Super Mario World – A cara do Super Nintendo Clássico do SNES que vendeu mais de 20 milhões de copias

Super Mario World - 05

No ano de 1991 foi lançado Super Mario World na América do Norte, o jogo que seria então a cara do Super Nintendo, principalmente por ser o jogo que já vinha com o videogame de 16 bits. Com o número de 20 milhões de copias vendidas,a aventura de plataforma 2-D tomou o topo das vendas do console da Nintendo sendo um sucesso de critica aparecendo em listas dos jogos da empresa em sites especializados como um dos videogames mais importantes de seus consoles e chegando a sair dos videogames para uma animação que foi exibida originalmente na NBC nos anos 90.

IMPORTANTE:

Esta é uma review retrô, todas as informações e avaliações aqui representadas foram consideradas de acordo com a plataforma do jogo e suas capacidades visuais da época em que o jogo foi lançado.

Visual

Uma das características mais importantes de jogos retro é se seus gráficos passam pelo teste da idade, em jogos 2-D é muito comum não sofrerem com o tempo e Super Mario World não deixa a desejar sendo uma inspiração para jogos atuais, o jogo tem cenários coloridos, personagens bem desenhados e  um número grande animações do personagem jogando coisas, pulando, correndo, voando e até mesmo girando.

Jogabilidade

Super Mario World possui jogabilidade clássica dos jogos do Mario, adicionando elementos novos como de costume, apesar de tudo, o jogo não é difícil e possui atalhos secretos para o fim do jogo que estão escondidos em algumas fases. Você possui poderes que são coletados nas fases como a flor de fogo que faz com que você solte bolas de fogo nos inimigos e a capa para voar e planar. A grande novidade é poder montar o Yoshi, que foi adicionado graças ao poder do hardware do SNES.

O grande forte de sua jogabilidade são suas fases que são repletas de inimigos e armadilhas e o ponto fraco são as batalhas de chefes que não exigem muito do jogador e chegam a ser fáceis e repetitivas, não sendo um desafio seguindo a proposta da Nintendo de desenhar jogos acessíveis para crianças. O meio orgânico de fazer com o que as fases sejam mais difíceis é não liberar os cubos de exclamação especiais, após você liberar eles pelo mundo os caminhos se tornam mais fáceis.

Personagens

Até este momento os personagens clássicos do Mario já eram conhecidos de jogos anteriores, mas em Super Mario World conhecemos pela primeira vez Yoshi e a terra dos dinossauros, Yoshi é importante nesses jogos por ter se tornado uma constante na franquia. Provavelmente uma das coisas que faltam em Super Mario World é a possibilidade de jogar com mais personagens além de Mario e Luigi.

Trilha Sonora

Provavelmente as trilhas sonoras de Super Mario World são as mais marcantes da franquia para quem jogou Super Nintendo e não teve contato com os jogos em plataformas novas. As trilhas foram compostas por Kenji Kondo que já compôs para vários jogos da Nintendo incluindo jogos atuais do Mario. Algo que é quase imperceptível é a mudança da trilha quando se está com o Yoshi, Kondo usou uma técnica musical para que isso acontecesse.

Legado

Com certeza Super Mario World se tornou uma inspiração para futuros jogos de plataformas 2-D, e um dos seus maiores legados para a franquia foi a adição de Yoshi ao panteão de personagens de Mario.

Conclusão

Super Mario World se tornou o jogo mais importante do SNES, não por ser o melhor, mas ter se tornado marcante quando se lembra de Super Nintendo, um dos jogos mais vendidos que se tornou a cara do console.

Até hoje este jogo é considerado um dos jogos mais importantes da historia dos games. Com toda a certeza Super Mario World proporcionou uma diversão extraordinária para todos os que tiveram ou tem a oportunidade de jogar alguma vez na vida.

Super Mario World

9.4

Jogabilidade

9.0/10

Visuais

9.0/10

Personagens

9.5/10

Trilha Sonora

9.5/10

Diversão

10.0/10

Pontos Positivos

  • Personagens icônicos
  • Novos poderes
  • Boa trilha sonora
  • Muito divertido
  • Visuais e ambientação formidáveis em 16bits

Pontos Negativos

  • Muito facil em algumas fases

Acompanhe a Lenda Games no Facebook, Twitter, Instagram, Mixer, Twitch e Youtube.

Comentários

Publicidade

Publicidade