Joga Brasil: Notícias dos estúdios brasileiros #11 Novidades da semana sobre os jogos nacionais e os seus desenvolvedores

Joga Brasil: Notícias dos estúdios brasileiros #11

Ao decorrer dos anos a indústria de games vem sofrendo diversas mudanças a fim de sempre atingir um maior público, e para conseguir esse objetivo os estúdios tentam sempre se destacar em algum aspecto, seja pelos gráficos estonteantes, alta performance de um jogo, histórias mirabolantes e até representatividade. Assuntos como representatividade e inclusão estão em alta atualmente, não só no cenário dos jogos mas sim na indústria de entretenimento como um todo, sendo comum vermos discussões sobre isso em redes sociais e até palestras em eventos retomando a importância desses tópicos.

Apesar de já estarmos vendo mudanças no cenário dos games ainda são poucos os jogos grandes que atribuem a representatividade como um fator de relevância em seus projetos, em compensação, o cenário indie – mais especificamente o Brasileiro – vem trazendo muito conteúdo interessante e abrangente que visam sempre incluir minorias nos projetos. E o The Gamer Inside Brasil trouxe essa semana algumas notícias referentes ao incentivo e prestígio de jogos, eventos e empresas que sejam representativas e inclusivas e que visam sempre o melhor para os jogadores e desenvolvedores de games.

Caso tenha interesse em saber sobre os projetos, e queira ficar por dentro das novidades do cenário Brasileiro de games, continue acompanhando a matéria e confira o vídeo e o canal do The Gamer Inside Brasil que está sempre trazendo notícias e conteúdos relevantes relacionados a esse tema.

Notícias para esta semana: 

Dessa vez dando início com um projeto que é a cara do Brasil: The King of BaekWoods ou “O Rei do Cangaço” é um game de realidade virtual criado pelo Ignite Games que conta a história do cangaceiro mais famoso do sertão que foi morto em uma emboscada, e antes de seu julgamento final ele precisa voltar para a terra para caçar demônios e libertar espíritos renegados! Com diversos elementos da cultura Brasileira, O Rei do Cangaço será um shooter arcade em que o jogador terá que derrotar diversos inimigos pelo sertão utilizando armas específicas para se tornar o melhor cangaceiro!

Com uma proposta meio maluca e inegavelmente divertida, saiu essa semana para steam o game Pigeons Attack do Nixtor Game Studio! O game que foi lançado inicialmente para Android é um shooter de ação onde você precisa sobreviver a uma horda de pombas assassinas que farão de tudo para te matar! Com um visual bem caricato e divertido, o jogo vai oferecer diversos cenários únicos para o jogador explorar e opção de multiplayer local e online para que você e seus amigos possam realizar um massacre de pombos!

Para sair um pouco da loucura dos projetos anteriores, temos o Mini Tone Puzzle criado pelo estúdio Mens Sana Interactive que é um game de quebra-cabeças musical mobile que possui uma mecânica de gameplay simples e um visual minimalista fazendo com que o jogo seja bem relaxante e tranquilo, o jogo também dá a opção de mudar o tema para se adequar ao estilo musical do jogador e se encaixar aos seus sentimentos do momento.

E nessa semana também tivemos boas notícias referentes a indústria de games por conta do seu crescimento e visibilidade!

Criado pela AbraGames o Selo de Apoio e Incentivo à Diversidade tem o objetivo de prestigiar e evidenciar ações representativas em produções de jogos no Brasil, a fim de difundir o respeito e igualdade em diversos setores dentro da indústria de jogos. O selo está disponível nas categorias: evento, patrocínio e empresa, e são segmentados nos seguintes grupos: Diversidade de Gênero, Diversidade LGBTQI+, Diversidade Racial, Diversidade e Inclusão de Pessoa com Deficiência – PcD. O estúdio Fira Soft já recebeu um selo, e alguns eventos também ganharam como a Global Game Jam – Sede Inclusiva que acontece em São Paulo.

Dois jogos Brasileiros ganharam na categoria Best in Play na GDC 2019 , o maior evento do setor de jogos profissionais do mundo! Os jogos premiados foram: DeMagnete do Bit Cake Studio que é um jogo de realidade virtual onde o jogador terá que decifrar puzzles utilizando mecânicas de magnetismo e o Relic Hunters Legend do estúdio Rogue Snail que é um game top-down de ação e aventura! Além desses ganhadores o game Areia do GILP Studio apareceu na lista de Menções Honrosas do evento, mostrando assim o potencial dos jogos Brasileiros!

Para os que gostam de jogos de investigação e mistério, Nova Califórnia é um game que se passa em uma pequena cidade do Rio de Janeiro em 1910 onde um misterioso crime de roubo de ossos vem acontecendo! Neste jogo criado em RPG maker o jogador terá que investigar cenários, completar missões, conversar com diversos personagens para tentar solucionar esse mistério que assola a cidade, passando por diversas situações inesperadas. Para quem está com a sensação de que conhece essa história de algum lugar, é porque o game Nova Califórnia é uma adaptação do livro de mesmo nome do autor Brasileiro Lima Barreto!

Entrando na onda mais casual que nunca pode faltar, afinal são sempre ótimas pedidas para relaxar e passar o tempo, foi apresentado essa semana o game Continue a Nadar criado pelo Henrique Oelze como um game mobile, onde você irá controlar um peixe pelas profundezas do oceano enquanto foge de um terrível – e fofinho – tubarão que vai fazer de tudo para te devorar! No game além de se preocupar com o tubarão que não para de te perseguir, o jogador também terá que desviar das criaturas que aparecem em seu caminho e que vão tornar a experiência do game mais desafiadora e emocionante! E tivemos também o jogo Sugar que está em desenvolvimento pelo Gustavo Torqueto e é um game de plataforma onde o jogador irá controlar um fofíssimo panda vermelho pelo cenário e ajudá-lo a colocar todos os cristais no portal utilizando apenas um travesseiro que vai auxiliá-lo no transporte.

Se você é desenvolvedor e gostaria de mostrar sobre o seu game, por favor nos escreva para o email: thegamerinsidebrasil@gmail.com.

Esperamos que tenham gostado das notícias e novidades desta semana, e aguardamos vocês na próxima matéria!

Karina Peixe – Inside the Gamer Brasil/The Gamer Inside Brasil

Gostou do artigo? Compartilhe!
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter

The Gamer Inside Brasil

The Gamer Inside Brasil

Aqui você encontra História, Cultura, Educação e tudo sobre a Indústria de games no Brasil, o The Gamer Inside Brasil é dirigido por Jesus Fabre.

Ver perfil de The Gamer Inside Brasil →

Comentários

Publicidade

Publicidade