Guia do Herói – Dicas para reinar em Pathfinder: Kingmaker! Tudo dependerá da sua sorte

Guia do Herói - Dicas para reinar em Pathfinder: Kingmaker!

Pathfinder: Kingmaker é um RPG clássico (CRPG), isso significa que as batalhas serão mais complexas do que em um jogo de ação, a exploração do mundo vai colocar você diante de desafios maiores do que em um RPG atual, seu foco é nas regras de Dungeons and Dragons, se você já é familiar com o RPG de mesa será apresentado a algo conhecido mas se você nunca jogou um RPG clássico vai se beneficiar totalmente das dicas que eu vou dar para você começar.

Escolha a dificuldade para você
Pathfinder: Kingmaker
Todas as dificuldades do jogo.

Antes de começar sua aventura pelo mundo de Pathfinder você poderá escolher o nível de dificuldade e até mesmo modifica-lo a sua preferencia, isso é algo importante principalmente se é a primeira vez que você está jogando um CRPG, as batalhas são o que te permitiram avançar no jogo e em sua exploração do mapa. RPG clássico tem um foco muito grande em sua historia e para ajudar jogadores que querem conhecer o mundo a opção de exploração está disponível como dificuldade. Como o jogo é baseado em um RPG de mesa, além da dificuldade, o jogo vai “rolar dados” para determinar os valores de suas ações durante o jogo, com isso você sempre terá uma experiência única nas batalhas e exploração moldando a história nas dificuldade normais e acima.

Batalhando para vencer
Luta pausada, hora de escolher as ações.

Apesar do combate de estrategia em tempo real parecer algo difícil ao se jogar pela primeira vez, você ira se acostumar após algumas batalhas, no RPG tradicional uma ação ocorre entre 3 e 5 segundos e em Pathfinder não é diferente, durante a luta os personagens farão ações de 3 a 5 segundos, você deverá pausar e escolher o que eles usaram como ataques, magia, poção e pergaminhos.

Tudo começa com a rolagem das iniciativas, após isso a batalha começa e os que tiveram maior iniciativa começam atacando primeiro, e assim continuam todos fazendo as suas ações, seja cuidadoso ao se movimentar pois você irá gerar um ataque de oportunidade.

Suas magias e algumas habilidades tem um limite de uso por dia ou até descansar, o que torna as lutas algo estratégico, você tem que sempre olhar o campo de batalha e usar as magias em alvos oportunos como inimigos de classes magicas que são bastante fortes lançando magias de dano e debuffs. Lembre-se que você sempre está sujeito a falhar e seu inimigo também se acontecer resistência em sua “rolagem de dados”.

Caso seu personagem seja derrotado ele não morrerá dependendo da dificuldade, chegando a zero os seus Hit Points (HP) ele cairá no chão e você poderá cura-lo para que ele continue na batalha, em caso de sua vida ficar negativa ao máximo, você poderá recoloca-lo de volta no grupo quando visitar um local que pede para escolher seus membros do grupo.

Conhecer o inimigos é um ponto chave para a vitoria, ao derrota-los você ira aprender mais sobre eles, seus pontos fracos e fortes. Trolls são vulneráveis a fogo, mortos vivos tomam dano de cura e são vulneráveis ao que é divino e enxames são vulneráveis a ataques de acido e fogo. Uma coisa engraçada que dificultou a vida de muitos jogadores são os enxames, se você não souber que eles só morrem com acido ou fogo você ficara irritado porque eles são invulneráveis a ataques normais.

Não se sinta frustrado ao morrer, você sempre poder tentar novamente com táticas diferentes, é comum batalhar mais de uma vez, por isso salve constantemente para não ter problemas de perder o seu progresso.

Esteja sempre bem equipado
Cinto que dá +2 de Força.

Equipamentos são parte fundamental para se vencer as batalhas, eles ajudam a melhorar sua Armor Class (AC ou Classe de Armadura) e equipamentos melhores ajudam a reduzir as penalidades que o jogador sofre com uso de certos equipamentos. Um personagem que tem talentos com certa arma também recebe bônus para acertar ao usa-la assim como uma arma +1 ou de bonificação maior.

Equipamentos encantados são raros e caros mas fazem toda a diferença, suas bonificações são satisfatórias deixando o personagem ainda melhor em seus pontos fortes, aumentando até mesmo seus status base como Força, Constituição e os demais ou te tornando mais resistente aos efeitos inimigos e do ambiente.

Explore em busca de tesouros
Grande mapa para exploração!

Você começa sua jornada com o objetivo de conquistar sua glória e se tornar rico, isso nunca termina para um herói, explore cada canto do mapa ao entrar nele, este é o meio de conseguir tesouros e equipamentos caros e que te ajudam a ficar mais forte, personagens com percepção alta notaram facilmente coisas valiosas no mapa. É recomendável você ficar na estrada o máximo de tempo possível até voltar para receber as recompensas de suas missões com isso você aproveita o máximo de sua exploração e para ajudar a não ficar pesado você deverá comprar uma Bag of Holding (Bolsa de Guardar) que é uma bolsa mágica que alivia o peso dos seus personagens te permitindo carregar muita coisa.

Acampar faz parte da exploração, quando estiver em mundo aberto você poderá caçar para se alimentar sendo um sistema auto-sustentável, mas ao explorar locais fechados você precisará levar rações para cada um dos personagens do grupo, portanto sempre que for entrar em uma masmorra não se esqueça de levar rações adicionais porque não é possível caçar dentro delas.

Não deixe de salvar constantemente durante sua exploração, usando o F5 você usa o salvar rápido do jogo, CRPG não é um gênero fácil, você sempre terá obstáculos muitas vezes que não está preparado ainda para enfrentar, então terá que seguir outros caminhos, salve sempre que puder para não perder seu progresso de exploração.

Trabalhe em Equipe
Minha equipe de heróis!

A evolução de classes em Pathfinder é um dos pontos apaixonantes do jogo e a cada nível será recompensado com essa evolução para todo o grupo, para jogadores novatos é recomendável colocar nas recomendações da classe e os jogadores que tem familiaridade devem sempre ter em mente a sinergia do grupo nas batalhas criando estrategias entre os seus heróis. Pelo menos tenha um personagem com classe de armadura alta para segurar dano como um Fighter, e sempre tenha um Cleric em seu grupo, eles são importantes na cura e para combates contra mortos vivos, os Bards são essenciais também e ajudam com suas músicas e no dano massivo tenha um Barbarian, eles dão dano pesado e são imparáveis na batalha com sua fúria, mas lembre-se que nem sempre atacar é a melhor estrategia, desabilitar inimigos é importante principalmente aqueles que dão dano em área, muitas classes podem fazer isso com exito.

Quanto mais experiência tiver com as classes, mais fácil será evoluir elas da forma que quiser criando novas combinações que geram benefícios maximizados, para jogadores novos é algo bastante complexo, mas com o tempo você poderá experimentar novas combinações que te tornará implacável em batalha.

Gostou do artigo? Compartilhe!
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter

Acompanhe a Lenda Games no Facebook, Twitter, Instagram, Mixer, Twitch e Youtube.

Comentários

Publicidade