Top 5 – Melhorias em jogos que chegaram pra ficar! Principalmente para economizar tempo

Top 5 - Melhorias em jogos que chegaram pra ficar!

Muitos se lembram dos jogos antigos de forma nostálgica e não se dão conta das falhas de desenho que eles tinham que transformavam a experiência em um ritmo completamente caótico, principalmente nos momentos em que você ficava agarrado durante uma hora tentando descobrir pra onde você deveria ir ou qual item para continuar.

Mas as coisas evoluíram e muitas características antigas foram abandonadas e novas foram criadas para tornar os jogos mais acessíveis para novos jogadores e desafiador para os veteranos.

Salvamento Automático

Trailer de The Elder Scrolls V: Skyrim, o game te deixa salvar de todas as formas possíveis!

Alguns jogos do passado somente salvavam seu progresso em certos pontos de salvamento, isso é algo problemático já que você podia perder seu progresso indo até este ponto de salvamento.

Outra situação bem comum é esquecer-se de salvar durante um longo período e morrer perdendo todo o progresso feito porque o jogo ainda não tinha a opção de salvamento automático.

Ao jogar Dex, um jogo indie de RPG em 2D eu perdi meu progresso por esquecer de salvar, já que o jogo não possuía mecânica de salvamento automático, você tinha que constantemente lembrar de salvar o jogo.

Mira Verdadeira

Você pode não acreditar, mas a mira em jogos de FPS só tinham como pontaria uma pequena cruz na tela, ao jogar Medal Of Honor do PlayStation One, ao mirar com mais precisão você podia ver aqueles 4 traços que marcam o tiro entre eles.

Então entramos em uma era mais moderna de jogos que começaram a oferecer um sistema de mira mais realista, como Battlefield e Call of Duty onde os jogadores começaram a usar a mira com mais frequência além do habitual ponto na tela, também tinham a opção de mirar com maior precisão usando a mira que está na própria arma; claro que antes os jogadores só encontravam este recurso em rifles de precisão.

O que esse recurso trouxe de importante para os jogos de tiro em primeira pessoa é o realismo e imersão na hora de entrar em combate contra seus inimigos, tornando cada batalha ainda mais tensa.

Câmera e Campo de Visão

Eu já deixei de jogar alguns jogos do passado por causa de sua câmera e campo de visão, um deles foi o Far Cry 2 que tem um campo de visão limitado e que é irritante já que a visão a sua frente é muito pequena para um jogo de ação.

Nos antigos jogos de Kingdom Hearts seu campo de visão e a forma como a câmera se movimenta atrapalha muito a jogabilidade principalmente em batalha, além de criar pontos cegos, te atrapalha na hora de acertar os inimigos desejados.

Acima um campo de visão mais moderno onde você consegue enxergar todo o cenário, e ainda pode ampliar o campo de visão se quiser.

Hoje em dia se tornou padrão os jogos terem campo de visão amplo e até a possibilidade de aumentar está característica, nos jogos de computadores sempre se podia usar o mouse para controlar a câmera o que veio a se tornar padrão nos consoles o uso do analógico direito para movimentar a câmera como se estivesse usando o mouse.

Raridade de Equipamentos

Fortnite utiliza sistema de raridade

Se me lembro bem a raridade de equipamentos se tornou popular nos MMORPG e logo veio para jogos de um jogador, é um meio de estar sempre recompensando o jogador, você pega um equipamento melhor que o outro e está sempre trocando ele.

As raridades comuns são: Comum, Incomum, Raro, Único, Épico e Lendário. Geralmente são representados por uma cor especifica, os jogadores geralmente usam as cores para se referir aos saques em jogos com este sistema.

Com certeza este recurso é viciante e divertido, cada vez que você recebe um novo equipamento corre logo pra ver se é melhor do que o que está sendo usado e nada é mais prazeroso que pegar um equipamento da maior raridade possível.

Tradução e Localização

Trailer dublado de World of Warcraft no canal do Youtube

Não importa o seu nível de inglês, ter jogos dublados em português é algo realmente que mudou a indústria de jogos no Brasil tornando os jogos mais acessíveis para todos inclusive novos jogadores.

Apesar de já existir alguns jogos que foram dublados na década de 90 como Prisoner of Ice e Grim Fandango, o primeiro jogo que ouvi falar que seria localizado em português brasileiro foi o World of Warcraft que tem uma comunidade brasileira grande, servidores no Brasil e pagamento da mensalidade com a moeda nacional o que mostra a força da comunidade brasileira e a faz crescer por se tornar mais acessível.

Quando eu vi Max Payne pela primeira vez e tinha dublagem em português, aquilo foi incrível, era uma época que não existia dublagem de jogos no Brasil, no máximo legendas feitas pelos próprios jogadores em fóruns.

Todo mundo adora fazer listas e não somos diferentes, Top 5 é uma coluna que fala sobre cultura dos videogames, jogos específicos de forma a entreter e ensinar sobre o mundo dos jogos. Criticas, elogios e sugestões nos comentários!

Gostou do artigo? Compartilhe!
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter

Sulean "Nymphetamine" Moura

Sulean "Nymphetamine" Moura

Gamer desde os 5 anos, começando pelo Megadrive com Sonic, passando pelo Super Nintendo, Playstation até chegar no PC, hoje me dedico aos RPG's e a escrever sobre jogos. Twitter: @Ninfetamina1337

Ver perfil de Sulean "Nymphetamine" Moura →

Comentários

Publicidade

Publicidade