C.S).

SOBREVIVENDO EM RACCOON CITY!

Com os mortos-vivos por todas as partes da cidade a sua sobrevivência em Raccoon City será bastante desafiadora, ao longo do caminho você poderá coletar as famosas “ervas” que podem ser utilizadas para curar o seu personagem, mas seja cuidadoso para evitar gastar seus itens de forma precipitada, pois existem muitos perigos a todo momento.

Embora toda a cidade esteja tomada por zumbis, a sua jornada não possui muita liberdade no ambiente, a campanha do jogo é bastante linear e relativamente curta.

JOGABILIDADE E CONTEÚDO!

Algo muito interessante durante o jogo é a possibilidade de encontrar novas armas e também acessórios que melhoram alguns dos seus aspectos, como uma Mira Laser para a sua pistola ou até mesmo itens que expandem o tamanho do seu inventario, permitindo que você carregue mais itens de uma vez.

A movimentação do personagem é simples e não oferece problemas, mas alguns jogadores podem encontrar uma certa dificuldade para controlar a mira ao jogar os seus primeiros minutos no console.

DESAFIOS E DIFICULDADES!

A sua jornada em Resident Evil 3 (Remake) pode ser ainda mais desafiadora ao se jogar em dificuldades mais elevadas, permitindo que os zumbis fiquem mais fortes. Alterando a dificuldade exista uma quantidade menor de itens de cura, munição, etc. Tornando a sua experiência muito mais difícil, mas isto é algo que é realmente interessante para aqueles que finalizaram a campanha na dificuldade padrão e querem experimentar tudo o que o jogo tem a oferecer.

Algo que devemos mencionar é que o jogo não conta com muitos dos puzzles da versão clássica (o jogo praticamente não apresente puzzles desafiadores) e a famosa área da “Torre do Relógio” (Clock Tower) quase não esta presente. Vale mencionar também que alguns inimigos do jogo só aparecem uma vez ao longo da campanha, este ponto é algo que poderia ter sido melhor aproveitado.

RESISTANCE – O MULTIPLAYER!

Assim como divulgado pela Capcom, o jogo Resident Evil 3 acompanha o título “Resident Evil: Resistance” que é basicamente um multiplayer online, onde você pode jogar como o vilão ou como um dos sobreviventes que lutam a todo momento para salvar suas vidas.

As mecânicas de gameplay são simples e fáceis de entender, como o vilão você deve monitorar os movimentos dos sobreviventes, invocar zumbis, e usar diversas artimanhas para impedir que eles escapem com vida.

Ao jogador como um sobrevivente, você deve realizar alguns objetivos dentro de um prazo especifico, e então conseguir escapar do local, mas o vilão fara de tudo para impedir isso.

Este é um modo divertido para se jogar ao lado dos seus amigos, mas por vezes é afetado por instabilidades de conexão com os outros jogadores.

ASPECTO SONORO!

A qualidade sonora do jogo merece ser mencionada porque consegue oferecer uma sensação de imersão muito gratificante ao jogador, proporcionando momentos de tensão ainda maiores, principalmente se combinado com seus excelentes efeitos visuais. Infelizmente o jogo possui apenas legendas no nosso idioma, não possuindo dublagem (áudio) em Português do Brasil, o que é realmente uma pena pois teria sido uma experiência incrível.

CONCLUSÃO!

Ao decorrer desta análise de Resident Evil 3 (Remake) conseguimos notar facilmente que o game oferece uma experiência nova e interessante para os jogadores que buscam mais ação em meio a um grande apocalipse-zumbi, a sua jornada na campanha foi muito bem trabalhada através de um visual incrível, mas o terror do jogo acabou se mostrando um pouco de lado se comparado ao título clássico. Também não podemos deixar de notar alguns cortes de conteúdo que estavam presentes na versão clássica, mas certamente muitos jogadores terão experiências incríveis. O game consegue oferecer boas horas de diversão e o jogador que finalizar a curta campanha também pode jogar o seu multiplayer “Resistance”, embora tenha apresentado alguns problemas de conexão, ele é bastante divertido ao lado dos amigos.


Jucélio “Lenda” Verissimo
Xbox One

Resident Evil 3 Remake foi gentilmente cedido pela Capcom para a realização desta análise.

Esta review representa a nossa opinião diante de tudo o que vimos e experimentamos, sabemos que cada pessoa possui opiniões diferentes em alguns aspectos, por isso sempre encorajamos que todos experimentem e tirem as suas próprias conclusões.

PONTOS POSITIVOS:

◆ O visual do jogo é incrível em muitas áreas e personagens, alta quantidade de detalhes;
◆ O jogo acompanha legendas em Português do Brasil;
◆ Existem diversos modos de dificuldade, oferecendo muitas horas extras de gameplay para aqueles que gostam de mais desafios;
◆ O modo Multiplayer (Resistance) oferece uma experiência divertida e interessante ao se jogar com amigos;

PONTOS NEGATIVOS:

◆ Alguns conteúdos da versão clássica não estão presentes neste remake;
◆ O modo história (campanha) pode ser considerado curto, girando em aproximadamente 6 horas na primeira vez que jogar;
◆ A campanha é bastante linear em algumas partes da sua jornada;
Jogabilidade
9
Aspecto Visual
9.5
Aspecto Sonoro
8.5
Dificuldade
7
História
9
Diversão
8.7
Multiplayer (RE: Resistance)
7.4

Sobre o autor

Jucélio Verissimo
Jucélio Verissimo
Fundador da Lenda Games, Editor-Chefe e Criador de Conteúdo em texto e streaming. Considero os melhores jogos de todos os tempos como Grim Fandango, Twinsen's Odyssey, Final Fantasy VIII e Diablo 2.

PUBLICIDADE

-Advertisement-

RELACIONADOS

COMENTÁRIOS

PUBLICIDADE

-Advertisement-

PUBLICIDADE

-Advertisment-

LANÇAMENTOS

PUBLICIDADE

-Advertisment-

PUBLICIDADE

-Advertisment-

PLATAFORMAS

<b>PONTOS POSITIVOS: </b><BR> <BR>◆ O visual do jogo é incrível em muitas áreas e personagens, alta quantidade de detalhes; <BR>◆ O jogo acompanha legendas em Português do Brasil; <BR>◆ Existem diversos modos de dificuldade, oferecendo muitas horas extras de gameplay para aqueles que gostam de mais desafios; <BR>◆ O modo Multiplayer (Resistance) oferece uma experiência divertida e interessante ao se jogar com amigos; <br><br> <b>PONTOS NEGATIVOS: </b><BR> <BR>◆ Alguns conteúdos da versão clássica não estão presentes neste remake; <BR>◆ O modo história (campanha) pode ser considerado curto, girando em aproximadamente 6 horas na primeira vez que jogar; <BR>◆ A campanha é bastante linear em algumas partes da sua jornada;Resident Evil 3 (Remake) - Análise