Joga Brasil: Notícias dos estúdios brasileiros #11

Ao decorrer dos anos a indústria de games vem sofrendo diversas mudanças a fim de sempre atingir um maior público, e para conseguir esse objetivo os estúdios tentam sempre se destacar em algum aspecto, seja pelos gráficos estonteantes, alta performance de um jogo, histórias mirabolantes e até representatividade. Assuntos como representatividade e inclusão estão em alta atualmente, não só no cenário dos jogos mas sim na indústria de entretenimento como um todo, sendo comum vermos discussões sobre isso em redes sociais e até palestras em eventos retomando a importância desses tópicos.

Apesar de já estarmos vendo mudanças no cenário dos games ainda são poucos os jogos grandes que atribuem a representatividade como um fator de relevância em seus projetos, em compensação, o cenário indie – mais especificamente o Brasileiro – vem trazendo muito conteúdo interessante e abrangente que visam sempre incluir minorias nos projetos. E o The Gamer Inside Brasil trouxe essa semana algumas notícias referentes ao incentivo e prestígio de jogos, eventos e empresas que sejam representativas e inclusivas e que visam sempre o melhor para os jogadores e desenvolvedores de games.

Caso tenha interesse em saber sobre os projetos, e queira ficar por dentro das novidades do cenário Brasileiro de games, continue acompanhando a matéria e confira o vídeo e o canal do The Gamer Inside Brasil que está sempre trazendo notícias e conteúdos relevantes relacionados a esse tema.

Notícias para esta semana: 

Dessa vez dando início com um projeto que é a cara do Brasil: The King of BaekWoods ou “O Rei do Cangaço” é um game de realidade virtual criado pelo Ignite Games que conta a história do cangaceiro mais famoso do sertão que foi morto em uma emboscada, e antes de seu julgamento final ele precisa voltar para a terra para caçar demônios e libertar espíritos renegados! Com diversos elementos da cultura Brasileira, O Rei do Cangaço será um shooter arcade em que o jogador terá que derrotar diversos inimigos pelo sertão utilizando armas específicas para se tornar o melhor cangaceiro!

Com uma proposta meio maluca e inegavelmente divertida, saiu essa semana para steam o game Pigeons Attack do Nixtor Game Studio! O game que foi lançado inicialmente para Android é um shooter de ação onde você precisa sobreviver a uma horda de pombas assassinas que farão de tudo para te matar! Com um visual bem caricato e divertido, o jogo vai oferecer diversos cenários únicos para o jogador explorar e opção de multiplayer local e online para que você e seus amigos possam realizar um massacre de pombos!

Para sair um pouco da loucura dos projetos anteriores, temos o Mini Tone Puzzle criado pelo estúdio Mens Sana Interactive que é um game de quebra-cabeças musical mobile que possui uma mecânica de gameplay simples e um visual minimalista fazendo com que o jogo seja bem relaxante e tranquilo, o jogo também dá a opção de mudar o tema para se adequar ao estilo musical do jogador e se encaixar aos seus sentimentos do momento.

E nessa semana também tivemos boas notícias referentes a indústria de games por conta do seu crescimento e visibilidade!

Criado pela AbraGames o Selo de Apoio e Incentivo à Diversidade tem o objetivo de prestigiar e evidenciar ações representativas em produções de jogos no Brasil, a fim de difundir o respeito e igualdade em diversos setores dentro da indústria de jogos. O selo está disponível nas categorias: evento, patrocínio e empresa, e são segmentados nos seguintes grupos: Diversidade de Gênero, Diversidade LGBTQI+, Diversidade Racial, Diversidade e Inclusão de Pessoa com Deficiência – PcD. O estúdio Fira Soft já recebeu um selo, e alguns eventos também ganharam como a Global Game Jam – Sede Inclusiva que acontece em São Paulo.

Dois jogos Brasileiros ganharam na categoria Best in Play na GDC 2019 , o maior evento do setor de jogos profissionais do mundo! Os jogos premiados foram: DeMagnete do Bit Cake Studio que é um jogo de realidade virtual onde o jogador terá que decifrar puzzles utilizando mecânicas de magnetismo e o Relic Hunters Legend do estúdio Rogue Snail que é um game top-down de ação e aventura! Além desses ganhadores o game Areia do GILP Studio apareceu na lista de Menções Honrosas do evento, mostrando assim o potencial dos jogos Brasileiros!

Para os que gostam de jogos de investigação e mistério, Nova Califórnia é um game que se passa em uma pequena cidade do Rio de Janeiro em 1910 onde um misterioso crime de roubo de ossos vem acontecendo! Neste jogo criado em RPG maker o jogador terá que investigar cenários, completar missões, conversar com diversos personagens para tentar solucionar esse mistério que assola a cidade, passando por diversas situações inesperadas. Para quem está com a sensação de que conhece essa história de algum lugar, é porque o game Nova Califórnia é uma adaptação do livro de mesmo nome do autor Brasileiro Lima Barreto!

Entrando na onda mais casual que nunca pode faltar, afinal são sempre ótimas pedidas para relaxar e passar o tempo, foi apresentado essa semana o game Continue a Nadar criado pelo Henrique Oelze como um game mobile, onde você irá controlar um peixe pelas profundezas do oceano enquanto foge de um terrível – e fofinho – tubarão que vai fazer de tudo para te devorar! No game além de se preocupar com o tubarão que não para de te perseguir, o jogador também terá que desviar das criaturas que aparecem em seu caminho e que vão tornar a experiência do game mais desafiadora e emocionante! E tivemos também o jogo Sugar que está em desenvolvimento pelo Gustavo Torqueto e é um game de plataforma onde o jogador irá controlar um fofíssimo panda vermelho pelo cenário e ajudá-lo a colocar todos os cristais no portal utilizando apenas um travesseiro que vai auxiliá-lo no transporte.

Se você é desenvolvedor e gostaria de mostrar sobre o seu game, por favor nos escreva para o email: thegamerinsidebrasil@gmail.com.

Esperamos que tenham gostado das notícias e novidades desta semana, e aguardamos vocês na próxima matéria!

Karina Peixe – Inside the Gamer Brasil/The Gamer Inside Brasil

Sobre o autor

Jesús Fabre
Jesús Fabre
Dirigindo o The Gamer Inside Brasil e liderando o #JogaBrasil sobre o desenvolvimento nacional de games. Estamos trazendo História, Cultura, Educação e tudo sobre a Indústria de games no Brasil!

PUBLICIDADE

-Advertisement-

RELACIONADOS

COMENTÁRIOS

PUBLICIDADE

-Advertisement-

PUBLICIDADE

-Advertisment-

LANÇAMENTOS

PUBLICIDADE

-Advertisment-

PUBLICIDADE

-Advertisment-

PLATAFORMAS